24h

7 dias

Rua Tenerife, 31 - 4º Andar

Vila Olímpia - São Paulo

(11) 3044-0710 / 3847-8920

contato@cwosp.com.br

Como trabalhar com e-commerce em espaços de coworking

Como trabalhar com e-commerce em espaços de coworking

O coworking é uma tendência nas maiores cidades do país, com diversas possibilidades para os trabalhadores freelancers ou profissionais autônomos, como é o caso de muitos empreendedores de e-commerce.

O e-commerce é um modelo de negócio bastante atraente porque é relativamente fácil de começar, requer um baixo investimento inicial, infraestrutura enxuta e flexibilidade. 

Geralmente, os empreendedores de e-commerces procuram as rotinas não convencionais, o que não significa menos dedicação aos negócios.

A estrutura exigida pelos e-commerces é outro aspecto importante a se considerar. Ao contrário das lojas físicas, as lojas virtuais podem ser administradas de qualquer lugar, já que o atendimento ao cliente é feito pelos canais da web.

Há modelos de negócio em que é preciso ter um estoque de produtos; mas, de uma maneira geral, o empreendedor pode gerenciar todos os processos com bastante liberdade.

É neste ponto que o coworking pode fazer bastante diferença na rotina de planejamento e gestão de tarefas dos empreendimentos.

Trata-se de um espaço de trabalho coletivo em que muitas empresas têm investido para ampliar os negócios de uma maneira sustentável e de acordo com os hábitos de consumo e trabalho das novas gerações.

O coworking é bastante utilizado por profissionais autônomos, remotos ou freelancers de diversas áreas de atuação, desde as mais criativas até as mais tradicionais. 

Afinal, essa é uma ótima opção para o uso de um espaço com boa infraestrutura para trabalho por custos acessíveis, além de permitir a expansão e o crescimento do profissional.

Para muitos empreendedores, o home office representa uma opção econômica para desempenhar as suas atividades. Entretanto, muitas vezes o profissionalismo é posto a prova com desafios diários.

Nem todas as modalidades de trabalho podem ser realizadas totalmente em coworkings, pois dependendo do segmento pode ser necessário trabalhar em ambientes mais controlados. 

Contudo, os pequenos negócios e empresas que estão começando, especialmente os e-commerces, podem aproveitar todas as vantagens deste modelo.

O que é coworking?

Os espaços de coworking são uma nova maneira de pensar o ambiente de trabalho, que está se popularizando no Brasil, seguindo a tendência ao redor do mundo. 

Esses são locais desenvolvidos para abrigar profissionais de pequenas empresas, empreendedores individuais e autônomos, das mais diversas áreas de atividade. De uma maneira geral, eles incluem:

  • Local para trabalho, privado ou compartilhado;
  • Salas de reunião ou apresentação e auditórios;
  • Salas de descanso e refeitórios;
  • Número de telefone próprio e caixa postal;
  • Acesso à internet e materiais de escritório;
  • Limpeza e manutenção do local.

O espaço possui a mesma estrutura de um escritório convencional, porém, é um local compartilhado por diferentes empresas e empreendedores. 

Por isso, essa é a escolha de muita gente que poderia estar em home-office, mas desenvolve cartão de visita de psicologia (entre outros tipos de projetos criativos) com maior produtividade estando em um espaço de coworking.

Estes profissionais querem fugir do isolamento do home-office para ter a companhia diária de outras pessoas. 

Mais ainda, com isso eles contam com uma estrutura organizada para cada tipo de atividade e tarefa do mundo corporativo.

Mais do que agregar possibilidades no âmbito profissional, o trabalho em coworking facilita aos empreendedores de e-commerces o compartilhamento de ideias e a troca de conhecimento com outros profissionais. 

Além disso, é uma oportunidade para conhecer e desenvolver projetos com pessoas de diferentes áreas. 

Vantagens do coworking para empreendedores de e-commerces

A estrutura e o ambiente colaborativo dos coworkings pode ajudar no desenvolvimento de negócios dos mais variados segmentos de atuação. 

Com isso, é uma opção econômica, flexível, muito mais agradável do que o trabalho home office e que vem se fortalecendo como uma alternativa para profissionais liberais e empreendedores.

Portanto, como benefícios de se optar pelo trabalho nos espaços de coworking, que podem ser válidos para os ecommerces, é válido destacar:

Flexibilidade e versatilidade

Os escritórios convencionais costumam oferecer planos mais engessados, com contratos anuais para o uso dos espaços. 

Já os coworkings são mais flexíveis, com diversos tipos de planos e o profissional pode escolher o mais adequado para o seu perfil.

Um profissional que desenvolve o design de caneca personalizada com foto para vender por e-commerce, por exemplo, pode buscar o contrato que esteja mais compatível com as necessidades do momento.

Outro ponto é o horário de trabalho. Algumas opções permitem que o empreendedor utilize o espaço no horário que preferir, com maior conforto e mais à vontade.

Custo-benefício

O investimento em um escritório próprio nem sempre está ao alcance dos empreendedores, principalmente aqueles que estão iniciando em seus mercados de atuação. 

Além disso, nesses casos, é preciso se preocupar com:

  • Alugar espaço e pagar contas fixas (água, luz, internet, secretaria);
  • Comprar móveis e decorar os ambientes;
  • Investir em aparatos tecnológicos e de segurança;
  • Manter a limpeza e fazer manutenções prediais.

Entretanto, na escolha de um espaço de coworking, ao invés do investimento e preocupação na montagem de um escritório, todo esse recurso pode ser investido na empresa a longo prazo. 

A curto prazo, a contratação de serviços como o escritório virtual, secretária, endereço fiscal para correspondências, internet e outras possibilidades do coworking são suficientes para iniciar os negócios. 

Além disso, os coworkings se responsabilizam por problemas, como a falta de internet, por exemplo, disponibilizando técnicos para resolver os problemas.

Isso pode ser extremamente útil tanto ao desenvolvimento de projetos quanto para as atividades de e-commerce, como o atendimento remoto a consumidores interessados em whey protein para emagrecer, ou outros tipos de produtos.

Endereço fixo para atendimentos

Os espaços de coworking são uma opção de endereço fixo para os casos em que é preciso atender os clientes, receber ligações ou correspondências.

Ao contrário do home office, onde receber um potencial parceiro ou cliente pode até ser um pouco constrangedor, o coworking oferece um espaço especial para esses casos. 

Desse modo, um artesão projetando uma cortina romana para quarto além de proporcionar um atendimento de melhor qualidade, pode mostrar aos seus contatos que está por dentro das tendências e inovações criativas.

Burocracia reduzida

A instalação em um espaço de coworking é extremamente simples. Basicamente, é necessário contratar o serviço, optando por planos mensais ou por horas trabalhadas.

Então, o profissional que desenvolve ou vende itens para bicicletas, como rodas aro 19, pode simplesmente levar o computador e começar a trabalhar imediatamente.

Em caso de desistência, bons espaços de coworking contam com contratos que não cobram multas de cancelamento. Para isso, basta encerrar o serviço. 

Já na montagem de um escritório próprio, todas as etapas antes e depois do uso do espaço podem ser bastante burocráticas.

Networking

Os profissionais podem ganhar muito com a facilidade de fazer contatos que os coworkings possibilitam. Os escritórios compartilhados costumam reunir diversos tipos de profissionais, desde especialistas em TI, até designers e startups inteiras.

Nesse ambiente, um profissional que desenvolve e vende mochila executiva com rodinhas, ou outros tipos de produtos, pode trocar dicas ou até encontrar um potencial parceiro.

Além de expandir o networking, os contatos com diferentes áreas de atuação ocorre em um alto grau. Eles também podem ser bastante frutíferos para os empreendedores de e-commerces, porque podem atrair novos negócios e parcerias.

Um site que vende copo descartável 300ml pode vender mais ao passo que se torna mais conhecido e o coworking pode ser até um espaço de divulgação e apoio entre os profissionais.

Como se instalar em um espaço de coworking?

A contratação dos planos de serviços dos coworkings pode variar bastante, de acordo com o tamanho interno do espaço e a localização. 

Geralmente, os planos por horas trabalhadas são mais flexíveis. Eles permitem aos empreendedores de e-commerces, como vendedores de itens como álcool gel perfumado, a mistura de momentos em home office e coworking, se assim desejarem.

Para começar, o ideal é fazer uma pesquisa completa sobre as opções de coworking disponíveis na cidade, testando os espaços gratuitamente para avaliar e escolher o melhor para a situação.

Algumas dicas para aproveitar os coworkings da melhor forma possível são:

  • Não deixar a falta de privacidade atrapalhar os trabalhos;
  • Blindar-se contra distrações, com técnicas de concentração;
  • Estabelecer um horário fixo de trabalho, e atentar-se a ele;
  • Escolher um coworking próximo de casa, evitando longos deslocamentos.

A conclusão é que os empreendedores devem considerar uma série de fatores antes de optar pelos coworkings como espaços de trabalho. 

É importante, sobretudo, avaliar o próprio negócio e o desenvolvimento pessoal para saber se o modelo pode funcionar.

Contudo, a escolha de um bom espaço de coworking pode fazer uma grande diferença na carreira profissional de um empreendedor, impulsionando o próprio desenvolvimento do profissional em um espaço coletivo e criativo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

img

Laura Lopes

Posts relacionados

Espaços de coworking como alternativa ao isolamento do home office

Para quem acompanha o avanço da tecnologia e conhece os mais diferentes formatos de trabalho...

Continue lendo
por Laura Lopes

Como espaços de coworking são uma boa opção para novos empreendedores?

Nas últimas décadas, as indústrias, os comércios e as empresas em geral têm procurado formas...

Continue lendo
por Laura Lopes

O que se deve incluir em um modelo ideal de plano de negócios?

Todo o empreendedor deve ter em mente e em mãos um plano de negócios. Isso porque o próprio...

Continue lendo
por Laura Lopes

Participe da discussão

WhatsApp Chat
[index]
[index]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]