5 Maneiras de Sabotar o Próprio Sucesso

5 Maneiras de Sabotar o Próprio Sucesso

O sucesso é o objetivo final da jornada. Estamos todos lutando, subindo, buscando o nosso caminho para o sucesso. Trabalhamos duro para conquistar a vida que sempre sonhamos. Mas o sucesso parece sempre fora do nosso alcance. Não importa o quão longe possamos ir, nunca parecemos ser capazes de “agarrar” o sucesso. É sempre um pouco mais, nos próximos cinco clientes, nos 50 mil dólares mais, ou em um grande artigo de jornal. É frustrante. É desanimador. E é simplesmente ineficiente.

O sucesso sempre esteve bem à frente de você, apenas esperando para acontecer. Você está apenas sabotando a si mesmo para impedi-lo de chegar lá.

Eis as 5 maneiras pelas quais você, sem saber, está sabotando seu próprio sucesso:

1. Ambicionar sempre por mais, mais e mais…

Nunca nada é o suficiente. Sempre precisamos encher o balde mais e mais. Queremos mais dinheiro, mais fama, mais clientes, mais parcerias – apenas mais de tudo. Porque sentimos que vamos seremos bem sucedidos quando atingirmos uma certa meta. E então batemos essa meta e ainda não nos sentimos bem sucedidos, o que justifica estendê-la um pouco mais. A verdade é que você tem que decidir quando irá se dar a permissão de ser bem sucedido e desfrutar do sucesso. Haverá sempre mais que você possa fazer. Haverá sempre mais sucesso a alcançar. Mas quando é que você vai deixar-se desfrutar do sucesso que você tem agora?

2. Preparação eterna

Trabalhamos para garantir que tudo esteja pronto antes de darmos um passo adiante. Nós editamos, reeditamos, hesitamos e sobretudo duvidamos das nossas habilidades. Paramos de fazer qualquer coisa porque estamos com medo de que possa não ser perfeito. Somos uma cultura de perfeccionistas. Não queremos que ninguém veja nossas vulnerabilidades, porque isso mostraria como não somos bons o suficiente.

Mas ninguém que já mudou o mundo começou sentindo-se pronto. Apenas fez o que deveria ser feito. Simplesmente deu um passo à frente e aprendeu ao longo do percurso. A auto-confiança, portanto, é a habilidade mais importante que você pode ter para ser bem sucedido. Se você está esperando até que sinta-se pronto, prepare-se para esperar muito tempo até realizar seus sonhos. Ninguém está ou estará sempre pronto. Trata-se de mergulhar fundo, confiar em si mesmo, e pular para fora do penhasco, de qualquer maneira.

3. Impor um limite para o próprio valor

Logo no início da vida, nos avaliamos e decidimos sobre o que achamos que vale a pena para nossas vidas – quanto de amor deveríamos receber, quanto de dinheiro deveríamos ganhar, quanto “sapos” temos de engolir e porquê. Toda vez que começamos a nos pautar por esses critérios, nos colocamos para baixo. A razão é simples: porque nós não sentimos que merecemos mais do que aquilo que valemos.

Se você está tendo problemas para elevar seus preços, pedir um aumento, ou apenas candidatar-se ao emprego dos sonhos, dê uma olhada naquilo que acha que vale a pena. Pergunte-se porque tem medo de encontrar esse limite. E também por que não acha que mereça mais do que está recebendo? Pode parecer algo que vem de fora, mas a verdade é que nós somos os únicos que decidem nosso próprio valor, para então revelarmos ao mundo o que estamos dispostos a concretizar. Não se contente com nada, porque você vale muito mais do que isso.

 

4. Incompreender que uma falha pode valer a pena

O medo número um que impede as pessoas de alçar o sucesso é o medo do fracasso. Estamos todos aterrorizados com o medo de que vamos falhar. Mas quem é o juiz do fracasso? Se tropeçarmos enquanto andamos, falhamos ao andar? Se uma pessoa for demitida do trabalho, ela falhou nos negócios?

A verdade é que nós somos o único juiz de nossos próprios fracassos. Podemos optar por vê-los como fracassos, ou podemos optar por vê-los como contratempos menores. Nós temos a capacidade de ficar olhando para trás quando caímos e aprendemos novas maneiras de fazer as coisas. O fracasso é apenas o que você decide que seja. E, se você está pronto para jogar a toalha e falhar, pode muito bem aproveitar a lição e tentar algo novo.

 

5. Esperar até chegar “lá”

“Lá” é o lugar mágico onde todos nós estamos tentando chegar. O tempo todo ouvimos das pessoas: “quando eu chegar lá, não vou ter que trabalhar tão duro”, ou “quando chegar lá, vou aumentar os preços”. A verdade é que o “lá” é apenas um marco arbitrário. Nós não precisamos da permissão de ninguém para sermos tão bem sucedidos como queremos ser. Tudo o que precisamos é decidir hoje que vamos fazer o que queremos. Talvez seja tirar metade do dia e receber uma massagem. Ou talvez seja elevar os preços porque achamos que vale a pena. Ou, melhor ainda, podemos apenas tirar umas férias para arejar as ideias.

Temos a capacidade de fazer o que quisermos com as nossas vidas. Não precisamos esperar que alguém nos diga que está tudo bem. Nós não precisamos esperar um momento específico para nos dar permissão. Podemos simplesmente escolher sermos bem sucedidos agora. E isso tem muito mais a ver com o quanto de sucesso podemos permitir em nossas vidas e menos a ver com o quanto podemos obter, alcançar, acumular. Se você quer ser bem sucedido, comprometa-se a sê-lo agora. Faça as coisas antes de se sentir totalmente pronto, tente e falhe em tudo, se for o caso, saiba o quanto você vale a pena, e permita-se ser bem sucedido hoje.

A única pessoa que está sabotando o seu sucesso é você. E está na hora de mudar isso. Porque você merece. 😀

 

Fonte: Lifehack

Deixe uma resposta

[index]
[index]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]