24h

7 dias

Rua Tenerife, 31 - 4º Andar

Vila Olímpia - São Paulo

(11) 3044-0710 / 3847-8920

contato@cwosp.com.br

Comparar listagens

Aumentar o poder da memória. E se tornar 10x mais inteligente

Aumentar o poder da memória. E se tornar 10x mais inteligente

Muitas vezes, quando temos muita informação para absorver, passamos pelo que é chamado de sobrecarga de memória. Consequentemente,  isso faz com que nossas mentes fiquem em branco, ou simplesmente que não seja possível captar mais informações. É por isso que os professores aconselham relaxar no dia anterior ou mesmo nas horas que antecedem uma prova importante.

Então como aumentar o poder do nosso cérebro, melhorar a memória e se tornar mais inteligente diante desse contexto? É o que você vai aprender neste post.

Uma dura verdade sobre o cérebro humano

Se você está em busca de formas de treinar seu cérebro para aumentar o poder da memória, eis algo que você deve saber. Em primeiro lugar,  a mente humana nunca foi feita para memorizar, armazenar ou recordar uma tonelada de informações. Lá na época da Idade da Pedra, por exemplo, nosso cérebro era projetado para processar o ambiente e antecipar o perigo ao nosso redor. Em suma, tudo em prol da sobrevivência: caçar, procurar comida, encontrar abrigo e segurança longe de qualquer perigo.

Ao longo do tempo, e com a evolução da nossa espécie, o cérebro teve que se desenvolver e se acostumar com o que está ao seu redor. A quantidade de informações a que agora temos acesso cresceu exponencialmente ao longo dos séculos.

Como o avanço da tecnologia, agora temos que realizar tarefas mais complicadas. Por isso, somos obrigados a recuperar rapidamente as informações da nossa memória (escrever, operar uma ferramenta relativamente complexa, negociar mercadorias, assinar contratos etc.).

Hoje em dia, portanto, nossos cérebros funcionam menos como órgãos de sobrevivência e mais como verdadeiras máquinas de reconhecimento de padrões. Acima de tudo, são exigidos a processar enormes quantidades de informação. Além de tomar decisões e fazer conexões entre uma infinidade de dados disponíveis.

Os novos desafio do cérebro humano

Com essa mudança, surgem novas limitações para nossos cérebros. Como temos capacidade cerebral limitada, a quantidade de informação cresce tanto que tudo passa pela nossa mente sem uma retenção consistente. Portanto, ficamos impossibilitados de dizer o que é útil ou não. Estamos enfrentando um número sem precedentes de tarefas para lidar diariamente. Como resultado, a energia mental precisa ser distribuída entre muitas coisas diferentes ao mesmo tempo.

Quando se trata de aumentar o poder da memória, tomar decisões ou aprender uma nova habilidade, o que é mais valioso para você? Por exemplo, quais habilidades você deseja melhorar e desenvolver?

Memória para “dar um upgrade” no cérebro

Em contraste com um cérebro humano, os computadores são ótimos para armazenar informações. Porque são confiáveis (graças à computação em nuvem), precisos e extremamente orientados a detalhes.

De uma perspectiva computacional, a memória envolve três elementos principais:

Gravar – armazenamento da informação
Organizar – arquivamento de uma maneira lógica
Recuperar – recuperação da informação sempre que você precisar

Ter um “cérebro digital” funcionará da mesma maneira que essa estrutura de memória para gerenciar como a informação flui para dentro e para fora do seu cérebro. Por exemplo, ao configurar uma nova conta em um site, devido a configurações rígidas de segurança, muitos deles exigem que você crie senhas complicadas com caracteres especiais que normalmente não são usados. Como resultado, agora você tem que memorizar essa nova senha (Gravar), associá-la às outras senhas armazenadas em seu cérebro (Organizar) e inserir essa senha na próxima vez que fizer login (Recuperar).

Abrindo espaço para o aprendizado e a criatividade

Muitas pessoas confundem armazenamento com aprendizado nesta Era Digital. Aprendizagem requer repetição espaçada, aplicando diferentes modelos de aprendizado e vivência dessas habilidades. Ao passo que armazenamento significa ter informações em uma “biblioteca”. Quando vamos a uma biblioteca, pegamos um livro emprestado para encontrar uma informação específica. Quando terminamos de pesquisar, o colocamos de volta na estante. Com um cérebro digital, esse processo se torna sua biblioteca pessoal de conhecimento.

Com seu cérebro agora livre de ter que armazenar informações, ele pode se concentrar em aspectos mais cruciais. Por exemplo  em aprender, tomar decisões, resolver problemas e dar sentido a todas as informações recebidas. Nessas condições, não seria muito mais fácil realizar as coisas no dia a dia? Seja em algo tão trivial quanto ir ao supermercado, ou mesmo algo mais complexo, como planejar o que é necessário para um projeto no qual esteja trabalhando, seu “cérebro digital” irá ajudá-lo a organizar tudo sem esforço.

Memória: não se limite pela idade

Você pode ter seus 50, 60, 70 anos de idade. Liberar a memória de tarefas automatizadas que requerem mero armazenamento cerebral não é algo reservado apenas aos millenials ou às gerações mais jovens. O cérebro digital possui muitas camadas. O mais interessante é que está constantemente sendo atualizado, em acordo com os avanços da tecnologia. Portanto é hora de praticar e se exercitar mentalmente a fim de aplicar os resultados na melhoria da sua qualidade de vida.

Fonte: Lifehack

img

Laura Lopes

    Posts relacionados

    O que se deve incluir em um modelo ideal de plano de negócios?

    Todo o empreendedor deve ter em mente e em mãos um plano de negócios. Isso porque o próprio...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Trabalhadores freelancers alocados em Coworking

    5 motivos para alocar trabalhadores freelancers em escritórios de coworking Os escritórios de...

    Continue lendo
    por Coworking Offices Vila Olímpia

    M&A – Humor explica Fusões e Aquisições

    M&A, é uma sigla em inglês para Mergers and Acquisitions, ou Fusões e Aquisições. É um...

    Continue lendo
    por Coworking Offices Vila Olímpia

    Participe da discussão

    WhatsApp Chat
    [index]
    [index]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]