24h

7 dias

Rua Tenerife, 31 - 4º Andar

Vila Olímpia - São Paulo

(11) 3044-0710 / 3847-8920

[email protected]

Espaços de coworking como alternativa ao isolamento do home office

Espaços de coworking como alternativa ao isolamento do home office

Para quem acompanha o avanço da tecnologia e conhece os mais diferentes formatos de trabalho encontrados atualmente, a expressão home office é bastante familiar.

Trabalhar diretamente de casa oferece vários benefícios para um profissional, sendo o mais conhecido deles a otimização do tempo perdido no transporte público e no trânsito diariamente.

Além disso, alguns empresários perceberam que a produtividade poderia ser melhor, afinal, muitas vezes o ambiente de trabalho pode gerar dispersão e diminuir o ritmo de uma equipe.

Mas, para que o formato seja eficiente, é preciso ter muita disciplina e foco. Muitas vezes, um escritório pode trazer o senso de urgência e, com isso, a demanda diária pode ser cumprida mais facilmente.

Há vantagens e desvantagens que envolvem o estilo de trabalho home office, cabendo a cada empresa avaliar o melhor formato para a sua rotina. Para entender um pouco mais sobre o tema, siga a leitura deste artigo.

Home office e isolamento

O home office tornou possível que profissionais que realizam trabalhos como o de vendas de sistema de monitoramento de descargas atmosféricas, onde a ferramenta de trabalho envolve um computador com acesso à internet e um telefone para prospecção de clientes, pudessem desenvolver o seu trabalho diretamente no conforto do seu lar.

Certamente há diversos benefícios com o formato home office, tais como:

  • Aproveitar o tempo perdido no trânsito em outra atividade;
  • Produzir um volume de trabalho maior;
  • Organizar a rotina e executar o trabalho de modo personalizado;
  • Diminuir os custos gastos com transporte e alimentação.

Mas, mesmo com vantagens tão interessantes como as mencionadas, uma das grandes dificuldades que surgiu com o home office foi o isolamento profissional.

Apesar de algumas funções, como a de manutenção elétrica predial, não permitirem um trabalho realizado em casa, grande parte dos funcionários que atuam com serviços de escritório, utilizando dispositivos para a realização de suas funções, sofrem com a solidão em suas atividades.

Síndromes psicológicas resultantes do isolamento

O home office pode trazer o isolamento e, com isso, até mesmo alguns quadros psicológicos que atrapalham no desempenho do profissional.

Falta de motivação, depressão e quadros de estresse podem ser alguns exemplos disso.

Por isso, muitas empresas já buscam alternativas que tragam benefícios para os seus funcionários, apostando em formatos mistos de trabalho, onde é preciso comparecer presencialmente durante a semana em dias alternados.

Desse modo, todo o processo da rotina empresarial é alinhado, e a equipe interage de modo mais eficiente, trazendo resultados para a empresa.

Mas mesmo para os profissionais que atuam em um formato exclusivo de home office, existe uma estratégia relativamente recente, mas que tem se mostrado bastante vantajosa: o uso dos coworkings.

Coworking: o que é e como ele pode ser uma solução

Certamente você já deve ter ouvido falar em coworking. O conceito unifica vários escritórios em um estabelecimento, podendo ser utilizado por um profissional especializado em inspeção NR 13, ao mesmo tempo em que na mesa ao lado está um empresário do ramo da arquitetura.

Há planos interessantes e vantajosos, que trazem o benefício de uma estrutura completa, com custos menores do que manter uma empresa funcionando de maneira independente e individual.

Por isso, o coworking tem sido visto como uma solução para muitos empresários, que apostam no formato para ampliar o seu networking, diminuindo seus gastos com locação de um imóvel e ampliando a sua expertise.

Coworking e expansão de contatos

Um dos maiores benefícios encontrados nos espaços de coworking é a expansão de contatos, também conhecida como networking.

Se você trabalha com organização de eventos e, na mesa ao lado você encontra uma empresa que atua com grupo de geradores, esse contato pode render uma parceria interessante.

Desde indicações até trabalhos em conjunto, o coworking pode ser uma estratégia para que você se engaje de modo mais eficiente no seu segmento, ao mesmo tempo em que conhece mais sobre vários outros negócios.

Isso não só pode gerar contatos mais promissores para a sua empresa, como também ampliar a sua área de atuação.

Parcerias e crescimento de negócios

Quando se está em um local onde há profissionais engajados e comprometidos com o trabalho, a possibilidade de que o clima de motivação se espalhe pelo ambiente é maior.

Isso envolve, desde a iniciativa de parcerias em empresas com sinergia entre as suas atividades, como também uma maneira interessante de fazer com que a sua marca cresça no mercado.

Um profissional que atue na área de emissão de laudo de periculosidade posto de gasolina certamente pode firmar uma parceria com um empresário que exerça trabalhos para emissão de laudos de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que garantem as condições de uma edificação para combate a incêndios.

Desse modo, o coworking pode ser uma forma bastante prática de iniciar novas parcerias e aumentar o seu negócio.

Ambiente colaborativo

Levando em consideração que o coworking é um espaço dividido por diversos profissionais ao mesmo tempo, é possível dizer que ele se torna um ambiente colaborativo.

Com empresários que se ajudam mutuamente, além de pessoas preocupadas em respeitar o espaço coletivo, é possível desfrutar de um clima harmonioso e eficiente.

Apesar de um coworking não ser o espaço de uma única empresa, o ambiente colaborativo deixa a rotina muito mais produtiva, pois há o interesse em manter um local devidamente organizado e agradável para o uso de todos.

Além disso, é possível receber um suporte de outros profissionais que estejam no espaço e que possam oferecer um apoio durante uma necessidade, tanto em termos comerciais quanto em pessoais.

Afinal, quem nunca comentou com um colega sobre uma demanda pessoal, como precisar renovar a CNH suspensa e vencida e obteve um suporte de alguém que resolveu a mesma questão há poucos dias?

Por isso, ao comparar o formato home office com o de um coworking, é possível mencionar pontos positivos como a convivência harmoniosa entre variados funcionários.

Adquirindo novos conhecimentos e aprendizados

Em um coworking você pode desfrutar de um local completo, que fornece uma estrutura com equipamentos, mobiliários e profissionais que possam oferecer os seus serviços para que a rotina do espaço funcione organicamente.

Há muitos coworkings que buscam entender o que os seus colaboradores precisam e, com isso, trabalham melhorias internas, comportando até mesmo palestras e treinamentos para promover aprendizados interessantes.

Por isso, o ambiente ainda pode ser o local perfeito para que você possa aperfeiçoar habilidades e conhecer métodos que possam auxiliar na sua rotina profissional.

Um empresário que atue com o desenvolvimento de sistema de execução de manufatura, por exemplo, pode participar de um treinamento do coworking que ofereça material para que seja possível administrar de modo mais eficiente o tempo de trabalho.

Ademais, há chance de aprender com funcionários de diversos segmentos sobre vários temas, que podem ajudar você a compreender mais sobre uma área de atuação e, com isso, despertar novas ideias de atuação para o seu negócio.

Nesse sentido, o coworking pode ser uma alternativa bastante eficaz para que você se desenvolva nos mais diversos aspectos, ampliando a sua expertise e abrindo novas possibilidades comerciais.

Alternando entre home office e coworking

Depois de conhecer os principais benefícios envolvidos na utilização de um coworking, você pode facilmente alternar entre as duas modalidades, encontrando o ponto de equilíbrio ideal para o seu trabalho.

Isso quer dizer que um empresário que atue com o sistema de pressurização residencial pode facilmente colher as vantagens de trabalhar dentro da sua residência, quando onde o seu negócio exige maior concentração, ao mesmo tempo em que pode recorrer ao coworking para melhorar o seu networking.

Em termos profissionais, é preciso encontrar métodos eficientes de trabalho, que possam render bons frutos para a sua empresa.

Isso pode envolver facilmente etapas onde é preciso desfrutar de um espaço mais isolado, que permite que você volte sua atenção para o desenvolvimento de um novo projeto, encontrando o ambiente mais calmo e silencioso.

E, posteriormente, um local onde a dinâmica de vários profissionais possa resultar em um processo prático criativo, que ofereça uma interação abrangente com empresários de outros setores e, nesse caso, possa inspirar ainda mais o seu trabalho.

Para optar por um espaço de coworking que possa atender às suas necessidades, você pode visitar diferentes locais e conhecer melhor a estrutura de vários deles, como um modo de selecionar o que mais combinar com o seu perfil de trabalho.

Desse modo, você pode colher os benefícios mencionados neste artigo, tornando-se um profissional muito mais produtivo e com bons contatos em diferentes áreas, fazendo com que o seu negócio ganhe ainda mais relevância e possa alcançar bons resultados. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

img

Laura Lopes

Posts relacionados

Mercado Imobiliário em alta

O mercado imobiliário teve uma grande recuperação em 2019. Acima de tudo, existem fortes...

Continue lendo
por Coworking Offices

7 perguntas indispensáveis para viralizar vídeos de marketing no YouTube

Quer produzir vídeos de marketing bem persuasivos, onde os temas sejam tratados de forma fácil e...

Continue lendo
por Laura Lopes

Retrospectiva 2019 já com gostinho de 2020

Ufa, tá terminando 2019! E 2020 tem tudo para ser um grande ano! Afinal, 2019 foi o ano de...

Continue lendo
por Laura Lopes

Participe da discussão