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Como as empresas de marketing usam as mídias sociais para atrair novos clientes?

Como as empresas de marketing usam as mídias sociais para atrair novos clientes?

Pare e pense: o que as empresas de marketing fazem para atrair novos clientes? Afinal, elas não são tão diferentes de outros tipos de negócios baseados em serviços; empresas de marketing, grupos criativos e agências de publicidade, todas têm em comum a necessidade de atrair a atenção de clientes, criar percepção sobre suas marcas e produtos, e ganhar espaço no mercado como qualquer outro tipo de indústria. Só talvez sejam um pouco mais competitivas já que toda a concorrência usa as mesmas ferramentas e técnicas… será mesmo? A Maximize Social Media LLC, uma empresa de marketing de mídias sociais para pequenas e médias empresas dos Estados Unidos, revela os “segredos” e ferramentas que as empresas de marketing se valem para criar seus próprios negócios, e porquê. O que funciona, o que não funciona, e como usar o poder das mídias sociais para trabalhar em favor dos negócios:

Empresas de marketing amam as mídias sociais

Isso é mais verdadeiro do que você imagina: é assombroso o número de empresas que têm adotado a social media para alavancar seus negócios. Mais de 93% das empresas de marketing listam as mídias sociais como o principal meio de atrair novos negócios para seus clientes, direta ou indiretamente.

Empresas de marketing “curtem” mais as mídias sociais

Cerca de 58% dos usuários tradicionais “curtem” uma marca no Facebook, contra 86% dos profissionais de marketing. No Twitter, esse número sobe par 61% dos profissionais de marketing frente a 12% dos usuários. Porque uma diferença tão gritante? Os profissionais de marketing entendem a importância de se engajar nas redes para alcançar novos (e qualificados) contatos. Ao “curtir” e seguir marcas específicas e comentar e participar ativamente de diversos tópicos, esses profissionais criam visibilidade para seus próprios negócios.

Empresas de marketing planejam expansão… de novo!

Nos últimos 3 anos, a história tem se repetido, na medida em que mais empresas de marketing continuam a expandir sua presença nas mídias sociais. Este ano não foi diferente: cerca de 75% das empresas de marketing planejam aumentar seus esforços em social media; apenas 63% planejam manter o foco em SEO.

Profissionais de marketing amam blogs

Cerca de 80% dos profissionais de marketing interagem via blogs diariamente.

O “boca a boca” permanece em alta

Claro que não é a hora de abandonar Facebook, Twitter e outras mídias sociais, mas este dia poderá eventualmente chegar. Pesquisas apontam que cerca de 50% dos consumidores dão mais importância a pequenas comunidades em detrimento de grandes associações; mas isso não é tudo: uma tendência atual é usar o tradicional “boca a boca” em grandes sites. Esta é uma abordagem combinada que tende a funcionar muito bem para criar impacto e interesse.

Engajamento x publicidade?

As agências são mais propensas a usar a publicidade nas mídias sociais, enquanto profissionais de marketing corporativo apostam mais nas ferramentas “livres”, no engajamento dos usuários e em virais na Internet. A princípio, isso pode soar pouco intuitivo, já que o senso comum levaria a supor que grandes corporações gastariam muito dinheiro para se engajarem na web. Isso é uma verdade, mas nem sempre da maneira esperada. Muitas dessas empresas investem altas somas visando proporcionar incentivos, descontos e outras ações que levem ao envolvimento dos usuários ao invés do “marketing pelo marketing”. Isso não só é mais eficaz, como também menos oneroso e mais propenso a ajudar a bater as metas de ROI.

Criação de impacto sobre a marca

Mais de 70% dos profissionais de marketing acreditam que a publicidade nas mídias sociais servem mais para criar impacto sobre a marca do que gerar uma resposta direta dos consumidores; por outro lado, mais de 65% dos anunciantes de marcas esperam gerar conversões e vendas a partir de uma campanha de publicidade em mídias sociais. Se isso parece estranho, você está certo. É mesmo. Infelizmente as expectativas são altas em ambos os lados e revelam a necessidade de um maior entendimento sobre resultados e objetivos.

Mantenha o CEO envolvido no processo

Isso soa um pouco simplista mas é muito efetivo. Mais de 80% dos compradores revelam dar mais valor a uma marca ou empresa quando o CEO ou gerente geral são ativos nas mídias sociais. Infelizmente, aproximadamente 40% dos executivos de anúncios têm uma longa estrada pela frente nesse sentido, já que muitos dizem que seus CEOs “ou não ligam ou pouco se interessam sobre a reputação da empresa nas mídias sociais”. A verdade é que muitos políticos famosos, celebridades e – sim – muitos CEOs importantes podem terceirizar esse trabalho para um especialista em comunicação nas mídias sociais. O que é, de fato, uma excelente alternativa do que simplesmente não fazer nada ou dar a impressão de que a marca ou empresa não se importa com seus canais nas redes.

Mantenha a comunicação por email

Até pouco tempo atrás, o email era a principal forma de entrar em contato com gerentes e CEOs; embora ainda seja de grande importância, atualmente essa forma de contato é vista como apropriada somente APÓS o cultivo de uma relacionamento via mídias sociais ou outros meios. 90% dos líderes ainda checam seus emails diariamente; 2 em cada 3 usam o LinkedIn e 55% usam o Facebook.

Mantenha um blog atualizado

Parece coisa do passado mas manter um blog é ainda uma das principais maneiras de construir uma forte reputação online. Simples e efetivo, então porque não criar um para sua empresa ou negócio?

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Laura Lopes

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