Empreendedores
Educação formal ou informal? Sabemos que muitos empreendedores não chegaram sequer a concluir a faculdade – existem até mesmo casos famosos, como o de Steve Jobs – mas há habilidades específicas de extrema importância que os melhores programas não ensinam ou não se aprofundam. Conheça algumas, comentadas pelos fundadores do YEC, o Young Entrepreneur Council:
1. Habilidade de liderança
“Equipes pequenas funcionam de forma totalmente diferente de um ambiente corporativo. Isso porque uma pessoa pode preencher várias funções, não há um caminho muito claro para o avanço e as pessoas muitas vezes precisam treinar-se para isso. Os empregados em startups precisam ser muito mais capacitados e com visão de futuro do que em empresas tradicionais. E isso não é algo que se ensina na escola”. Laura Roeder, LKR Social Media
2. O poder do networking
“Grande parte do sucesso no mundo dos negócios vem das pessoas, empreendedores, que você conhece e do poder da sua rede. As escolas não falam sobre criar e alimentar redes profissionais ou sobre as muitas facetas do networking (ativo ou passivo), mas todo mundo tem uma rede e caberia aos alunos aprender como tirar o melhor proveito dela(s)”. Darrah Brustein, Network Under 40/Finance Whiz Kids
3. A garra frente ao fracasso
“Ser um empreendedor é fazer o esforço de criar algo do nada. Você pode aprender as teorias e as melhores práticas em sala de aula, mas não pode aprender a garra e a dedicação necessárias para ver/ir mais longe. Portanto, muito do sucesso está na disposição de investir 100% da nossa energia frente a uma enorme parcela de incerteza, e de acordar no dia seguinte pronto para fazê-lo novamente. O caminho não é suave – como reza a cartilha infantil – e você levará seus tombos. A garra está sempre prestes a cair e levantar-se de novo, uma e outra vez. E isso não se aprende em sala de aula”. Andrew Thomas, SkyBell Technologies, Inc.
4. A solidão de ser um “fundador”
“Fundar um negócio nos torna solitários, pois todos os dólares param em você. Não há ninguém com quem queixar-se (o feedback negativo só aumentaria) e seu trabalho é criar soluções e constantemente pregar uma luz positiva. A pressão por dias sempre “iluminados” cria uma barreira entre o fundador do negócio e o resto do mundo ao seu redor. É um desafio interessante, e encontrar um sistema de apoio em mentores e conselheiros é crucial”. Trevor Sumner, LocalVox
5. É uma maratona, e não um sprint
As escolas criam trabalhadores ambiciosos que correm em direção à linha de chegada e tentam responder a cada pergunta certa primeiro, antes de todo mundo. Mas essa simplesmente não é a melhor abordagem no mundo real. Haverá lições que só serão aprendidas olhando para trás, e haverão longas estiagens repletas de desapontamento. Em vez de chafurdar na lama, tranquilize-se por estar trabalhando em direção a um objetivo maior. Você está nele para um longo percurso, e isso é mais valioso do que qualquer vitória a curto prazo. Rob Fulton, Matikis
6. Como e quando escalar
Nenhuma escola pode ensinar quando é o momento certo de expandir o seu negócio, fazer novas contratações e assumir mais responsabilidades. Na maior parte do tempo isso virá da intuição e das relações estratégicas que você construiu. Nenhum livro ou escola poderá ensinar essa habilidade. Jason Grill, Grill Media/Sock 101
7. Um processo efetivo de vendas
Por tudo o que você aprendeu sobre marketing, a escola não ensina um processo efetivo de vendas. Ninguém ensina o processo da prospecção, da suspeição, do desenvolvimento da liderança e do cuidado até o fechamento da venda. Jon Cline, Rokit SEO
8. Convicção
Você pode aprender, mas não será na escola. Patrick Vlaskovits, Superpowered
9. Design de produto e criação
Você pode aprender as teorias de marketing e as estratégias de operação de negócios na escola, mas a escola não pode ensinar-lhe O QUE vender. Você precisa entender como identificar o mercado e como criar um produto que o mercado irá consumir. Isso é muito difícil de ensinar, e, geralmente, acontece de forma inusitada. Acho que é um ótimo exercício projetar produtos MVP ou mesmo páginas de destino (landing pages) projetadas para promover um produto imaginário. É uma forma de dar vida a um produto e ensinar muito sobre o que é a criação de um conceito. Dave Nevogt, Hubstaff.com
10. Adaptabilidade
A escola, por natureza, é muito estática, com um caminho já nosso bem conhecido rumo à graduação. Mas não ensina como criar um caminho próprio e mudar o destino, como frequentemente nos ensina a arte de empreender. Aprender como se adaptar é essencial para ter uma chance de sucesso sendo um empreendedor. Phil Chen, Systems Watch
11. Como viver com pressão
Na escola, o sentimento e as emoções que acompanham o estresse vêm e vão de acordo com os testes, questionários e tarefas dadas ao aluno. Você se estressa, faz o teste, e então está livre para respirar aliviado. Já empreender é viver com o fato de que não há nenhum suspiro de alívio, nunca. Em vez disso, empreendedores convivem com o estresse e aprendem a lidar com ele diariamente. Aprender a viver com o estresse e a pressão é algo que ninguém pode ensiná-lo, mas um desafio que temos de enfrentar e superar dentro de nós mesmos. Kim Kaupe, ZinePak
Fonte: INC.com