24h

7 dias

Rua Tenerife, 31 - 4º Andar

Vila Olímpia - São Paulo

(11) 3044-0710 / 3847-8920

contato@cwosp.com.br

Comparar listagens

Como lidar com os sintomas de burnout no trabalho?

Como lidar com os sintomas de burnout no trabalho?

O burnout é mais do que apenas o resultado de trabalhar longos dias e semanas. Segundo a Psychology Today, publicação norte-americana referência na área de Psicologia, o burnout também tem a ver com quanto controle sobre o trabalho uma pessoa sente que temSe, por exemplo, a pessoa sente que tem pouco controle, isso pode – com o tempo – levar à fadiga, cinismo, depressão e, eventualmente, ao “burnout”, que representa o esgotamento total do indivíduo.

Ao permitirmos nos esgotar dessa maneira, enfrentamos uma série consequências desagradáveis de ordem física e mental. Por isso é tão importante abordar essa questão de frente, já que está tão em voga nos dias atuais.

Os sinais de esgotamentos típicos do burnout incluem baixo desempenho, dores de estômago e de cabeça frequentes, redução das atividades e até cinismo no ambiente de trabalho

 

Alguns fatores de risco típicos do burnout incluem:

– Tentar fazer tudo e agradar a todos
– Manter uma enorme carga de trabalho
– Trabalhar por (muitas!) horas extras
– Exercer uma profissão na área da saúde ou do ensino
– Você se reconhece em alguma dessas categorias?

Se a resposta for sim, não se preocupe! Saiba que você não está sozinho(a), e é perfeitamente possível superar mais essa dificuldade.

Identifique seus objetivos


Para superar o burnout, ter um senso de propósito é extremamente importante. Seja de uma maneira ampla, como a natureza da sua carreira ou a busca de um objetivo pequeno nas tarefas que você realiza no dia-a-dia.

Já é sabido que pessoas com significado e propósito de vida apresentam níveis mais altos de satisfação e bem-estar, além de ter uma saúde física e mental superiores.

Reavalie suas opções no trabalho

Se você está em burnout, pode haver um motivo bem específico para isso. Por exemplo, você está em um papel que não atende às suas habilidades, talentos e personalidade? E quanto às horas trabalhadas – você está trabalhando demais?

Se esses fatores (ou similares) estão levando você ao limite, então definitivamente valerá a pena conversar com seu chefe ou com alguém do RH sobre isso. Eles podem oferecer algumas soluções para ajudar a reduzir a pressão e o estresse sobre você e, eventualmente, ao cargo que ocupa no trabalho.

Desperte para o auto-cuidado

Richard Louv, escritor e jornalista norte-americano, cunhou uma frase instigante para os dias atuais:

“O tempo gasto na natureza é a maneira mais econômica e poderosa de neutralizar o esgotamento e o tipo de depressão que sentimos quando nos sentamos em frente a um computador o dia todo.”

De fato, não há dúvida de que nos sentarmos em frente a um computador por mais de 35 horas por semana é prejudicial à nossa saúde física e mental. No entanto, passar um tempo curtindo a natureza é apenas uma maneira de combater o desgaste diário no trabalho. O artigo “ 30 Self Care Habits for a Strong and Healthy Mind, Body and Spirit” lista 30 hábitos de autocuidado para uma mente, corpo e espírito mais saudáveis.

 

Busque ajuda de um profissional

Se você procura orientação de um profissional de saúde mental ou de um conselheiro de carreira, muitas vezes ter uma segunda (e confiável) opinião pode ser a chave para superar e evitar o esgotamento. Esses especialistas podem ajudá-lo a avaliar a raiz do seu esgotamento, além de oferecer estratégias e metas para que você possa superá-lo.

 

Considerações finais

Procure não deixar que o trabalho te exija demais do que você possa oferecer, ou ainda que não recompense sua saúde física, mental e emocional e principalmente sua auto-confiança. Em vez disso, comece a colocar em ação as dicas compartilhadas neste artigo: encontre seu propósito de vida, reavaliando suas opções no trabalho, cuidando melhor de si mesmo e, por fim, buscando o apoio de um profissional, se necessário.

Burnout é uma coisa séria – então comece a tomar medidas sérias para lidar com isso agora!

Fonte: Lifehack

img

Laura Lopes

    Posts relacionados

    9 clássicos motivacionais para inspirar a vida e a carreira

    A vida se torna um pouco mais simples quando aceitamos que, à medida que perseguimos nossos...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Conheça 4 estilos de gestão para dominar e se tornar um bom líder

    Os estilos de gestão afetam o seu perfil de líder. Eles tem um impacto significativo no sucesso...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Os 4 pilares do framework para inovação

    Já pensou se houvesse uma forma de quebrar suas limitações e transformá-las em oportunidades...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Participe da discussão

    WhatsApp Chat
    [index]
    [index]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]