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Como aplicar estratégias de endomarketing com sua empresa alocada em espaços de coworking?

Manter o engajamento e a produtividade da equipe pode ser desafiador. Por conta disso, o endomarketing, também conhecido como comunicação interna, é a chave para o sucesso das empresas. Isso pode acontecer a partir do crescimento de dentro para fora – isto é, por meio de ações que melhoram o rendimento dos colaboradores.

Endomarketing: o que é como ele pode ajudar a sua empresa?

O endomarketing, ou marketing interno, é uma estratégia institucional voltada às ações internas de uma empresa. De modo geral, tem como objetivo melhorar a imagem da marca entre os colaboradores e contribuir para a motivação da equipe, reduzindo o turnover (índice de rotatividade dos funcionários).

Por exemplo, imagine uma empresa de automação residencial. Nela, trabalham funcionários de diversos departamentos, como Tecnologia, Desenvolvimento de Sistemas, Instalação e Vendas. Quando os profissionais envolvidos estão satisfeitos com o ambiente de trabalho, a produtividade melhora consideravelmente. Já se os colaboradores se sentem desmotivados, os resultados podem não ser positivos. Como consequência disso, o público tem uma visão específica sobre o seu negócio e as ações da sua empresa. 

Afinal, quando algo não vai bem, a qualidade é afetada e, desse modo, a organização pode perder clientes. Sendo assim, a intenção do endomarketing é motivar os colaboradores, para que eles realmente se sintam parte da empresa e tenham uma boa produtividade. Consequentemente, ao melhorar o que há dentro do seu negócio, o público de fora passa a ver a empresa com melhores olhos.

Basicamente, o endomarketing vê os colaboradores como uma espécie de cliente interno da empresa. Ou seja, assim como os consumidores, os funcionários precisam desfrutar de uma experiência positiva com a marca, para que se sintam parte da organização. Com isso, é possível valorizá-los. De acordo com as estatísticas, a valorização é responsável pela satisfação de 78% dos colaboradores, com um aumento de 65% da produtividade e, ainda, 51% dos funcionários se mantêm fiéis à organização. Além disso, o endomarketing não se limita aos objetivos de cada equipe, para a motivação dos colaboradores. 

A estratégia inclui a personalização de ações, verificando como cada indivíduo pode contribuir para melhorar o ambiente de trabalho. Por exemplo, em uma empresa de motoboy rápido é interessante saber não apenas como os motoqueiros se sentem como um todo, mas entender o que aflige cada um deles, seus principais medos, angústias e se há alguma coisa interferindo na vida profissional. Ou seja, o endomarketing precisa ser empático com todas as “dores” dos funcionários para trazer bons frutos.

Mas, como aplicar o endomarketing em espaços de coworking?

A aplicação de estratégias de endomarketing pode ser facilmente visualizada quando aplicada em empresas bem estruturadas, com departamentos segmentados e uma equipe de RH (Recursos Humanos) e Marketing em sintonia.  No entanto, os novos modelos de trabalho têm mudado as formas de planejamento corporativos. Hoje em dia, com o advento do coworking (espaços compartilhados), onde é possível dividir o mesmo ambiente com vários profissionais, nem sempre da mesma empresa, tem modificado as relações das organizações.

Assim, um ortopedista em Dourados não precisa estar em uma clínica ou hospital, mas pode ter um espaço para atendimento aos pacientes diretamente em escritórios compartilhados – com salas privativas. O coworking permite, inclusive, que negócios online possam ter um local reservado para endereço comercial e atendimento ao cliente. Desse modo, uma agência voltada para a contratação de casting para novelas, por exemplo, que não possui um estabelecimento próprio, somente um site na internet, pode optar por alugar um coworking nos momentos de seleção de elenco e reuniões presenciais.

Mas, diante desse cenário, como é possível aplicar estratégias de endomarketing no coworking? A seguir algumas dicas que podem ser bem proveitosas:

#1 Oriente o propósito dos funcionários

Cerca de 73% dos funcionários afirmam que estão satisfeitos com o trabalho em uma determinada empresa, quando são orientados para um propósito e estão envolvidos com suas atividades. Esse sentimento independe de local físico, já que é necessário despertar o interesse dos colaboradores para que se sintam norteados e com um propósito. Nesse sentido, é fundamental ter uma comunicação aberta, direcionada e objetiva com todos da equipe, mesmo nos espaços de coworking. 

O objetivo é deixar os colaboradores por dentro dos “porquês” da empresa, para que se sintam parte de algo maior, os envolvendo em todo o processo. Por exemplo, uma organização voltada à produção de prótese de cabelo pode alugar um escritório privativo em um prédio de coworking. Assim, é responsabilidade dos gestores orientarem o tipo de trabalho a ser feito, como realizá-lo  e quais são os objetivos de cada tipo de prótese. 

Como consequência, os profissionais têm um direcionamento maior sobre o trabalho a ser realizado.

#2 Faça reuniões semanais

As reuniões consistem em uma boa maneira de repassar mensagens, transmitir informações e ter uma comunicação clara com os colaboradores. Em espaços de coworking, assim como nas pequenas empresas, o ideal é realizar encontros semanais, para que os gestores possam acompanhar de perto o desenvolvimento de cada funcionário. Além disso, as reuniões ajudam os funcionários em caso de dúvidas, ainda mais quando a empresa tem um coworking rateado com outros negócios. Dessa maneira, é possível manter os colaboradores ligados no que estão fazendo, sem ter interesse em outros empreendimentos que também compartilham o local.

#3 Transparência nas mensagens

A estratégia de endomarketing em um coworking é uma ferramenta muito poderosa. Diante disso, não basta somente ter uma comunicação interna assertiva, é preciso alinhar as mensagens com os princípios da organização e, mais ainda, compartilhar dados transparentes com os funcionários. Com isso, é possível elevar o nível da confiança dos colaboradores e, consequentemente, da corporação no mercado.

Além de melhorar a confiabilidade dos colaboradores, uma mensagem transparente é capaz de:

  • Fazer a empresa ter mais reconhecimento no mercado;
  • Colaborar para o aumento da produtividade;
  • Ajudar a empresa a alcançar mais clientes;
  • Evitar ruídos durante a comunicação com os funcionários.

 

Vale lembrar que uma equipe valoriza muito a transparência nas interações; por isso, uma conversa franca é vista como uma das principais responsáveis pela felicidade e satisfação dos colaboradores.

#4 Faça treinamentos de capacitação em salas reservadas

A versatilidade dos espaços de coworking permite a locação de diferentes ambientes de trabalho, incluindo as salas reserva no escritório.  Aliás, espaços de coworking são ótimos, principalmente quando a intenção é realizar um treinamento dos colaboradores.Por exemplo, ao ensinar novas formas de aplicação da pintura epóxi em metal, algo bem específico, com um novo produto de mercado, por exemplo, a empresa pode procurar um local privativo e, assim, realizar o treinamento – com palestras, testes, entre outros.

Mais do que isso, a capacitação é uma forma de investir em melhorias da empresa, independente do segmento que a organização em questão atua. Um curso de atendimento ao cliente pode ser o que faltava para conquistar novos consumidores. Além disso, com uma equipe mais qualificada e engajada, e com profissionais mais bem preparados, pode-se ter uma fidelização maior de parceiros.

#5 Reforce ações que beneficiam a empresa

Imagine que um serviço de decalque do chassi tenha tido bons resultados nos últimos meses, devido à facilitação de documentos de transferência, bem como a apresentação do laudo aos órgãos de trânsito. Nesse cenário, é possível que os clientes fiquem muito satisfeitos, já que o trabalho está sendo feito com maior rapidez e eficiência. Diante disso, é necessário reforçar o quanto essas ações beneficiam a empresa e elogiar as práticas dos funcionários. 

Isso fará com que eles se sintam especiais e, consequemente, o sentimento de pertencimento e satisfação irá aflorar. Focar apenas em críticas não é a melhor alternativa para um endomarketing eficaz. Afinal, ninguém gosta de levar só “porrada”, ainda mais quando os resultados mostram um aumento na lucratividade e outros ganhos da empresa.

#6 Faça o planejamento de eventos fora do escritório

Todo mundo gosta de uma boa festa. Com as confraternizações da empresa, não é diferente. Esses eventos são parte das estratégias de endomarketing, pois eles podem aproximar os colaboradores e promover uma interação maior, fora do ambiente de trabalho. Mesmo nos escritórios compartilhados, onde tem-se uma grande rede de relacionamento e networking, grande parte dos assuntos concentram-se em temas corporativos. 

Por isso, as festas são uma ótima oportunidade dos profissionais mostrarem quem são fora da empresa. Em geral, as confraternizações são marcadas no final de ano, quando é possível reunir a maior parte da equipe e, ainda, aproveitar o momento para uma breve despedida (já que a maioria dos empreendimentos entra em recesso durante o Natal e Revéillon).

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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