Pular para o conteúdo
Início » Coworking Blog » Empresas: Empreendedorismo resiste em 2016

Empresas: Empreendedorismo resiste em 2016

Pondé explica

Empresas e empregos são muito importantes na economia de qualquer país.

Luiz Felipe Pondé é uma voz conhecida na defesa da liberdade de pensamento.

Nesse vídeo, de dezembro de 2015, ele faz uma defesa do empreendedorismo e dos fatores que amarram a criação de empregos.

https://coworkingoffices.com.br/wp-content/uploads/2016/10/Ponde.mp4?_=1

Empreendedorismo & Empresas

O número de novas empresas cresceu 1,0% no acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em relação ao 2º trimestre de 2016 houve queda de 2,0%.

Forma Jurídica

Na análise por classificação de forma jurídica, as MEIs (Microempreendedor Individual) continuam com papel de destaque. No acumulado do ano (janeiro a setembro de 2016), as MEIs aumentaram 6,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Na mesma base de comparação, as MEs (Microempresas) e as demais formas jurídicas recuaram 9,4% e 14,3%, respectivamente.

Esse resultado refletiu diretamente na composição da abertura de empresas. As MEIs aumentaram 3,5 pontos percentuais de sua participação, totalizando 74,2% das novas empresas, enquanto as demais categorias perderam representatividade.

Setores

Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento da Boa Vista SCPC observou que o setor de Serviços registrou ganho de representatividade. No acumulado de 2016, este setor atingiu 55,9% das novas empresas, ante 54,4% no mesmo período do ano passado.

Como Indústria e Rural praticamente permaneceram estáveis, o Comércio foi quem perdeu espaço, ao passar de 35,0% para 33,4% do total.

Regiões

O Sudeste e o Sul foram as regiões responsáveis pelo crescimento das empresas. No acumulado do ano em comparação com o mesmo período do ano anterior, registraram alta de 2,8%. As demais regiões apresentaram queda no período: Nordeste (2,5%), Norte (3,1%) e Centro-Oeste (3,4%).

Com isso, Sudeste e Sul apresentaram ganho de representatividade. O Sul passou de 16,6% para 16,7% e o Sudeste aumentou de 50,7% para 51,8%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat