Benefícios do coworking sobre escritórios tradicionais

Benefícios do coworking sobre escritórios tradicionais

Coworking ou Home Office?

Seriam os espaços de coworking uma alternativa para o home office, em vez do escritório tradicional?

Como a experiência em um espaço convencional de trabalho afeta a  experiência em um ambiente de um escritório compartilhado?

Escritórios Tradicionais

Estas foram duas das principais questões analisadas na parte final da Global Coworking Survey 2012, pesquisa realizada pelo portal Deskmag,, entre outubro e novembro deste ano.

Alguns defensores do conceito de coworking defendem a premissa de que “o valor não é mais criado em escritórios tradicionais”. Dizer isso não é inteiramente verdade.

Com exceção, talvez, de instituições financeiras, empresas contribuem para a economia como um todo, e muitas delas ainda encontram-se ancoradas em  escritórios tradicionais.

Independente de onde uma pessoa tenha trabalhado, uma mudança para um espaço compartilhado é quase sempre bem-vinda – ainda que existam diferenças significativas e inesperadas entre os dois ambientes de trabalho.

Experiências adquiridas em espaços de trabalho anteriores oferecem uma visão de valor inestimável para o fomento das relações entre quem já está acostumado com o conceito do coworking e profissionais ainda leigos em tal vivência (e convivência).

Pesquisa esclarece

Alguns dados interessantes revelados pela pesquisa da Global Coworking Survey 2012:

Aumento da autoconfiança é a maior vantagem dos espaços de coworking sobre os escritórios tradicionais.

Comparado a um escritório tradicional, a maioria dos coworkers – quase 90%! – relatam um sensível aumento da autoconfiança que sentem em relação ao trabalho.

Isto se deve à flexibilidade proporcionada pelos espaços de coworking, e ao fato de estarem cercados por uma comunidade de apoio, com quem voluntariamente  acabam criando laços de amizade e relacionamento.

Profissionais que deixaram o home office apresentam um aumento no rendimento e produtividade acima de tudo.

Estes profissionais também se sentem mais saudáveis – 1 em cada 2 – por serem menos propensos a se tornarem vítimas de bullying ou políticas nocivas de trabalho,  o que diminui consideravelmente o stress relacionado.

Obviamente, eles também se beneficiam mais do isolamento reduzido, proporcionado por um ambiente de coworking, e de fazer parte de uma comunidade.

Home Office x Escritório Compartilhado

Os maiores benefícios experimentados por profissionais que deixaram o home office, no entanto, é o aumento da produtividade (23% a mais que aqueles que deixaram o modelo de escritório convencional) e um aumento da renda (32% a mais).

Profissionais que deixaram escritório tradicional permanecem em média mais tempo em um espaço de coworking do que antigos profissionais homeoffice. 

No entanto, existem algumas semelhanças entre os dois grupos. Em particular, as pessoas com quem trabalham é um fator positivo expresso por ambos os grupos.

A maioria também sentiria falta de seu espaço de coworking: 7 dos 10 entrevistados não têm planos de se mudar para um novo endereço.

Leia a matéria completa no portal Deskmag [em inglês].

2 Respostas para Benefícios do coworking sobre escritórios tradicionais

Deixe uma resposta