fbpx

24h

7 dias

Rua Tenerife, 31 - 4º Andar

Vila Olímpia - São Paulo

(11) 3044-0710 / 3847-8920

[email protected]

Cortar gastos: Escritório próprio x Ambientes coworking

Cortar gastos: Escritório próprio x Ambientes coworking

Ambientes coworking corporativos permitem cortar gastos. Acima de tudo, esse corte representa um dinheiro que pode ser economizado ou investido de outras maneiras mais produtivas.

É comum encontrarmos pessoas que trabalham home office. No entanto, muitas não gostam do isolamento de suas casas. Por conta disso, acabam encontrando nos espaços de coworking corporativo a oportunidade de um local com ambiente profissional, o que colabora para o desenvolvimento de seus projetos.

E não são apenas os profissionais autônomos que fazem isso. Muitas empresas alocam seus colaboradores ou parceiros para esses espaços. Primeiro a fim de reduzir os gastos, além de oferecer um ambiente profissional. No Brasil e no mundo, ambientes coworking crescem continuamente e são diversas razões benéficas que levam a esse crescimento. Para ajudar você a se decidir quanto a optar ou não por esse espaço de trabalho, trouxemos neste artigo algumas informações importantes.

Vamos falar sobre o que é coworking, as possibilidades oferecidas por essa opção e suas vantagens. Com certeza, depois de ler este artigo, você se convencerá de que vale a pena.

O que é coworking?

O coworking surgiu para reinventar a forma como empresas, profissionais e equipes trabalham. Essa opção traz diversas possibilidades no que diz respeito ao compartilhamento, relacionamento e oportunidades de negócios. Tudo começou em 1999, com a criação do termo por Bernie de Koven. Em 2005, Brad Neuberg e mais dois empreendedores criaram o primeiro espaço de coworking em San Francisco, na Califórnia.

Então, em 2005 o termo “coworking” se consolidou, porque a ideia era abrir as portas de um espaço para que os profissionais tivessem um lugar para trabalhar e realizar suas atividades com mais liberdade, eficiência e criatividade. Durante a execução desse projeto, os profissionais perceberam que isso trazia mais interação e compartilhamento de experiências entre os profissionais, o que acabava por gerar mais oportunidades de negócio.

Quem opta pelo coworking corporativo opta por um ambiente profissional, bem localizado, com toda a infraestrutura. Por exemplo, uma empresa que ofereça serviços em projetos para sistema de irrigação automatizado, pode optar pelo ambiente coworking, e inclusive dispor de uma área customizada e privativa.

Possibilidades do coworking corporativo

A principal ideia dos espaços coworkings é a otimização de espaços. Portanto, não importa se é uma empresa ou um profissional, é possível ocupar escritórios compartilhados, privativos e também alugar salas de reuniões.

Os custos com esses espaços também são bem diferenciados.  Por exemplo, ao alugar uma sala comercial, uma empresa teria que investir na infraestrutura, manutenção, pessoal, etc. Com o coworking corporativo, há somente uma mensalidade ou o custeio por tempo de uso do espaço.

Quando uma empresa, por exemplo, que revende faixa abdominal feminina decide fazer uso do coworking corporativo para trabalhar, tem a oportunidade de se relacionar com outros profissionais da mesma área ou de áreas diferentes. Isso possibilita que diversas oportunidades de negócio surjam para as empresas e profissionais independentes.  Um exemplo de encontro comum que acontece nos coworkings é um jovem empreendedor que está fundando sua nova empresa agora trabalhar ao lado de um empresário com muita experiência no mercado.

Sendo assim, empresas e profissionais passam a ter muito mais oportunidades de networking, gerar novos negócios, compartilhar e dar ideias e também ter acesso a ideias de outras pessoas. É uma relação de troca muito valiosa para todos. 

Muitas vezes, os próprios escritórios, além de serem mais caros, não oferecem um espaço adequado para reuniões com clientes e parceiros. Os espaços coworking corporativos oferecem salas de reuniões profissionais, em tamanhos adequados. As reuniões também são possíveis para as equipes, já que o principal objetivo do coworking é fazer com que os negócios fluam mais facilmente.

Avaliando tudo o que você já leu sobre esses espaços, não fica muito difícil entender as suas vantagens. Mas mesmo assim, vamos fazer um tópico completo sobre elas. Acompanhe.

As vantagens dos ambientes coworking

A estrutura é planejada e pensada para o trabalho de diversos perfis. Ademais, é um ambiente que possibilita aos profissionais uma maior interação, criando, mantendo e aumentando seu networking.  Isso ajuda a aperfeiçoar a criatividade e também, claro, a produtividade, pois os ambientes são pensados para isso.

Além de todas essas características inigualáveis, o coworking é mais sustentável e econômico do que os escritórios próprios e ambientes de trabalho tradicionais.

Portanto, as principais vantagens desse tipo de ambiente são:

  • Diversidade de espaços;
  • Networking;
  • Produtividade;
  • Mais foco;
  • Economia.

Os ambientes coworking contam com seus espaços compartilhados, que caracterizam essa modalidade de ambiente. Mas mesmo assim, empresas e profissionais também podem optar pelos espaços privativos. É natural que algumas empresas ou profissionais precisem de um ambiente um pouco mais isolado para realizar algumas atividades. Por isso, o networking oferece variedade de tipos de espaços.

Isso permite que todo tipo de empresa, como uma fabricante de transportador helicoidal ou um profissional de assessoria contábil tenham o tipo de espaço ideal para o seu trabalho. Outra vantagem é que as empresas e profissionais contam com ajuda para gerenciar ligações, recados e correspondências.  Esse tipo de suporte é muitas vezes oferecido nos espaços coworking, o que reduz gastos com secretária ou uma pessoa para fazer isso.

O networking é importante para a vida de qualquer profissional. Certamente, por meio dele, diversas oportunidades aparecem, facilitando encontrar um novo cliente, um novo sócio e diversas outras possibilidades. Com o coworking corporativo é mais fácil encontrar pessoas, eventos e oportunidades para falar sobre coisas que envolvam o seu trabalho.  Ouvir o que elas têm a dizer é uma maneira de se aprimorar e de mostrar o seu profissionalismo.

Isso gera indicações, faz com que se lembrem de você e que várias oportunidades novas cheguem para o sucesso e crescimento profissional. Muitos profissionais home office sofrem com alguns problemas que esse ambiente de trabalho pode trazer. Apesar de ser no conforto do lar, as distrações são as principais vilãs, e lidar com elas nem sempre é fácil.

Home Office e Escritórios próprios

Nos espaços coworking corporativos, as chances de isso acontecer são menores. Em outras palavras, apesar de ser um ambiente mais leve  e descontraído do que um escritório próprio, ainda é um ambiente profissional.

Por falar em produtividade, o foco nos ambientes coworking é garantido. Consequentemente, nesses ambientes é muito mais fácil manter uma rotina e ter os objetivos mais claros na mente.

Outras empresas, como uma de manutenção elétrica industrial e profissionais presentes no espaço ajudam a manter o foco e a compartilhar ideias relacionadas ao trabalho.

Agora, além de tudo isso que já falamos, o principal fator que leva as pessoas a optarem por um coworking corporativo é a economia. Os escritórios convencionais são muito mais caros e demandam diversos gastos como mobília, equipamentos, funcionários para limpeza, atendimento, etc.

No coworking toda essa burocracia e gastos não existem. Por isso, para quem está começando agora, os gastos de um escritório são completamente inviáveis. Optar por um espaço coworking trará até você todo o profissionalismo de um escritório com a descontração e tranquilidade de um home office. 

Possibilitará que você esteja sempre em contato com profissionais da sua área e de diversas outras.

Isso traz um compartilhamento de ideias dentro de um espaço profissional único e que trará muitas oportunidades para a sua carreira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

img

Laura Lopes

    Posts relacionados

    Como aplicar estratégias de endomarketing com sua empresa alocada em espaços de coworking?

    Manter o engajamento e a produtividade da equipe pode ser desafiador. Por conta disso, o...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Mercado Imobiliário em alta

    O mercado imobiliário teve uma grande recuperação em 2019. Acima de tudo, existem fortes...

    Continue lendo
    por Coworking Offices

    7 perguntas para viralizar vídeos de marketing

    Quer produzir vídeos de marketing bem persuasivos, onde os temas sejam tratados de forma fácil e...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Participe da discussão