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9 Indicações de Livros sobre Empreendedorismo e Negócios

Um livro de empreendedorismo e negócios precisa ser prático e mais direto ao ponto. Então se você estiver em busca de novos conhecimentos e reflexões na área, aproveite as dicas de livros abaixo (alguns deles com título em português):

1. “Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space and Make Competition Irrelevant”

Por W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Título em português: “A Estratégia do Oceano Azul

“’A Estratégia do Oceano Azul’ é um livro de negócios que vai na contramão dos livros da área e o único que li de orelha a orelha”, diz Carey Smith, fundador da Big Ass Solutions, uma empresa de 125 milhões dólares. Os autores enfatizam a busca por espaço no mercado sem que a concorrência se faça necessária para, então, se posicionar à frente dela. A oportunidade está sempre no inexplorado. Em outras palavras: se a inovação e a disruptura do modelo de negócio estiverem em seu radar, este livro é para você.

2. “Start With Why”, por Simon Sinek

Título em português: “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação”

Todas as empresas existem para fazer dinheiro. O que separa a sua de todas as outras? Por que ela existe – o que é a sua finalidade inspiradora – para além da rentabilidade? O livro de Sinek pode ajudá-lo a formular essas perguntas e articular as respostas. “O maior aprenzido do livro é, como diz Sinek, que as pessoas não compram o que você faz, mas por que você faz isso algo”, diz Zach Kaplan, CEO da Inventables, uma startup com sede em Chicago que fornece software e suprimentos para designers. “Seu livro e sua palestra no TED sobre o mesmo tema me fez pensar muito sobre a missão da Inventables”.

3. “The First Mile”, por Scott D. Anthony

Seja uma startup ou uma empresa madura, a força vital de um negócio vem do processo de transformar ideias em ação. O livro de Anthony, que será lançado agora em maio nos EUA, é uma verdadeira cartilha sobre como fazê-lo, por um perito em inovação que trabalhou lado a lado com o lendário Clayton Christensen. (Christensen foi quem cunhou o termo “inovação disruptiva” e é um evangelista das teorias de Peter Drucker sobre a articulação de qual tipo de “trabalho” os clientes pagam para que a empresa execute).

4. “The Innovator’s Extinction”, por David Ulmer

Uma nota de rodapé em “The First Mile” o chama de “um livro divertido e um pouco subversivo”. Anthony adverte os leitores de uma forma mais atraente: “Alguns dos conselhos neste livro devem ser seguidos com cautela, mas Ulmer carrega as cicatrizes de ter impulsionado a inovação dentro de várias grandes empresas, e muitas de suas observações foram realmente acertadas”.

5. “Lincoln the Unknown”, por Dale Carnegie

Todo mundo conhece o clássico “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie. Mas poucas pessoas conhecem essa raridade, que ele escreveu 4 anos antes. Em uma época onde as habilidades das pessoas ao redor do ex-presidente norte-americano Lincoln já eram valorizadas, este livro fornece insights ainda mais profundos sobre um dos maiores líderes de todos os tempos.

6. “Five Frogs on a Log”, por Mark L. Feldman e Michael F. Spratt

Título em português: “Cinco Sapos em um Tronco”

Se fusões e aquisições são parte do seu futuro, este livro vai ajudá-lo a se preparar. Para Brian Twibell, CEO da RedVision, uma empresa de títulos imobiliários avaliada em US$ 51 milhões com sede em Nova Jersey, nos EUA, “Five Frogs” é uma verdadeira bíblia. O livro o ajudou a concretizar 4 aquisições da RedVision, levando-o a fazer a empresa crescer de 72 para 517 funcionários em apenas 6 anos.

7. “The Circle”, por Dave Eggers

Este é um romance cujo enredo não vai intrigar o leitor, os personagens (talvez intencionalmente) também não vão inspirá-lo. Onde o livro de Eggers merece atenção é pelas suas ideias sobre o trabalho contemporâneo: especificamente, a forma como as culturas das empresas e tecnologias sociais podem levar ao vício em trabalho, a uma indefinição das fronteiras entre público e privado, e a uma auto-absorção ofuscante em nome do zelo corporativo.

8. “Moments of Impact: How to Design Strategic Conversations That Accelerate Change”

Por Chris Ertel e Lisa Kay Solomon

Qualquer livro sobre como conduzir melhores reuniões merece atenção. Ertel e Kay torna essa tarefa mais fácil, com ferramentas atuais e checklists que se provarão rápido e prático para líderes e equipes.

9. “Ask Not”, por Thurston Clarke

Todo líder tem como missão primordial fazer palestras. O ideal é que essas conversas envolvam e inspirem as pessoas. O livro de Clarke apresenta uma anatomia incisiva do discurso de posse de John F. Kennedy. Mesmo que você já esteja muito acostumado a falar em público, neste livro encontrará dicas práticas sobre como se sair melhor em palestras pela experiência de JFK, expert nessa arte.

Fonte: INC.com

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