Lista Efetiva: 6 Passos para uma “To-Do List”

Lista Efetiva: 6 Passos para uma “To-Do List”

Lista Efetiva: fácil e rápida

Adora uma listinha mas tem dificuldades para criá-la? Peggy Nolan, escritora e professora de yoga, oferece dicas de como aproveitar ao máximo sua “to-do list” diária ou semanal para alcançar o máximo de aproveitamento que deseja! Mãos à obra:

Escolha o meio mais apropriado para você

Seja usando “post-its” ou um app descolado no smartphone, não há uma forma “errada” de fazer uma to-do list. É importante, no entanto, que se escolha o meio mais adequado para cada um. Por exemplo, você pode ser um veterano nos “post-its” mas, quando estiver em trânsito, pode usar o ColorNote, um aplicativo para iPhone (ou qualquer outro similar que lhe seja mais confortável) para fazer a sua lista efetiva.

Comece tendo a conclusão em mente

Qual o objetivo final da sua lista efetiva? Existe algo que você deseja alcançar ou realizar? Se você não tem um objetivo final em mente a sua lista efetiva de afazeres pode se parecer mais com uma lista de desejos. Portanto procure pensar por alguns minutos o que você objetiva com ela. Por exemplo, talvez você deseje escrever um livro, gerar mais receitas de vendas ou ainda encontrar cinco novos clientes de um segmento de negócio específico.

Divida a lista por partes

Com o objetivo final claramente projetado, de acordo com a etapa anterior, quais tarefas ou passos são necessários para fazê-lo seguir em frente? Anote-os por ordem de prioridade. Por exemplo, se o seu objetivo é escrever um livro, sua to-do list (lista efetiva)  pode se parecer com isso:

» Criar um esboço do capítulo
» Criar de 3-5 tópicos para cobrir para cada capítulo
» Criar um planejamento de tempo
» Encontrar um parceiro de contabilidade
» Completar o primeiro rascunho
» Editar o livro
» Revisar o livro
» Decidir como publicar o livro
» Publicação tradicional? Criar e enviar carta consulta
» Publicação online? Determinar plataforma de publicação
» Publicar o livro
» Comemorar

Escolha a melhor forma de fazer a sua listinha

Você pode ter várias “to-do lists”. Sem problemas. É o que a maioria das pessoas faz. Mas encontrar um sistema para criá-las e mantê-las que funcione para você é a chave para gerenciar melhor a sua lista efetiva do que deixar que ela gerencie você. Timothy Barchard, dono de uma academia de artes marciais, usa o sistema PAR3 e diariamente escreve:

» 3 coisas que precisa concluir
» 3 coisas que deveria concluir
» 3 coisas que gostaria de ter concluído

“Sem isso”, explica ele, “Não concluiria nada”.

Já Peggy usa a One Page Productivity Planner, que a ajuda a identificar:

» 3 prioridades ou projetos para a semana
» de 3-5 coisas que precisam ser concluídas para cada projeto ao final da semana
» pessoa com quem precisa se reunir na semana
» pessoas que ela aguarda para receber algo ou responder
» a #1 coisa que precisa ser concluída na semana, não importa o que aconteça

Além da One Page Productivity Planner, ela imprime o calendário diário para a semana de trabalho e o grampeia atrás do formulário concluído. As reuniões agendadas devem estar alinhadas com as 3 principais tarefas da semana. Tudo é feito e sua lista efetiva de coisas a fazer é gerenciável e executável.
Já Laurie divide as coisas em “pedras grandes” e “pedras pequenas” e as descreve em sua agenda diária. Ela explica que “pedras grandes são equivalentes ao que deve ser feito hoje”; ao passo que as pequenas traduzem o que ela gostaria de ter feito hoje, mas não haverá maiores problemas se não fizer.

Tarefas concluídas com sucesso

A maioria das pessoas quer se sentir produtiva. Aposto que você também. Por isso, ver uma tarefa concluída na lista efetiva cria um sentimento de realização. Maureen gosta de “apontar as tarefas concluídas com um marcador cor de rosa”. Lynn gosta de se sentir produtiva quando risca tarefas de sua lista de afazeres. E algumas pessoas vão adicionar algo que fizeram às suas listas apenas para que possam marcá-la como concluída.

Mantenha o foco

Uma coisa que sempre irá atrapalhar quase todas as to-do lists que fizer é ou a falta de foco; uma maneira de contornar isso é simplesmente preencher os espaços em branco a cada dia:

A coisa mais importante que preciso fazer para a minha vida pessoal hoje é: _______________________________
A coisa mais importante que preciso fazer para a minha vida profissional hoje é: ___________________________
A coisa mais importante que preciso fazer para minha vida social hoje é: _________________________________
A coisa mais importante que preciso fazer para o meu bem estar físico hoje é: _____________________________
A coisa mais importante que preciso fazer para minha vida espiritual hoje é: _______________________________

Lembre-se: não existe uma “receita de bolo”; cada pessoa tem um jeito de fazer com que sua lista efetiva cumpra o prometido para o dia a dia. O mais importante é praticar para adquirir o hábito e começar a organizar melhor o tempo disponível para o que quer que seja, independente de ser trabalho, estudo ou vida social.

Fonte: Lifehack

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