Blog que Gera Resultados Efetivos

Blog que Gera Resultados Efetivos

Blog e resultados efetivos: como chegar lá

Zak Mustapha é um consultor que tem por missão ajudar empreendedores a aprender pelos erros cometidos por outros empreendedores. Em um post especial para o Lifehack, ele comenta sobre seus aprendizados envolvendo criação e manutenção de blogs, e compartilha 5 dicas para quem deseja poupar tempo em busca de resultados efetivos ao manter um blog:

Nada acontece da noite para o dia

Um blog popular recebe uma média de 100 mil visitantes por mês. Infelizmente, esse volume de tráfego não vêm da noite para o dia. Ok, talvez você já saiba disso. Mas vamos começar com uma estimativa de 10 mil visitantes por mês. Como você pode conseguir isso?

Google!

Se quiser obter uma chance de sucesso, precisará estar na primeira página do Google. Mais de 50% da maior parte do tráfego vem do Google para a maioria dos blogs. Um bom começo para um principiante é escrever um “skyscraper post”, a grosso modo definido como: 1) conteúdo com mais propensão de receber links na web; 2) o melhor conteúdo possível sobre o tema escolhido; 3) o conteúdo que alcance as “pessoas certas”. Simples, não? Informações detalhadas sobre o skyscraper post podem ser obtidas neste link (um claro sinal de que a regra 1 funciona mesmo!). Também se deve dar atenção às boas técnicas de SEO, chamadas de “white hat SEO”. (Jamais mexa com black hat SEO se não quiser correr o risco de ser penalizado, senão pra sempre, ao menos por um bom tempo).

A próxima maior fonte de tráfego para a maioria dos blogs vem de listas de email.

Isso significa que você precisa trabalhar duro para converter visitantes em assinantes. Portanto, pense em criar um curso gratuito, um whitepaper ou algo que possa oferecer ao visitante do seu site em troca de obter seu email.

Outra boa fonte de tráfego vem de guest posts e backlinks (links para o seu blog a partir de outros artigos e sites). Muito tráfego pode ser gerado a partir de guest posts em blogs populares, ou seja, publicar posts em blogs e a partir da publicação referenciar para o seu próprio blog, levando os leitores de um blog mais popular a visitarem o seu blog, com resultados efetivos na sua audiência.

Você não fará dinheiro se não ajudar as pessoas

Se você está apenas tentando fazer um dinheirinho rápido… não vai funcionar.
Se você está tentando construir sua imagem e influência… não vai funcionar.
Se você está tentando construir um blog popular… não vai funcionar.

Por quê?

Porque, francamente, ninguém se importa com seus objetivos. As pessoas só se preocupam com elas mesmos. Vamos ser honestos… somos todos um pouco (ou muito) egoístas. Tudo o que fazemos diz respeito a nós mesmos. Em outras palavras, se você quer criar um blog… porque alguém mais se importaria com isso? A doceria da sua rua quer vender mais doces… você acha que alguém se importa? Claro que não. As pessoas querem bons doces, elas não se preocupam com o objetivo das docerias.

Diante dessa dura e crual realidade, o que fazer?

Seu trabalho como blogueiro é ajudar as pessoas com informação e conhecimento. Você é um educador. Um professor. Se você pode fazer as pessoas mais inteligentes, elas vão querer sempre mais e você terá resultados efetivos. Se você pode resolver seus problemas e ensiná-las a fazer coisas, elas não serão capazes de viver sem você.

Então, se você quiser alguma chance de ter sucesso como um blogueiro, então é melhor você começar a ajudar as pessoas.

Você precisa de influenciadores

O trabalho em rede com influenciadores é essencial quando se trata de crescer a audiência de um blog. Não se trata de um “luxo”, mas algo absolutamente necessário se quiser ter uma chance nessa competição feroz.

Isso NÃO significa que você não possa aumentar a audiência de um blog sem influenciadores, mas apenas que vai demorar muito mais tempo que o necessário. Assim, a menos que você possa esperar por mais alguns anos, Zak recomenda que você comece a construir relacionamentos com alguns formadores de opinião para atingir resultados efetivos mais rapidamente.

Para tal feito, comece a pesquisar por blogs relativamente populares no mesmo nicho que o seu e comece a ajudá-los, da mesma forma como faria, por exemplo, com um amigo.

Nenhuma ideia é completamente original

Todos nós aprendemos uns com os outros. As ideias circulam. Cada ideia nova que você vê é apenas um conjunto de velhas ideias combinadas. Portanto, não tenha medo de repetir o que os outros dizem. Mas, isso não significa que você deve ser um papagaio.

No entanto, só porque você e outras 1 mil pessoas sabem alguma coisa, não significa que todo mundo saiba também. Haverá sempre iniciantes no tema que você deseja abordar. É muito mais fácil mirar nos iniciantes sobre um determinado assunto e, se você fizer uma rápida pesquisa no Google, irá perceber que muitos dos termos de pesquisa são de fato focados em iniciantes.

Tente buscar no Google por “[seu nicho] para iniciantes”; um exemplo: a busca pelo termo SEO, de acordo com o planejador de palavras-chave do Google retorna cerca de 1.300 buscas mensais. O que é um bom volume de busca. Geralmente, se você quiser tentar escrever um skyscraper post, deve se concentrar em um termo que retorne de 1 mil a 10 mil resultados efetivos. E pouca competição (eis um item também fundamental).

Desistir é fácil se você não é um apaixonado pelo que faz

Construir um blog não é uma tarefa fácil. Leva meses de trabalho duro. A atividade já não é a mesma de 10 anos atrás. Seu conteúdo deve ser mais aprofundado e único. Isso significa que, em vez sacar um post novo da cartola a cada 2 horas, normalmente um bom post vai demorar mais de 6 horas para ser redigido e publicado.

Haverá momentos em que você passará horas escrevendo um guest post que não será publicado; e, a frustração que sentirá disso o fará pensar em desistir. Mas, quando seu guest post for aceito, você receberá apenas alguns assinantes para o seu blog. O que o fará pensar se o tempo gasto realmente valeu a pena. O mesmo certamente acontecerá com o skyscraper post, portanto, esteja preparado. Criar um blog com muitos seguidores qualificados leva tempo e muito trabalho árduo… você está preparado para enfrentar essa tormenta?

Fonte: Lifehack

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