24h

Todos os dias

Rua Tenerife, 31 - 4º Andar

Vila Olímpia - São Paulo

(11) 3044-0710 / 3847-8920

contato@cwosp.com.br

Comparar listagens

Como as empresas de marketing usam as mídias sociais para atrair novos clientes?

Como as empresas de marketing usam as mídias sociais para atrair novos clientes?

Pare e pense: o que as empresas de marketing fazem para atrair novos clientes? Afinal, elas não são tão diferentes de outros tipos de negócios baseados em serviços; empresas de marketing, grupos criativos e agências de publicidade, todas têm em comum a necessidade de atrair a atenção de clientes, criar percepção sobre suas marcas e produtos, e ganhar espaço no mercado como qualquer outro tipo de indústria. Só talvez sejam um pouco mais competitivas já que toda a concorrência usa as mesmas ferramentas e técnicas… será mesmo? A Maximize Social Media LLC, uma empresa de marketing de mídias sociais para pequenas e médias empresas dos Estados Unidos, revela os “segredos” e ferramentas que as empresas de marketing se valem para criar seus próprios negócios, e porquê. O que funciona, o que não funciona, e como usar o poder das mídias sociais para trabalhar em favor dos negócios:

Empresas de marketing amam as mídias sociais

Isso é mais verdadeiro do que você imagina: é assombroso o número de empresas que têm adotado a social media para alavancar seus negócios. Mais de 93% das empresas de marketing listam as mídias sociais como o principal meio de atrair novos negócios para seus clientes, direta ou indiretamente.

Empresas de marketing “curtem” mais as mídias sociais

Cerca de 58% dos usuários tradicionais “curtem” uma marca no Facebook, contra 86% dos profissionais de marketing. No Twitter, esse número sobe par 61% dos profissionais de marketing frente a 12% dos usuários. Porque uma diferença tão gritante? Os profissionais de marketing entendem a importância de se engajar nas redes para alcançar novos (e qualificados) contatos. Ao “curtir” e seguir marcas específicas e comentar e participar ativamente de diversos tópicos, esses profissionais criam visibilidade para seus próprios negócios.

Empresas de marketing planejam expansão… de novo!

Nos últimos 3 anos, a história tem se repetido, na medida em que mais empresas de marketing continuam a expandir sua presença nas mídias sociais. Este ano não foi diferente: cerca de 75% das empresas de marketing planejam aumentar seus esforços em social media; apenas 63% planejam manter o foco em SEO.

Profissionais de marketing amam blogs

Cerca de 80% dos profissionais de marketing interagem via blogs diariamente.

O “boca a boca” permanece em alta

Claro que não é a hora de abandonar Facebook, Twitter e outras mídias sociais, mas este dia poderá eventualmente chegar. Pesquisas apontam que cerca de 50% dos consumidores dão mais importância a pequenas comunidades em detrimento de grandes associações; mas isso não é tudo: uma tendência atual é usar o tradicional “boca a boca” em grandes sites. Esta é uma abordagem combinada que tende a funcionar muito bem para criar impacto e interesse.

Engajamento x publicidade?

As agências são mais propensas a usar a publicidade nas mídias sociais, enquanto profissionais de marketing corporativo apostam mais nas ferramentas “livres”, no engajamento dos usuários e em virais na Internet. A princípio, isso pode soar pouco intuitivo, já que o senso comum levaria a supor que grandes corporações gastariam muito dinheiro para se engajarem na web. Isso é uma verdade, mas nem sempre da maneira esperada. Muitas dessas empresas investem altas somas visando proporcionar incentivos, descontos e outras ações que levem ao envolvimento dos usuários ao invés do “marketing pelo marketing”. Isso não só é mais eficaz, como também menos oneroso e mais propenso a ajudar a bater as metas de ROI.

Criação de impacto sobre a marca

Mais de 70% dos profissionais de marketing acreditam que a publicidade nas mídias sociais servem mais para criar impacto sobre a marca do que gerar uma resposta direta dos consumidores; por outro lado, mais de 65% dos anunciantes de marcas esperam gerar conversões e vendas a partir de uma campanha de publicidade em mídias sociais. Se isso parece estranho, você está certo. É mesmo. Infelizmente as expectativas são altas em ambos os lados e revelam a necessidade de um maior entendimento sobre resultados e objetivos.

Mantenha o CEO envolvido no processo

Isso soa um pouco simplista mas é muito efetivo. Mais de 80% dos compradores revelam dar mais valor a uma marca ou empresa quando o CEO ou gerente geral são ativos nas mídias sociais. Infelizmente, aproximadamente 40% dos executivos de anúncios têm uma longa estrada pela frente nesse sentido, já que muitos dizem que seus CEOs “ou não ligam ou pouco se interessam sobre a reputação da empresa nas mídias sociais”. A verdade é que muitos políticos famosos, celebridades e – sim – muitos CEOs importantes podem terceirizar esse trabalho para um especialista em comunicação nas mídias sociais. O que é, de fato, uma excelente alternativa do que simplesmente não fazer nada ou dar a impressão de que a marca ou empresa não se importa com seus canais nas redes.

Mantenha a comunicação por email

Até pouco tempo atrás, o email era a principal forma de entrar em contato com gerentes e CEOs; embora ainda seja de grande importância, atualmente essa forma de contato é vista como apropriada somente APÓS o cultivo de uma relacionamento via mídias sociais ou outros meios. 90% dos líderes ainda checam seus emails diariamente; 2 em cada 3 usam o LinkedIn e 55% usam o Facebook.

Mantenha um blog atualizado

Parece coisa do passado mas manter um blog é ainda uma das principais maneiras de construir uma forte reputação online. Simples e efetivo, então porque não criar um para sua empresa ou negócio?

img

Laura Lopes

    Posts relacionados

    5 Maneiras de se conectar digitalmente com clientes

    Se conectar digitalmente com clientes é uma necessidade. As principais marcas sabem que...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    4 Métricas de SEO (CMOs usam) para ampliar vendas

    Saber quais métricas importam - e como utilizá-las para provar o impacto do marketing na receita...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Como executar uma campanha de conteúdo gerado pelo usuário

    Embora existam muitas maneiras de executar uma campanha de conteúdo gerado pelo usuário, existem...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Participe da discussão