Embora existam muitas maneiras de executar uma campanha de conteúdo gerado pelo usuário, existem algumas noções básicas que ajudam a nortear através do processo. O guia da Hootsuite para executar a primeira campanha de conteúdo gerado pelo usuário oferece as seguintes dicas a quem desejar seguir:
1. Que tipo de campanha você deseja executar?
Se você se concentrar em uma campanha de conteúdo gerado pelo usuário, precisará levar algum tempo para se familiarizar com seu público e clientes. Quem são eles? Do que eles gostam? Que tipos de coisas publicam? Ao fazer escuta social, você é capaz de coletar todos esses dados, e personalizar de fato sua campanha de social media para atender a essas necessidades.
2. Quais redes sociais você deseja usar?
Como descrevemos acima, as necessidades do seu público são fundamentais ao decidir como executar a sua campanha. Ao reconhecer quem é seu público-alvo e o que eles precisam, você pode determinar quais redes sociais deseja usar. Se a sua base de fãs engloba um público mais jovem, o Instagram é provavelmente a sua melhor aposta. Cerca de 60% do público entre 13-18 anos de idade e 47% dos 19-32 anos estão no Instagram. Não só é a maioria da geração Z nessa rede social, mas ela é também incrivelmente dedicada. Um em cada quatro usuários da geração Z percorrem os feeds do Instagram a cada hora”.
3. Como você irá promover a campanha?
Novamente, a demografia do público desempenhará um papel importante nas decisões tomadas em relação à forma como pretende promover a sua campanha. Uma técnica que você pode usar para impulsionar a promoção de sua campanha de conteúdo gerado por usuários é permitir votações. É algo evidente, mas é preciso admitir: os participantes querem ganhar. Eles vão compartilhar a promoção com seus amigos e familiares em uma tentativa de obter votos. Você pode permitir que as pessoas votem anonimamente, ou usando a conta do Facebook, Google, Instagram ou Twitter. É uma ótima maneira de gerar leads, e também incentiva a promoção orgânica da campanha pelos fãs da marca.
Ao seguir esses passos, é uma ótima ideia não só obviamente comunicar o vencedor da promoção, mas promovê-lo através de seus canais de mídias sociais. Isso cria um buzz em torno da marca, bem como a consciência para campanhas futuras. Pense em maneiras criativas, como por exemplo um pequeno vídeo para anunciar o vencedor, e publique o material em todas as suas redes sociais. Use isso para “linkar” o conteúdo ao seu site e conduzir ainda mais engajamento e alcance.
Mantenha-se na linha
Nada pode arruinar mais um bom desfecho do que alguém sendo processado. Antes de executar sua promoção para conteúdo gerado por usuários, certifique-se de que esteja familiarizado com as leis que podem afetar sua campanha. Embora estas, naturalmente, variem de região para região, cada rede social fornece diretrizes jurídicas específicas para a execução de promoções em seus sites.
Fonte: Hootsuite
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