Enquanto pensamos em metáforas como sendo principalmente baseadas em palavras, as chamadas “metáforas visuais” podem ser uma ferramenta de venda poderosa. Elas podem tanto envolver o cérebro como as metáforas textuais quanto estimular os sentidos do espectador de uma maneira que as palavras por si só não podem. Vemos isso com muita frequência na publicidade.
Foi o caso, por exemplo, de um anúncio da Laser Elements Spa, de Austin, Estados Unidos, composto por uma metáfora visual e um jogo de palavras para uma propaganda de depilação a laser. O anúncio mostra uma rosa com seus espinhos removidos, enquanto o texto principal diz: “pernas bonitas”. (Vale ressaltar que “stems” é uma gíria em inglês americano para a palavra “pernas”).
Esse anúncio é brilhante de várias maneiras. Primeiro, ele produz uma recompensa ao cérebro do espectador, já que a maioria dos leitores irá tê-lo como enigmático até observarem as letras pequenas abaixo dele. (A versão impressa deste anúncio possui uma pequena caixa abaixo da ilustração, que oferece um desconto em depilação a laser. A haste longa da rosa com a pequena pilha de espinhos não fará sentido de início, mas depois de ver o texto da oferta de desconto o leitor irá entender imediatamente o que está acontecendo).
O segundo elemento inteligente é o duplo significado da palavra “stems” – como muitas boas manchetes, este divertido jogo de palavras capta a atenção de quem o lê. Palavras usadas de formas não convencionais têm demonstrado tal efeito. (A publicidade que o diga…).
O último elemento que torna o anúncio atrativo é que, uma vez que o leitor tenha compreendido o jogo de palavras de “hastes/pernas”, segue-se a ele a metáfora visual dos espinhos. Enquanto a maioria das mulheres não pensaria imediatamente nos pelos das pernas como algo doloroso, a metáfora do espinho sugere que “pernas peludas” são comparáveis a uma planta espinhosa. Essa imagem certamente torna a depilação mais duradoura e parece ser uma melhor alternativa à raspar com frequência e passar pelo
inevitável dissabor do surgimento de pelos mais ásperos e numerosos.
Fonte: Neuromarketing