24h

Todos os dias

Rua Tenerife, 31 - 4º Andar

Vila Olímpia - São Paulo

(11) 3044-0710 / 3847-8920

contato@cwosp.com.br

Comparar listagens

Dicas e truques para freelancers

Dicas e truques para freelancers

Por Nadja Sayej

O coworking é onde começa o trabalho freelance, mas não onde ele termina. É preciso que o freelancer conheça seus direitos, esteja no comando de sua educação financeira e siga em frente com inspiração para o sucesso (sem cair na vala de ser “profissionalmente desempregado”). Alguns dizem que os freelancers têm a liberdade de trabalhar quaisquer 13 horas do dia da forma como bem desejarem, mas os mais espertos sabem que podem tirar algumas horas (ou até dias) de folga em uma semana de trabalho.

Como alguém que consulta, ensina e escreve livros sobre autopromoção e planejamento de negócios, acredito que os freelancers mais bem sucedidos (no campo criativo, onde trabalho), são os únicos que não seguem seus sonhos – eles os caçam e os tomam para si. Como agarrá-los? Bem, cada um tem um estilo diferente. Se você se considera uma pessoa focada, desejosa de cuidar de detalhes e fazer as coisas que não quer fazer, você estará quase lá. Se você sabe o que está fazendo… tanto melhor. Aqui vão algumas dicas e uma tonelada de links para pesquisa. Não há nenhuma “fórmula mágica”, contudo. Você tem que fazer alguma coisa sobre aquilo que aprende, porque agir é tão importante quanto o conhecimento.

Como obter o fluxo de caixa

Se você é um profissional abençoado com clientes regulares chegam até você sem maiores esforços, você é sortudo. Ou inteligente. Todo freelancer sabe que não só precisa de pagamentos regulares, como também de um “plano B” para momentos de crise. No entanto, se quiser expandir suas prospecções, normalmente ajuda pesquisar em sites especializados de oportunidades freelance como Elance, Freelance, Freelancer, Odesk e outros como Absolventa, Mars Jobs, JobsLike.me ou Takker.de.

Se encontrar uma empresa bacana e notar que o seu emprego dos sonhos não está na lista, sempre é possível escrever e oferecer suas habilidades profissionais no departamento onde costuma trabalhar. Se você é realmente apaixonado por uma marca, isso fala muito mais alto do que qualquer CV bem elaborado; e é geralmente o que motiva as pessoas a responder. Caso contrário, analise sua rede pessoal para encontrar trabalho. Sempre aconselho meus clientes a marcar um bate-papo com alguém no auge da área de atuação de interesse e perguntar como essa pessoa começou e passou a ganhar destaque profissional.

A inspiração é um motivador

É preciso ser firme na definição de um cronograma, mesmo para freelancers. O ideal é criar uma agenda online – ou offline, se preferir – onde se coloca na tela (ou no papel) as tarefas que precisam ser realizadas antes mesmo de abrir o laptop. Isso requer mudança de padrões, bem como simplificar a vida online.

Yanuar Prisantoso, designer gráfico e desenvolvedor, fundador da Denbagus.net, escreveu uma enorme lista de dicas de produtividade para webdesigners freelance, mas é preciso lembrar que não há vantagem na definição de um cronograma, se a intenção não for concluir o trabalho proposto. Por isso, a inspiração é um motivador chave. Se você não se sente inspirado, provavelmente não chegará a finalizar uma tarefa. Descubra o que te inspira e siga nessa direção – para mim, por exemplo, é encontrar o maior número possível de aplicativos com citações de jornalistas. Táticas de inspiração incluem: evitar a hesitação, aprender a dizer não, poupar energia e definir metas e até mesmo uma lousa para brainstorm.

Registre-se para uma aula grátis sobre dinheiro

O problema da maioria dos freelancers reside nas limitações de sua educação financeira. Donald Trump, em seu livro “Why We Want You To Be Rich” (Porque queremos que você seja rico), que devemos investir tempo em aprender mais sobre dinheiro, pois a “educação substitui o medo”.
Agora, como podemos nos educar financeiramente? O escritor e homem de negócios LaToya Irby é instrutora de um curso online sobre dívida e recursos financeiros. De gestão de crédito à economia pessoal, sua aula semanal é altamente recomendada em About.com. Também recomendo um ebook gratuito de Robin Sharma, o “Little Black Book For Stunning Success” (na tradução livre: “pequeno livro negro para o incrível sucesso”).

Como lidar com a burocracia

Muito do que vem a ser um freelancer tem a ver com conhecer direitos – e manifestar-se por eles. No entanto, nem tudo implica conseguir um advogado caro que não se possa pagar. Como os grandes líderes e professores do mundo nos ensinaram (e ensinam!), todo problema tem uma solução. Depende de quanto tempo desejaremos gastar em encontrar uma solução x piorar o problema. Conhecimento é poder.

A FAU (Freie ArbeiterInnen-Union) é uma união de trabalhadores livres com sede em Berlim criada para habitantes locais e estrangeiros. Para estes últimos, eles ajudam estrangeiros qualificados profissionalmente que foram explorados por seus empregadores por não conhecerem seus direitos como trabalhadores na Alemanha. A FAU oferece apoio a seus membros desde uma consultoria mais simples até o tribunal. Como parte da Associação Internacional dos Trabalhadores (IWA), a FAU orienta que os freelancers devem ser legalmente pagos no prazo de até 30 dias após a emissão de suas faturas. Eles também observam que, se um freelancer é parte integrante de um fluxo de trabalho, “então você pode ser um empregado fictício e ter os mesmos direitos de um empregado convencional”.

Além da assessoria jurídica e representação legal para seus membros, a FAU também ajuda seus integrantes a ganhar dinheiro através da publicidade ou montando um negócio próprio (entre outras oportunidades). Se você é um estrangeiro que fala inglês e gostaria de participar da FAU, escreva para eles ou confira a “foreign section” no site da organização. Se você fala alemão, saiba como participar ou preencha o formulário disponível no site.

Fonte: Deskmag

img

Laura Lopes

    Posts relacionados

    Aprendendo a Lidar com o Perfeccionismo

    Você sabe o que quer dizer a palavra perfeccionismo? Existem pessoas que possuem uma enorme...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Como identificar nossos 8 mecanismos de defesa mais comuns?

    Ser rejeitado de um emprego que você queria muito. Um ambiente social no qual você não se sente...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    15 dicas sobre como se manter motivado para realizar seus sonhos

    É fácil cair no hábito da procrastinação ou se distrair com assuntos triviais e sem...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Participe da discussão