Pular para o conteúdo
Início » Coworking Blog » Conheça o Canva e dispense o Photoshop

Conheça o Canva e dispense o Photoshop

Canva é uma plataforma que serve como uma espécie de biblioteca virtual para todos os tipos de modelos de design que você imaginar: de cartões de visita a apresentações corporativas, templates para newsletters, banners e até mesmo tirinhas de humor. Nesta entrevista, realizada com Liz Mckenzie, Head of PR and Communications, conhecemos um pouco mais desta iniciativa empreendedora, que explora a enorme barreira técnica que leigos em ferramentas de design têm para tirar suas ideias do papel:

Coworking Offices.: Quando e como surgiu a ideia de criar a plataforma Canva?

Liz Mckenzie.: A CEO e co-fundadora, Melanie Perkins, surgiu com a ideia do Canva quando estudava na universidade. Ela orientava seus colegas a usar o pacote de programas da época e percebeu que demorava muito tempo para os estudantes aprenderem. Ela visualizou que o futuro do design seria mais simples, online e colaborativo, e foi aí que a ideia do Canva surgiu. Melanie, junto com seu namorado Cliff Obrecht, eles lançaram seu primeiro negócio juntos, quando ela tinha 19 anos, para testar a ideia. A Fusion Books é uma plataforma de software que os estudantes usavam para criar seus anuários escolares.

Eles começaram um novo projeto para provar que sua nova abordagem ao design era possível e necessária. Após alguns anos, Melanie e Cliff decidiram que estavam prontos para ampliar sua ideia e explorar toda a área do design. Junto com o terceiro cofundador Cameron Adams, lançaram o Canva em 2013.

CWOSP.: Quais são os recursos mais utilizados? Porquê?

LM: Nossa comunidade adora criar imagens para mídias sociais, como por exemplo, postagens do Instagram e do Facebook, bem como logotipos, cartões de visita e infográficos. Existem muitos profissionais e empreendedores que se beneficiam da nossa ferramenta, justamente por não precisar ter nenhuma experiência prévia com programas de design ou um grande orçamento para criar imagens atrativas.

CWOSP.: Quais são os outros recursos que vocês pretendem lançar na plataforma daqui pra frente? Poderia nos adiantar alguns deles

LM.: Acabamos de lançar novos recursos. Entre eles estão: apresentação com reprodução automática em loop; publicação dos designs diretamente nas principais mídias sociais; transformação dos designs em vídeos animados com o Animator; também introduzimos a opção de atalhos no teclado; entre outros. Para maiores informações a respeito de lançamentos e novidades, visite: https://about.canva.com/pt_br/novidades/

CWOSP.: Como uma pessoa pode ser colaboradora no projeto e enviar seus trabalhos de design para serem utilizados na plataforma?

LM.: É muito simples. Basta ela se cadastrar no nosso site, receber o convite para participar do projeto e depois criar seu próprio design. Para enviar os trabalhos, basta incluí-los na pasta compartilhada com o restante da equipe.

CWOSP.: Você acha que, a exemplo do que o Canva facilita para seus usuários? É uma tendência para o futuro sermos todos “designers” das nossas próprias criações artísticas para uso em social media, por exemplo?

LM.: Muitas das ferramentas que se tornaram essenciais nas últimas décadas não satisfazem mais as necessidades dos profissionais atualmente. Elas foram desenvolvidas antes do surgimento da internet e seus conceitos principais permanecem os mesmos até hoje. Tivemos a oportunidade de reimaginar a produtividade das ferramentas, desde o início, para focar ao que todos precisam. A capacidade de comunicar visualmente as ideias nunca foi tão importante. Com o aparecimento das redes sociais, aprendemos o quão fundamental as imagens são para a comunicação. A capacidade de criar seus próprios designs está se tornando cada vez mais importante em quase todas as profissões, de gerentes de mídia social a vendedores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat