24h

7 dias

Rua Tenerife, 31 - 4º Andar

Vila Olímpia - São Paulo

(11) 3044-0710 / 3847-8920

contato@cwosp.com.br

Comparar listagens

7 Passos para Criar Vídeos de Marketing que Realmente Funcionam

7 Passos para Criar Vídeos de Marketing que Realmente Funcionam

Precisa trabalhar com especialistas de diferentes áreas do conhecimento para criar vídeos de marketing que realmente funcionam? Com um processo comprovado, e que leve a um excelente resultado? Neste artigo, você aprenderá a orientar esses especialistas para fornecer o conteúdo que você precisa para usar em seus vídeos de marketing.

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro à pessoa que você está entrevistando a necessidade dela responder às suas perguntas com uma frase completa e informações relevantes. O(a) entrevistado(a) pode até reformular sua pergunta, inclusive, se isso for útil. E você também pode perguntar até complementar a informação que deseja. Alertar seus entrevistados para isso com antecedência ajudará a evitar confusão ou frustração durante a entrevista.

 

Um roteiro para chamar de seu


Os pontos de discussão abaixo são sólidos e foram usados para criar uma série de vídeos de marketing de sucesso. Eles fornecem um bom começo para esse tipo de entrevista. Dito isso, você pode precisar desenvolver suas próprias perguntas para se adequar a uma situação específica ou única. Apenas certifique-se de que as perguntas adicionais que você faz sejam específicas o suficiente para fornecer exatamente a informação que você necessita.

 

#1. Diga-me quem é e o que você faz

Ofereça ao entrevistado a oportunidade de se apresentar. Uma pergunta simples e objetiva pode ser, simplesmente: “diga o seu nome e o que você faz”. Você provavelmente obterá uma resposta semelhante a “Meu nome é Fulano e eu sou o CEO da empresa X”. Você não precisa ouvir as palavras “Eu sou o CEO” ou “Eu sou o Gerente de Suprimentos”, contudo.

Em se tratando de um vídeo de marketing, o que você procura é uma versão humanizada dessa frase – você quer que Bob diga seu nome completo e descreva seu trabalho, por exemplo. Concentre-se no que seu especialista pode fazer para atrair clientes em potencial, porque isso é mais importante para eles do que o título por trás do nome. Uma variação da resposta convencional pode ser: “Eu sou Fulano e procuro me certificar de que meus clientes nunca fiquem sem uma conexão Wi-Fi”.

 

#2. Conte-me sobre seus clientes

Muitos pessoas cometem o erro de tentar atender a todos. Embora essa seja uma possibilidade para algumas empresas, os vídeos de marketing não podem (e não devem) falar com todos os segmentos de clientes ao mesmo tempo.

Faça com que o assunto se concentre em um público alvo por vez, para que não haja dúvidas sobre a finalidade de cada vídeo. Por exemplo, se a empresa atende sete segmentos de clientes, colete sete diferentes depoimentos. Isso permitirá desenvolver um vídeo para cada segmento durante uma única entrevista.

Se a palavra “cliente” não couber, você pode ajustar a pergunta. Dependendo de quem você estiver entrevistando, você pode dizer “Fale sobre seus clientes principais” ou “Quem é seu público alvo principal?”

#3. Fale sobre o problema específico que seus clientes enfrentam

 

Aqui é preciso mencionar detalhes: você quer uma resposta que apresente uma solução bem segmentada para cada grupo de clientes segmentados que a empresa atende.

Se a empresa realmente atender a mais de um segmento de cliente, as respostas podem ser assim:

“Nossos clientes são proprietários de pequenas empresas que frequentemente se encontram em áreas que não têm conexões móveis ou Wi-Fi confiáveis. Isso dificulta ou inviabiliza negócios locais”.

“Nossos clientes viajam muito e muitas vezes se encontram em áreas que não têm conexões móveis ou Wi-Fi confiáveis. Isso dificulta ou impossibilita que eles se mantenham conectados à família e aos amigos ”.

 

#4. Conte sobre qual sua abordagem para resolver o problema


É aqui que você pergunta ao seu entrevistado para explicar sua solução exclusiva para o problema enfrentado por seus clientes. Ajude-o a lembrar que este não é o momento de lançar seu produto ou serviço; eles podem resolver isso mais tarde na entrevista.

Em vez de: “Nosso produto oferece Wi-Fi móvel para locais remotos em 50 estados”, você está procurando algo que atenda à natureza exclusiva de sua solução. Algo como:

“Entendemos que o Wi-Fi portátil é algo melhor oferecido conforme a necessidade. Não exigimos que nossos clientes se inscrevam em dados móveis caros ou pacotes de Wi-Fi que expiram a cada mês. Em vez disso, oferecemos pacotes de serviços de vários dias que os clientes ativam apenas nos dias em que precisam de atendimento. Sem data de validade”.

 

#5. Fale sobre suas qualificações


Até este ponto, já identificamos o público, o problema e o processo de solução. Agora é hora de contar aos espectadores por que é melhor fazer negócios com a empresa do que com um concorrente. Quais prêmios da indústria eles receberam? Existe um depoimento de cliente ou uma história de sucesso para compartilhar?

“Em uma única semana, nosso serviço de Wi-Fi portátil ajudou a empresária Suzana Araújo a conectar-se com seu software de ponto de venda seguro e a completar mais de R$ 5.000 em compras de três clientes enquanto viajava.”

 

#6. Como superar possíveis críticas associadas?

 

A possibilidade de alguém não gostar do seu produto ou serviço é real e não é algo que você deve evitar. Peça ao especialista para responder à pergunta “E se o cliente não gostar?” detalhando o processo de controle de qualidade, o atendimento ao cliente ou o processo de reembolso. Se houver uma garantia de devolução do dinheiro ou período de teste gratuito, também é importante incluir no vídeo.

O objetivo aqui é proporcionar tranquilidade ao espectador antes que ele seja solicitado a se comprometer com uma compra. Uma opção de resposta seria:

“Preocupado se não vamos corresponder às suas expectativas? Se, a qualquer momento, você ficar desapontado com nosso serviço ou conectividade, nós reembolsaremos sua compra integralmente.”

 

#7. Encerre com uma chamada para ação (call-to-action)

Nós seres humanos usamos as emoções para tomar decisões, porém usamos a lógica para justificar essas decisões. Se você já fez o seu trabalho, o possível cliente já viu e ouviu o suficiente para se sentir bem em relação ao assunto, aos negócios e ao produto que você oferece.

Ajude seu especialista a dar aos clientes uma razão lógica para comprar, fazendo com que o entrevistado forneça uma declaração se/então que usa números para estabelecer a verdade na mente do cliente. Algo como:

“Se você quiser um Wi-Fi portátil com um sinal em que possa contar quando precisar, ligue para nós hoje mesmo e economize R$ 20 em seu primeiro pacote de serviços de dez dias.”

Conclusão


A melhor maneira de ajudar as pessoas que estão por trás de um negócio a falar sobre o que fazem – de uma maneira autêntica e calorosa que agrade a prospects e clientes – é levar essas pessoas a contar sua história sem que elas tenham que pensar muito a respeito.

Quer você crie vídeos para seu chefe, executivo da empresa, colegas de trabalho ou clientes, as respostas que você consegue extrair do seu entrevistado são fundamentais. Estruture sua entrevista em torno do conteúdo que você deseja obter do seu entrevistado e você terá o melhor material para o seu vídeo de marketing. E verá que realmente funciona!

 

Fonte: Social Media Examiner

img

Laura Lopes

    Posts relacionados

    Metas: Como se reinventar e redefinir seu futuro

    Você já desejou poder mudar seu passado? Todos nós passamos por lutas na vida, cometemos...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Alimentação saudável. Para viver com mais saúde

    Alimentação saudável é um tabu pra muita gente. Primeiro de tudo, como se “manter na...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Porque você deve iniciar uma estratégia de conteúdo para a sua empresa agora mesmo

    Se você busca atrair mais atenção para o público-alvo da sua empresa, provavelmente também...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Participe da discussão

    WhatsApp Chat
    [index]
    [index]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]