Conheça 20 Sites para Estudar Gratuitamente pela Internet

Conheça 20 Sites para Estudar Gratuitamente pela Internet

Estudar Gratuitamente via internet

Quando o assunto é educação, a Internet tem muito a nos oferecer. E muita coisa de boa qualidade absolutamente gratuita também – ou com um custo bastante acessível. Conheça então os 20 melhores sites para estudar gratuitamente pela Internet (e começar hoje ainda!):

Coursera

O Coursera mantém parcerias com as universidades e instituições de ensino mais renomadas, como Standford, Columbia e Hardvard, entre outras. Isso oferece aos estudantes uma ampla variedade de cursos em profundidade. O Coursera é extremamente útil se você estiver em busca de cursos de curta duração sobre diferentes tópicos.

Khan Academy

A Khan Academy oferece uma interface com boa usabilidade e mantém parceira com instituições de ensino secundário, oferecendo também cursos de curta duração sobre os mais diversos tópicos.

Open Culture Online Courses

Se você está com dificuldade de encontrar exatamente o material que precisa, procure na listagem do Open Culture Online Courses. A página destaca 1.000 palestras, vídeos e podcasts de universidades de todo o mundo. O site apresenta uma grande quantidade de material encontrado somente em universidades privadas locais, tudo disposto em categorias fáceis de navegar.

Udemy

Os cursos gratuitos do Udemy são similares aos do Coursera em conceito, com o diferencial de permitir aos usuários criar cursos personalizados das aulas. Contudo, o Udemy mistura conteúdo gratuito e pago.

Academic Earth

Muito parecido com os três sites acima, o Academic Earth reúne cursos de muitas fontes diferentes, com uma ampla variedade de assuntos. A plataforma lista cursos por assunto e por escola.

edX

Outra boa opção para estudar gratuitamente pela Internet é o edX. A plataforma também reúne cursos de diferentes escolas, com informações de qualidade para todos, e inclui uma grande variedade de tópicos.

Alison

O Alison proporciona educação gratuita com certificação em algumas áreas. A plataforma oferece cursos principalmente nas áreas de negócios, tecnologia e saúde, mas também inclui cursos de línguas. É uma boa opção para quem precisa de certificação no aprendizado de algum tópico.

iTunesU

O iTunesU é uma plataforma conveniente para educação online por integrar iPad, iPhone, ou iPod touch – claro, para os usuários de dispositivos da Apple. Também é conveniente pela disposição dos conteúdos ser semelhante à da loja iTunes. Os usuários podem fazer a busca de diferentes formas, incluindo gênero e tópico. Porém os cursos são frequentemente uma mistura de podcasts, vídeos e conteúdo pago. O inconveniente é que não integra com a plataforma Android, com o Google ou com celulares Windows.

Stanford Online

Enquanto o Coursera apresenta alguns cursos da Stanford University, o Stanford Online oferece toda a ampla gama de opções oferecidas diretamente pela plataforma da universidade. Alguns cursos requerem o uso do iTunes, mas a maior parte é baseada na web e acessada diretamente pelo navegador.

Harvard Extension

Semelhante ao anterior, a Harvard Extension oferece cursos online gratuitos apenas da Universidade de Harward. É outra boa opção para cursos de altíssima qualidade, além de possibilitar a busca por cursos pelo certificado profissional.

Open Yale Courses

Semelhante aos dois anteriores, a plataforma Open Yale Courses oferece apenas cursos da renomada universidade de Yale. Enquanto o site é igualmente limitado aos tópicos ensinados na faculdade, a Open Yale Courses oferece uma série de vídeos de palestras atuais. A disponibilidade de vídeos torna o site uma ótima opção para quem busca por cursos de qualidade, mas aprende melhor com vídeos do que livros.

UC Berkeley Class Central

O UC Berkeley possui menos cursos que as escolas descritas acima, porém inclui leituras suplementares, webcasts e RSS Feeds, facilitando o aprofundamento do aprendizado dos temas propostos.

MIT OpenCourseWare

Similarmente, o MIT também oferece um bom aprofundamento dos cursos com materias adicionais e também oferece RSS feeds gratuitos para atualização e continuidade do aprendizado sobre o tema escolhido pelo aluno.

Carnegie Mellon Open Learning Initiative

O site de educação online gratuito do Carnegie Mellon é comparável com as outras escolas desta lista, no entanto, a iniciativa Open Learning também abrange uma menor variedade de tópicos. Mas, em compensação, os tópicos abordados possuem um extenso material para aprofundamento dos temas.

Codecademy

Codecademy é um site dedicado exclusivamente ao ensino da programação. Onde outros sites de codificação seguem um fluxo de exemplo/prática, na Codecademy o aluno pode praticar enquanto assiste ao material da lição. Os cursos na Codecademy são bem escritos e fáceis de seguir e o site está muito bem organizado. Se o seu negócio é programar, esse é o canal!

Code

O Code é mais um site focado em codificação e criação de apps. O site oferece cursos de alta qualidade, e dispõe inclusive de opções de aprendizagem para as crianças. Além disso, o site oferece aulas de educação online gratuitas em uma ampla variedade de tópicos de tecnologia que incluem não somente escrever/codificar aplicativos, como também robótica e Javascript.

University of London Podcasts

A página de podcasts do site da University of London é outra grande fonte de educação online gratuita. Embora os cursos sejam limitados a podcasts, o site apresenta podcasts do próprio campus, bem como de outras 11 universidades em Londres e ao redor da cidade. São muitos tópicos e palestras, e com material adicional também disponível para aprofundar o aprendizado.

University of Oxford Podcasts

Similar ao University of London Podcasts, o University of Oxford Podcasts apresenta palestras públicas de professores visitantes, ou ainda séries de palestras, com diversas gravações disponíveis. Essa é a vantagem da plataforma: organizar os podcasts em séries, tornando fácil o acesso a várias palestras sob o mesmo tema.

BBC Podcasts

Para um aprendizado mais casual, digamos, a BBC oferece uma variedade de podcasts. Muitos são atualizados semanalmente, e abordam de finanças a esportes. O foco é mais informacional do que educacional, por isso não aprofundam na teoria dos tópicos abordados. Também é possível encontrar podcasts em vários idiomas.

TED-Ed

Outra opção para um aprendizado mais “generalista”, digamos, é o TED-Ed. Aqui as mesmas pessoas que popularizaram o site do TED oficial oferecem um site repleto de vídeos educativos. A maioria inclui animações impressionantes, e todos possuem dez minutos de duração ou menos. Esse não é apenas um excelente site para curiosos, mas também inclui materiais complementares e questionários sobre os vídeos.

Fonte: Lifehack

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

[index]
[index]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]