10 estratégias (simples) para aumentar sua criatividade

10 estratégias (simples) para aumentar sua criatividade

Por Daniel Burrus*

Você é uma pessoa criativa? A maioria das pessoas gostam de pensar que são. Mas o fato é que todos nós podemos dar um “empurrãozinho” para aprimorarmos nossa criatividade. Aqueles que são verdadeiramente criativos não copiam o que os outros fazem; em vez disso, eles podem usar as ideias inovadoras dos outros como um trampolim para chegar a uma aplicação única, produto ou serviço criados por eles mesmos. Essas pessoas tendem a distanciar-se da concorrência, em vez de competir com ela. Se eles vêem outra empresa ou pessoa copiando suas ideias, tratam logo de criar algo novo e melhor. Em outras palavras, eles são capazes de alavancar a própria criatividade e acessar suas capacidades inovadoras para alcançar o sucesso a longo prazo.

Quer saber como? Eis aqui 10 estratégias (simples) para aumentar seu nível de criatividade:

1. As pessoas realmente criativas procuram desenvolver a capacidade de observar e usar todos os sentidos, que podem ficar adormecidos com o tempo. Em razão disso, tire um tempo para aguçar a mente com aquilo que lhe traga relaxamento e o faça pensar “fora da caixa”.

2. A inovação é baseada no conhecimento. Portanto, você precisa expandir continuamente sua base de conhecimento. Um bom exercício, nesse, caso, é ler coisas que normalmente lhe passariam despercebidas.

3. Nossas percepções podem limitar o nosso raciocínio (por incrível que pareça). Tenha cuidado sobre como você está percebe o mundo ao seu redor. Em outras palavras, cuidado com os pré-julgamentos que fizer sobre coisas que ainda não conhece.

4. Pratique o exercício da imaginação guiada para que você possa visualizar todas as etapas de um conceito ganhando vida.

5. Deixe suas ideias “incubarem” tomando uma pausa entre elas. Um “hobby” funciona muito bem nessas horas. Por exemplo, quando estou trabalhando em um projeto de um grande negócio, uma das melhores coisas que posso fazer para tomar uma pausa é tocar minha guitarra por alguns minutos, ou fazer um passeio de moto. São atividades que colocam meu cérebro em outra perspectiva e me ajudam a ser mais inovador e criativo.

6. Experimente o mais que puder. A experimentação coloca mais ideias no nosso subconsciente. Busque ativamente novas experiências para ampliar seu portfólio.

7. Trate os padrões como parte do problema. Reconhecer um novo padrão é muito útil, mas tenha cuidado para não se tornar parte dele.

8. Redefina o problema completamente. Uma das linhas que tenho compartilhado nas últimas décadas é: “seu problema não é o problema; há outro problema. Quando definimos o verdadeiro problema, podemos resolvê-lo e seguir em frente”. No final de contas, se você tivesse definido corretamente o verdadeiro problema, você teria resolvido isso há muito tempo, porque todos os problemas têm solução.

9. Veja onde os outros não estão olhando para enxergar o que os outros não estão vendo.

10. Venha com ideias frescas no início do processo de inovação… e pare. Muitas vezes nos deparamos com várias ideias e começamos a inovar, e então nos deparamos com mais ideias e nunca chegamos a um conceito final. Em algum momento temos que nos desligar da parte do processo de geração de novas ideias para nos concentrar na parte da inovação e execução, a fim de fazermos um projeto ganhar vida.

Independente de qual for nosso expertise ou do segmento em que atuamos no mercado, sempre podemos nos tornar muito mais criativos naquilo que fazemos. Na verdade, quando aplicamos a criatividade em todos os aspectos do negócio, somos capazes de ficar à frente de um mercado em constante mudança, e alcançar o sucesso a longo prazo.


*Daniel Burrus é considerado um dos maiores estrategistas de inovação e tecnologia, e CEO da Burrus Research, consultoria de pesquisa que monitora os avanços globais em tendências de tecnologia e inovação.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

[index]
[index]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]