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4 Estratégias de Pesquisa para um Marketing de Conteúdo Eficaz

Marketing de Conteúdo: segredos estratégicos

Uma recente pesquisa da Content Marketing Institute, dos EUA, revelou em seu Benchmark Report B2C que cerca de 47% dos mais influentes profissionais de marketing norte-americanos possuem uma estratégia de conteúdo documentada, porém apenas 5% chegam a executá-la de fato. Possuir uma estratégia documentada – e segui-la – parece ser o segredo por trás do sucesso de marketing de conteúdo. Mas como exatamente construir essa estratégia? Aaron Aders, da DigitalRelevance, fornece alguns insights sobre o tema:

Uma abordagem moderna para a pesquisa de mercado tradicional

Estratégia de conteúdo deve ser determinada por pesquisa e números sólidos, e não palpites. Com as ferramentas e processos adequados, você pode usar os dados para excluir a adivinhação dos esforços de marketing de conteúdo, criando, assim, maior probabilidade de colher bons frutos. Assim como acontece com todas as iniciativas de marketing, é importante realizar pesquisas para entender o “lead” básico – quem, o quê, onde e por quê – a fim de maximizar a eficácia da campanha de marketing. E, quando se trata de pesquisa de marketing de conteúdo, essas perguntas traduzem os quatro componentes críticos que toda estratégia deve contemplar: público, tendências, meios de comunicação e concorrência.

Análise da audiência – “Quem”

Fazer uma análise da audiência é a chave para a compreensão do comportamento de clientes potenciais na Web. Especificamente, esta análise deve antecipar como o público-alvo procura informações, como avalia marcas e produtos, como é influenciado no ciclo de compra de um produto ou serviço, e, em especial, como esse público faz compras na Internet.

As táticas de pesquisa para a análise da audiência devem incluir uma combinação de pesquisa qualitativa e quantitativa:

Imersão de marca
Pesquisa de palavras-chave
Análise de conteúdo gerado pelo usuário
Entrevistas com clientes
Entrevistas com especialistas
Análise de dados provenientes do Analytics

Ao todo, essas táticas de pesquisa permitem montar personas bem abrangentes, identificar pontos de dor, criar um mapa da jornada de um cliente, e compreender as considerações de compra do público-alvo.

Análise de tendências – “O quê”

O objetivo de uma análise de tendências é construir o componente “o quê” da sua estratégia de marketing de conteúdo. Ao compilar e analisar o conteúdo mais envolvente em seu espaço, você pode usar dados concretos para identificar padrões de conteúdo e determinar oportunidades para contribuições que tenham sinergia com seu público. As seguintes técnicas de pesquisa podem ser usadas para uma análise de tendências:

Análise de sentimento
Identificação de ângulo
Identificação de subtópico
Análise de perguntas convincentes
Análise de recursos citados
Análise de especialistas citados
Estas práticas de pesquisa ajudarão você a entender o que está sendo citado e compartilhado por seu público, quais perguntas estão ou não sendo atendidas, e porque as pessoas estão interagindo com o conteúdo em primeiro lugar.

Análise de mídia – “Onde”

Uma análise de mídia pode ser usada para identificar os melhores influenciadores de mídia online em seu espaço. Juntamente com a análise de tendências, a análise de mídia ajudará você a entender a melhor forma de criar um marketing de conteúdo que gere engajamento com seu público e como maximizar a amplificação desse conteúdo na rede. Esta análise deve incluir:

Análise de publicações da indústria
Análise de influenciadores sociais
Análise de especialistas da indústria
Análise de mídia paga
Análise de engajamento social
Ao identificar e analisar os canais e pontos através dos quais o conteúdo é disseminado com bom desempenho em seu setor, você pode se organizar para obter sucesso em uma estratégia de conteúdo contendo esforços de promoção orgânicos e pagos.

Análise da concorrência – “Por que”

Nos negócios, o norte para bater a concorrência é a razão, ou o “por quê”, por atrás do marketing de conteúdo. Em particular, a análise da concorrência é útil para identificar oportunidades que poderiam ou não já ser capitalizadas pela concorrência. Uma análise de conteúdo da concorrência pode incluir:

Inventário de conteúdo
Análise de sentimento
Análise de lacunas de palavras-chave
Arquitetura do site e auditoria de navegação
Análise de SEO

Juntas, essas táticas de investigação ajudarão você a entender no que seus concorrentes estão concentrando seus esforços e onde apontam as oportunidades de crescimento em marketing de conteúdo. Mais de três quartos dos profissionais de marketing afirmam ter uma estratégia de marketing de conteúdo para seus projetos, mas menos de um terço realmente documenta essa estratégia. Ter uma estratégia documentada ajuda a aumentar a eficácia em todas as áreas de marketing, especialmente quando essa estratégia é apoiada por pesquisas quantitativas e qualitativas.

Fonte: INC.com

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