Como Ser Um Empreendedor de Sucesso Com Zero Experiência em Negócios

Como Ser Um Empreendedor de Sucesso Com Zero Experiência em Negócios

Negócios: estudar vem antes de empreender?

Idealmente, todo empresário deveria ostentar um MBA, assim como habilidades e qualidades de liderança que façam crescer seus negócios e ficar “bem na fita”. Na realidade, porém, poucos empresários se tornam donos de negócios seguindo um caminho tão linear. Muitos começam simplesmente porque têm uma boa ideia ou porque ser dono do próprio negócio é o que lhes parece a forma mais viável de ganhar dinheiro.

Tome o exemplo de Jim Carpenter, fundador e CEO da Wild Birds Unlimited, um sistema de franquias de lojas especializadas em natureza e alimentos para pássaros. Tendo concluído uma pós-graduação em horticultura e fisiologia vegetal, Jim sabia que não existiriam muitas oportunidades de encontrar um bom emprego com sua titulação. Tratou então de trabalhar em um pequeno centro de jardinagem por dois anos e, em 1981, decidiu levar seu amor pelos pássaros adiante e abrir sua própria loja. Pouco tempo depois, um cliente veio lhe propor comprar uma franquia. Sem nenhuma ideia de como fazer isso acontecer, Carpenter comprou – por 3 dólares – um livro sobre o assunto e partiu em uma longa estrada no aprendizado do mundo dos negócios. E funcionou: hoje existem 295 lojas Wild Birds Unlimited em todo os EUA e Canadá. Carpenter aprendeu algumas coisas ao longo do caminho:

Siga publicações respeitáveis de negócios

Em um artigo de uma revista, ele viu um anúncio de uma conferência que reuniu 60 empresários com idade inferior a 40 com mais de US$ 1 milhão em receitas. O evento – que ele participou por dois anos com o mesmo grupo de empresários, professores e líderes empresariais – foi fundamental em sua trajetória de aprendizagem. “Isso foi o que realmente abriu meus olhos, perceber que precisava intensificar meus estudos. Há um caminho, mas terei que aprender a trilhá-lo”, lembra ele.

Procure mentores

A conferência ensinou a Carpenter o valor de aprender com mentores. Ele entrou para a Associação Internacional de Franchise, bem como para um grupo local de mentoring da sua cidade, que ajudou Carpenter a formar um conselho de assessores em 1995. Qualquer pessoa pode encontrar mentores dispostos a acompanhar a uma estratégia empresarial a longo prazo e dar conselhos imparciais sobre o que se deve fazer para crescer. “Esse grupo nunca deixou de me aconselhar sobre coisas que precisava ouvir. Vou em cada reunião – e temos quatro por ano, como se fosse um conselho de administração”, revela Jim.

Confesse a si mesmo e aos outros que não sabe como fazer sua empresa crescer

Não, isso não é um pecado e o orgulho irá impedi-lo de aprender o que necessita para ter sucesso, por isso é importante em qualquer relação de mentoring admitir suas lacunas de conhecimento. “E então todos os tipos de pessoas poderão ajudá-lo quando você estiver nesse estado de espírito”, diz ele. “O próximo passo é se comprometer com uma relação de mentoring em que possa reagir ao bom conselho que está sendo dado a você”, conta Jim.

Decida se vai liderar, contratar alguém para liderar, ou vender o seu negócio

Ninguém é bom em tudo isso ao mesmo tempo – repetindo: ninguém! – então se você não tem a habilidade de liderar sua empresa da maneira que deseja, encontre alguém que o faça. “Se você não fizer uma coisa ou outra, terá que vender sua empresa, porque a concorrência assumirá seu mercado de atuação e sua empresa passará a perder valor”, aconselha Carpenter.

Mantenha-se informado sobre o que acontece em seu mercado E compartilhe conhecimento

É imperativo analisar regularmente o que acontece em seu campo de atuação em termos de desempenho, economia, concorrência, tendências e outros fatores para que você possa trabalhar da posição mais informada possível. Carpenter faz isso ao passar seis meses todos os anos preparando um whitepaper estratégico para compartilhar com donos de lojas de franquia de forma a ajudá-los a compreender o que é trabalhar com a marca, o que não é, e o que precisa mudar. “A coisa realmente importante aqui é o que estamos fazendo para melhorar nosso posicionamento para nosso cliente-alvo e tudo o que precisa ser tratado para atingir esse objetivo”, diz ele.

Fonte: INC.com

Imagem: Shutterstock

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

[index]
[index]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]