24h

Todos os dias

Rua Tenerife, 31 - 4º Andar

Vila Olímpia - São Paulo

(11) 3044-0710 / 3847-8920

contato@cwosp.com.br

Comparar listagens

Coworking : Fatores de decisão

Coworking : Fatores de decisão

Coworking: é só um espaço compartilhado?

O coworking não deve ser unicamente visto como uma opção que reduz custos. A ideia de um escritório compartilhado onde os custos de infraestrutura são “rateados” faz sentido, mas existem outros objetivos por trás.

Uma analise mais detalhada deve responder a pergunta: Você tem tempo ou habilidade para além de resolver os problemas do dia a dia dos seus clientes também se concentrar na gestão do seu escritório?

Um escritório tem algumas utilidades:

  • Um cartão de apresentação da sua empresa
  • Facilita seu acesso aos clientes
  • Facilita o acesso dos seus clientes
  • Ajuda a atrair colaboradores
  • Infraestrutura apoia a execução dos negócios
  • Aumenta a segurança dos seus clientes na sua empresa
  • Permite o fluxo de ideias através do contato com outras pessoas
  • Impõem uma rotina benéfica para a produtividade pessoal

Em contrapartida, corroborando o ditado que não existe almoço de graça, traz diversas obrigações para administra-lo. Se você já precisou de um serviço de internet ou telefonia, vai lembrar-se do tempo gasto tanto para contratar o novo ou cancelar o antigo.

Você não pode esquecer da administração de pessoal, que em uma pequena empresa provavelmente irá recair diretamente sobre o dono, o qual deveria ser “poupado” para ter tempo de expandir os negócios.

Escritório próprio x Coworking

Nos casos de empresas com menos de 15 pessoas, a conta é simples: não vale a pena quando você compara serviços equivalentes.

Os custos de locação, condomínio, seguro fiança, eletricidade, pessoal de recepção e limpeza, contratação de serviços de telefonia, internet, compras ( material de limpeza, etc), manutenções e a gerência de tudo isso.

Isso sem entrar com o investimento em móveis, cabeamento de rede e elétrico, reforma do imóvel e os gastos de aluguel e de condomínio pagos durante o período das obras.

A locação de um escritório mobiliado com todos os serviços inclusos possibilita que você fique focado nos negócios, sem se preocupar com detalhes que não interessam diretamente na sua operação.

Isso explica porque grandes empresas terceirizam serviços de recepção, limpeza, manutenção, etc: não querem perder o foco dos seus  negócios e admitem que é melhor deixar determinadas atividades com especialistas.

Um escritório de coworking é uma tendência em crescimento. Começou nos EUA, espalhou-se pela Europa e chegou no Brasil. Em um mundo de serviços personalizados e específicos, pequenas empresas com pessoal especializado podem dispor da mesma infraestrutura que grandes empresas possuem em uma localização tão boa quanto.

Localização x público interno

Logicamente, a localização, os acessos, a segurança  e as facilidades oferecidas pelo imóvel escolhido são muito importantes. Um edifício comercial normalmente possui mais segurança e funcionalidade que uma casa, provavelmente adaptada ( bem ou mal, dependendo da reforma empreendida) para uso empresarial.

O escritório em um coworking tem uma população, composta pelas diversas empresas que utilizam o escritório compartilhado. Você tem que considerar sua adaptação e o perfil das pessoas.

Se você precisa de um espaço corporativo, um escritório onde as pessoas levam o cachorro, ou andam de skate no corredor pode ser fonte de problemas.

Resumo da ópera

Mesmo que sua empresa tenha somente um funcionário, ou como diversas pequenas organizações, tenha equipes com menos de 15 funcionários, avalie todas as vantagens, custos e investimentos e faça a opção que torne seu escritório uma alavanca para seus negócios, e não somente mais uma fonte de novas atividades para você.

 

img

Coworking Offices Vila Olímpia

Coworking Offices: Alugue Escritórios Corporativos Mobiliados em frente ao Shopping Vila Olímpia.

    Posts relacionados

    Aprendendo a Lidar com o Perfeccionismo

    Você sabe o que quer dizer a palavra perfeccionismo? Existem pessoas que possuem uma enorme...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Como identificar nossos 8 mecanismos de defesa mais comuns?

    Ser rejeitado de um emprego que você queria muito. Um ambiente social no qual você não se sente...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    15 dicas sobre como se manter motivado para realizar seus sonhos

    É fácil cair no hábito da procrastinação ou se distrair com assuntos triviais e sem...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Participe da discussão