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Como se autopromover e fazer seu negócio se destacar

Se destacar da concorrência ou desaparecer do mundo dos negócios – enquanto algumas marcas sumirão, outras irão se adaptar e continuar a crescer. As táticas que você usava no passado com seus clientes parecem não estar funcionando mais como antes. Sua empresa ficou fora dos holofotes e agora você precisa se contentar com qualquer negócio que tenha. É como as empresas funcionam, certo?

Ao invés disso, decida não se contentar com os resultados médios e gaste mais tempo construindo a sua marca. Para a sua empresa se destacar da concorrência, você precisa estar na cabeça dos seus clientes. Mas, como fazer isso com eficiência? Neste artigo, são abordadas táticas atemporais que funcionaram para outras empresas. Se aplicadas corretamente, você poderá fazer seu negócio se destacar da concorrência e se adaptar à nova realidade do mercado:

Ganhe o coração do seu público com autenticidade

Mesmo sem toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as pessoas sempre tinham uma maneira de descobrir se alguém estava mentindo. Com as mídias sociais, hoje em dia é ainda mais difícil esconder a verdade. No entanto, isso parece ser o que muitas empresas não conseguem fazer.

Empresas como a Listerine já foram multadas no passado por mentir na promoção de seus produtos. Mas vale lembrar que um dinheirinho rápido hoje não valerá a pena a longo prazo. Em vez disso, seja autêntico com seus clientes e eles eventualmente confiarão em você. Por exemplo, permita que seus clientes comprem seus produtos com uma garantia de devolução do dinheiro – e cumpra sua promessa. Seja coerente com o conteúdo que você fornece e permaneça fiel à sua marca.

Parece bobagem, mas se você deixar de se preocupar com a missão da sua marca, seu público logo perceberá. Eles questionarão sua integridade nos negócios e deixarão de confiar em você. Por outro lado, ao ganhar a confiança do seu cliente, começará a se destacar da concorrência. Eles se sentirão mais seguros ao comprar de você, pois saberão que você é, antes de tudo, honesto.

Compartilhar a sua história

Hoje, a tecnologia rompeu muitas das barreiras existentes algumas décadas atrás. Por exemplo, um estudante universitário pode lançar um Podcast em uma semana, ou mesmo um dia. Ele pode criar um site em poucas horas e gravar alguns episódios do seu Podcast.

Esta é uma ótima notícia para os aspirantes a empreendedores, mas também há mais concorrência do que nunca. A concorrência, contudo, fica por conta das “fórmulas mágicas” que podem ser copiadas por todos. Compartilhar a sua história, contada com autenticidade e veracidade, é algo que nenhum concorrente será capaz de copiar.

É por isso que você precisa compartilhar sua história com seu público. Sem uma boa história, sua empresa não se destaca. E se você copiar o que funciona para outras empresas, terá sucesso a curto prazo. Mas, sendo único, terá sucesso também a médio e longo prazo. Tire algum tempo para compartilhar sua história com o mundo, seu público irá admirá-lo mais por isso.

Pare de reinventar a roda, apenas alinhe-se

Você já deve ter ouvido que ser original é a melhor maneira de se destacar. Embora isso seja verdade até certo ponto, é preciso tomar cuidado para não acabar “reinventando a roda”. Por exemplo, se o seu concorrente mantém um podcast de sucesso no seu campo de atuação, você também poderá usar do mesmo artifício. Ao invés de reinventar a ideia do podcast, você pode simplesmente descobrir em quais áreas pode melhorar e adaptar sua marca.

Brilhe por sua singularidade

Pare de tentar ajudar o mundo inteiro e concentre-se em ajudar um grupo específico de pessoas. Claro que você está disposto a ajudar todo mundo, porque quer fazer ou criar mais negócios. Mas a verdade é que, se você ressoa com todo mundo, não ressoa com ninguém. Determine com quais clientes você mais gosta de trabalhar e determine quais clientes geram mais receita. Depois de coletar dados suficientes, concentre-se em atender seu cliente ideal.

Tomemos, por exemplo, uma agência de marketing dedicada a ajudar agentes imobiliários a encontrar clientes. Se houvesse um agente imobiliário procurando ajuda em marketing, quem você acha que ele escolheria? É por isso que buscar um nicho de mercado é necessário se você espera se destacar da concorrência.

Se destacar da concorrência: a marca que seus clientes podem confiar

Ser a marca que seus clientes podem (e desejam) confiar é importante. Quantas vezes você comprou um produto que não cumpriu sua promessa? Ou pagou caro por um serviço que não entregou o que prometia?

Exceder as expectativas do seu cliente é a maneira certa de destacar sua marca. No livro Influence: The Psychology of Persuasion o autor cita estudos sobre psicologia humana que provam que tudo o que você oferece aos outros, eles retribuem. Então ofereça a seus clientes consultoria gratuita, um e-book gratuito ou conteúdo gratuito de qualidade. Eventualmente, eles ficarão felizes em retribuir depois de receber de você algo que tenha valor real pra eles.

Por exemplo, observe o que sua concorrência está fazendo e ultrapasse suas ofertas. Por exemplo, se o seu concorrente oferece uma consultoria gratuita de 15 minutos, ofereça 30 minutos. Faça da sua missão servir primeiro seus clientes e se preocupe em obter lucro depois. Isso mesmo: uma empresa que preza a confiança dos clientes não trata apenas de vender produtos ou serviços, mas também de ajudar os clientes a atingirem suas metas.

Conclusão

Imagine servir menos clientes porém com mais qualidade. Apesar da concorrência acirrada, você tem fãs querendo comprar seus produtos e serviços. Embora isso possa parecer impossível agora, não é. Se outras marcas conseguiram se destacar da concorrência feroz, por que a sua não poderia também?

A verdade é que se destacar da concorrência não é fácil. Não existe uma fórmula secreta disponível para todo mundo. O truque é fazer o que a maioria das marcas não está disposta a fazer.

Muitas empresas não querem reduzir o nicho porque isso significará uma perda nas vendas. Mas isso também sacrifica ganhos de curto prazo para o sucesso a longo prazo. Muitas empresas vão gastar muito dinheiro buscando maneiras de inovar, mas não pensarão em melhorar aquilo que realmente funciona, de uma forma autêntica: confiança e relacionamento.

 

Fonte: Lifehack

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