Os 5 Principais Erros Que Todo Empresário Comete

Os 5 Principais Erros Que Todo Empresário Comete

Empresário à prova de erros? esqueça

Todo empresário comete erros, e uns são mais comuns que outros. Adam Fridman, fundador da startup norte-americana MeetAdvisors, dedicada a aconselhar empreendedores em seus primeiros passos no mundo dos negócios, destaca algumas armadilhas que, de acordo com ele, são comuns a todo empresário, não importa a experiência ou ramo de negócio:

O primeiro empreendimento será único

Começar algo novo é absolutamente emocionante. É uma experiência que não pode realmente ser descrita por palavras. Assistir algo que criamos, especialmente um negócio, e fazê-lo crescer, é algo muito estimulante para um empresário. No entanto, é muito fácil embarcar em um novo empreendimento e pensar: “É isso. Eis a minha grande oportunidade.” Infelizmente, é preciso mais do que algumas tentativas para colocar os negócios nos trilhos. Procure qualquer empresário bem sucedido – o empreendimento que fez sucesso em suas mãos não foi o primeiro, e é algo que todo empresário precisa manter em mente. “Todo empresário superestima o valor de sua ideia”, afirma Matthew Work, CEO da Quick Left. “Pela minha experiência, é a execução, o tempo e também muita a sorte que superam o campo das ideias para determinar o sucesso de um empreendimento”.

Arrogância

Outro erro muito comum cometido por boa parte do empresariado é permiti-se arrogante. A confiança é um aspecto crítico do empreendedorismo, mas é preciso lembrar que há uma linha tênue separando confiança de arrogância, e cada empresário fica, em um momento ou outro, com a cabeça nas nuvens. Temos uma série de razões para estarmos orgulhosos de nós mesmos, mas nada de bom vem de nos colocarmos como supremos sabedores da verdade. O processo de perceber que não somos perfeitos não é fácil, mas é um insight que cada empreendedor precisa viver para superar e avançar.

Fazer tudo sozinho

Há exatamente zero empresários que obtiveram sucesso indo atrás de tudo absolutamente sozinhos. Eles simplesmente não existem. Isso não significa que nós não pensamos que poderíamos fazê-lo, em algum momento ou outro. O problema tende a estar nas pessoas que pensam que os esforços de colaboração de alguma forma retiram a legitimidade de seu trabalho, uma mentalidade que é extremamente perigosa, apesar de ser muito comum. “Sua equipe é o seu maior trunfo”, afirma Jay Swoboda, CEO da Dabble. “Seu tempo é precioso e tentar fazer tudo sozinho irá resultar em uma série de projetos que serão todos ‘meio-concluídos’. Sua equipe pode fornecer energia através de detalhes, libertando-o de se concentrar em ‘tudo ao mesmo tempo agora’ mas em obter os parceiros ideais para cada momento do negócio”.

Ignorar aqueles ao seu redor

Da mesma forma, os empresários podem aprender a se cercar de uma grande equipe, mentores e amigos que estão dispostos a apoiá-los, porém mantêm seus olhos focados unicamente neles. Isso geralmente é um erro mais passivo, já que os empresários tendem a não perceber que fazem isso. Isso não os torna melhor, contudo; a atenção deve ser dedicada, em absoluto, àqueles que o cercam. Tire um tempo para reconhecer o quanto essas pessoas te ajudaram; afinal de contas, sem as pessoas certas, um grande empreendimento empresarial simplesmente não seria possível.

E se …?

As duas palavras mais terríveis que um empresário pode proferir são: “E se …?”. São palavras perigosas, e elas representam cada pensamento negativo que um empreendedor pode ter. O problema? Já está bem entendido. E se não funcionar? E se eu falhar? E se eu não puder fazer isso? Então você vai aprender uma lição importante e seguir em frente, eis o que irá acontecer. Os empresários não tratam com hipóteses. Temos uma ideia e a tornamos realidade, simplesmente isso.


Fonte: INC.com

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

[index]
[index]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]