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Estratégia de Marketing de Conteúdo Bem Sucedida em 5 passos

Estratégia de Marketing de Conteúdo & Inbound Marketing

A ideia por trás da expressão “Marketing de Conteúdo” pode dar a impressão de que o Marketing é mais importante que o conteúdo.

Mas é só impressão: essa estratégia, também conhecida por “Inbound Marketing”, para ser efetivamente bem sucedida requer foco absoluto em relevância de conteúdo. Algo como conteúdo 90% x 10% marketing (Social Ads e link patrocinado).

Concluindo, pensar em relevância de conteúdo não é o mesmo que pensar em marketing. É, antes, procurar pensar em um conteúdo de excelência sobre determinado tema, com foco exclusivo no leitor/usuário.  

Neste post, abordaremos 5 passos para uma estratégia de marketing de conteúdo bem sucedida focada exclusivamente nas necessidades dos leitores/usuários do seu site/blog.

Acima de tudo, é para eles que o conteúdo é produzido, não é mesmo? Se não é, já fica a primeira dica: tem que ser.

#1. Crie engajamento com seu público


Pense na questão de criar engajamento com seu público (Inbound Marketing) como um ciclo básico, que se inicia, se alimenta, produz resultados, e volta ao ponto inicial. Para começar tudo outra vez.

Dentro dessa premissa, o “início” parte justamente da busca do tema principal – ou dos temas principais, desde que correlatos – que irão nortear a produção de conteúdo do seu site, blog ou social media.

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Faça por partes:

Primeiro escolha do tema principal,

Em seguida parta para a escolha das palavras-chaves (keywords) que irão nortear a produção de conteúdo. Aqui elas cumprirão um papel fundamental no quesito SEO, que é o conjunto de regras que os chamados “robôs de busca” se valem para pesquisar os melhores conteúdos na web em frações de segundo. Consequentemente apresentar esse resultado, por exemplo, na primeira página do Google. (Já pensou sua página lá também, apenas produzindo conteúdo relevante? Sim, isso é perfeitamente possível!).

#2. Interaja com seu público


Escolhidas as palavras-chave principais que nortearão a estratégia de conteúdo. Pense em no mínimo 10 e no máximo 20 palavras-chave.

Você irá notar, com o passar do tempo, que outras palavras surgirão naturalmente. Provavelmente serão secundárias. Portanto deixe-as de lado nesse momento e concentre-se no que interessa.

Agora você pode finalmente se debruçar na produção de conteúdo relevante – o mais relevante possível! – associado a essas palavras-chave.

O mais importante vem agora: onde buscar inspiração para a produção desse conteúdo relevante? Provavelmente se olhar ao redor na sua mesa, na sua empresa, e principalmente fora dela, que encontrará várias inspirações possíveis como fonte preciosa de conteúdo relevante para o seu site ou blog:

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    • Um meetup regular, ou mesmo um evento do qual participe ou organize
    • Um bate-papo com aquele executivo que acabou de entregar um projeto importante
    • O colega do departamento ao lado que está envolvido em um projeto importante, mas não é executivo;

Observe como todas essas pautas de conteúdo, sendo autorais/originais, não foram simplesmente “colhidas na web”. Isso significa que, basicamente, o conteúdo mais rico – e consequentemente o mais relevante possível – é baseado no mundo real e seus resultados efetivos.

Pesquisa & exclusividade

Isso não exclui, de forma alguma – pelo contrário! – a pesquisa e coleta de material na web para a produção de um conteúdo relevante: ele só deixa de ser exclusivo. Considerando que a exclusividade confere o maior peso atribuído a um robô de busca para um conteúdo específico na web, é recomendável não desperdiçar essa chance de fazer um bom marketing de conteúdo.

Mas… o que tudo isso tem a ver com interação com o público?

Bem, siga essas dicas que você vai entender. Afinal, seus leitores provavelmente vão curtir seu conteúdo e entrarão em contato, de alguma forma. Mas a interação com a sua audiência estará garantida, e aí caberá a você interagir com seu público da melhor forma possível. De preferência mimando-o com promoções eventuais de brindes, sorteios, ou mesmo conteúdos inéditos para baixar ou compartilhar.

#3. Inicie uma Campanha de Social Ads


Social Ads é como são conhecidos os anúncios exibidos nas mais diversas plataformas de mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Cada plataforma tem seu modelo próprio e de precificação de anúncios. O  Facebook é a principal delas pelo simples fato de ser a mídia social mais popular do mundo – possui 120 milhões de usuários ativos só no Brasil.

Da mesma forma, vale lembrar que a escolha da “melhor plataforma” para criar conteúdo e campanha de anúncios também obedece ao critério da relevância seguida pelos robôs de busca. Ou seja, não é porque existem 10 plataformas de mídias sociais no mercado que a sua empresa precisa marcar presença em todas elas.

Otimize seu tempo e encontre a que for ideal para comunicar o conteúdo ( Inbound Marketing) mais relevante ao seu público.



Vamos tomar o Facebook como exemplo, por ser a social media mais popular do mundo. 

Cerca de  25% da população mundial usa o Facebook regularmente. É, praticamente, uma “segunda internet”. Como resultado, merece atenção especial.

A primeira dica na criação de uma campanha de anúncios no Facebook é:

Resista ao impulso de comprar qualquer sugestão feita pelo próprio Facebook“.

Pode soar estranho, mas seguir recomendações a partir de sugestões feitas pela plataforma para “impulsionar” este ou aquele post fará com que você gaste muito mais dinheiro.  Por outro lado, dificilmente  atingirá seus objetivos de campanha.

O que fazer então?

Teste, teste e teste

Comece bem devagar, e teste, teste muito e teste o tempo inteiro.

Social media tem muito mais a ver com Psicologia Social do que com Ciências Exatas.

O que significa dizer que, a partir da produção de matéria relevante, sem investimento em social ads, ao longo do tempo – o ideal recomendado são 3 meses – você pode iniciar uma campanha de anúncios no Facebook. Consequentemente deverá testar vários tipos de anúncios em uma mesma campanha, inclusive.

Aqui, o investimento inicial em relevância de assuntos ~apenas~ será recompensado com públicos do tipo “look-a-like”. O público engajado, que você já conquistou na etapa inicial de produção de conteúdo, “parecido com” na tradução literal.  Isso garantirá o menor investimento em anúncios no Facebook com o maior retorno possível, pode apostar.

#4. Analise as métricas

O Facebook Insights provê dados detalhados sobre estatísticas de acesso à sua página na rede.

E é a partir desses dados – que só terão relevância se respeitarem o devido tempo para serem gerados, ou seja, os mesmos 3 meses do tópico anterior – que o Facebook se baseará para criar a sua campanha de anúncios do tipo “look-a-like” e com isso divulgar sua página apenas a audiência desejada.

Analisando as métricas gerais – que também podem ser personalizadas – é possível nortear a produção de conteúdo. Sempre tendo em vista os temas que são mais populares entre os usuários da página (Inbound Marketing).

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O Google Analytics também provê dados detalhados e não deve ser esquecido. Por isso, lembre-se de plugar seu site ou blog a ele assim que lançar seu projeto.

Siga os 3 primeiros passos deste post, deixando a campanha no Google Adwords por último. Ela também será secundária à produção de conteúdo.

#5 Recomece tudo outra vez

Definida toda a estratégia de conteúdo no que se refere ao mais importante:

  • Em primeiro lugar a produção de conteúdo,
  • Em segundo lugar, a divulgação usando social ads.

Agora começa a diversão. Como resultado, você poderá criar uma agenda regular de posts sobre os temas mais interessantes que deseja explorar.  

Além disso, ir aos poucos monitorando a elaboração e divulgação desses posts.  Com o objetivo de aprimorar cada vez mais o conteúdo e se tornar referência na sua área de atuação.

Aqui, o ciclo básico se reinicia.


O ideal é que haja uma regularidade na produção de conteúdo, algo como ao menos 1 post por dia.  Quer seja autoral (tanto melhor) ou de terceiros.

A frequência de postagens é fundamental para criar confiança e engajamento entre o público-alvo (Inbound Marketing). Pela razão que é também um dos critérios usados pelo algoritmo do Facebook na distribuição de conteúdo entre os usuários da plataforma.



Gostou das dicas?

Ao seguir esses 5 passos básicos você poderá executar uma estratégia de conteúdo de sucesso. No entanto, se quiser deixar por nossa conta, entre em contato com [email protected] e solicite uma avaliação do seu site, blog ou social media.

Vamos conversar e criar engajamento com seu público-alvo

A Coworking Offices aluga escritórios mobiliados de alto padrão no coração da Vila Olímpia, em frente ao Shopping. Venha nos visitar e tomar um café conosco!

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