24h

Todos os dias

Rua Tenerife, 31 - 4º Andar

Vila Olímpia - São Paulo

(11) 3044-0710 / 3847-8920

contato@cwosp.com.br

Comparar listagens

Formas Simples de Lidar com Pessoas Negativas

Formas Simples de Lidar com Pessoas Negativas

Não há dúvida de que ser positivo e otimista ajuda a amortecer os golpes adversos que a vida nos impõe e torna mais fácil perceber e aproveitar as oportunidades quando elas surgem pelo caminho. Mas permanecer positivo é difícil, se formos forçados a lidar com pessoas negativas, uma categoria que inclui, infelizmente, uma grande porcentagem de colegas de trabalho (com os quais muitas vezes somos obrigados a conviver). O que fazer para que essa negatividade toda não nos atinja? Eis algumas dicas simples:

1. Evite-as sempre que possível

Isso provavelmente nem é preciso dizer, mas é sempre bom frisar: a melhor maneira de lidar com pessoas negativas é cortá-las da sua vida. No trabalho, evite sair com elas ou sentar ao lado na hora do almoço. Não as convide para qualquer reunião em que a presença não seja absolutamente necessária. Se essas pessoas negativas são os clientes que você não pode evitar, mantenha-se cordial e amigável, mas não seja sugado para um relacionamento mais profundo. Se você estiver online, não leia as seções de comentários em blogs políticos ou em qualquer outro lugar que onde as pessoas desabafam anonimamente. Isso é como beber em um esgoto.

2. Não seja “poliana” com elas

Quando é preciso lidar com pessoas negativas, a pior coisa que você pode fazer é tornar tudo muito claro e bem amarrado. Sua disposição para a assertividade não irá animá-las. Muito pelo contrário. Elas verão isso como um desafio e amplificarão a negatividade para compensar. Ser otimista com um pessimista é como pintar um alvo na testa – um alvo que o pessimista terá como objeto do seu ódio e infelicidade. Não acredita em mim? Pesquise no Google por “I hate optimists” (“Eu odeio otimistas”) e leia alguns dos resultados. As pessoas negativas são comprometidas com sua negatividade. Você não irá fazer com que saiam dessa vibe.

3. Concorde e então enfraqueça-as ao reformular a frase

Pessoas negativas se expressam usando palavras negativas, carregadas de emoção (como ódio, droga, inferno, palavrões em geral e assim por diante). Como essas palavras são carregados de negatividade, elas tornam a pessoa ainda mais miserável e negativa. É um ciclo vicioso clássico. A única maneira de ajudar as pessoas negativas a sair disso é colocando-as ao seu lado.

Para fazer isso, você imediatamente concorda com cada declaração negativa que elas fazem. Em seguida, como parte desse acordo, você reformula o que disseram usando palavras que sejam menos carregadas de negatividade.

Exemplos:

Debbie: “Eu absolutamente odeio com paixão quando…”
Você: “Sim, é irritante quando isso acontece…”
Debbie: “Isto está uma droga”.
Você: “É verdade. Existem alguns desafios reais aqui”.

Pode parecer bobabem, mas, quando você fizer isso, vai notar que a pessoa negativa irá realmente mudar sua fisionomia. Seu corpo se endireitará, seu semblante ficará mais iluminado. Faça isso sempre que possível e você poderá realmente corroer a negatividade de uma pessoa até o ponto onde ela irá amenizar sua carga negativa. Isso, contudo, pode levar um longo tempo. Será preciso um bocado de paciência, mas o resultado valerá a pena.

4. Esvazie sua cabeça depois de tudo

Lidar com pessoas negativas é algo que pesa e drena a energia de qualquer pessoa. Portanto, sempre que você for forçado a lidar com tais pessoas, tome um tempo para recarregar suas baterias emocionais depois. A melhor coisa a fazer é conversar ou visitar algum amigo que partilhe sua atitude positiva. Se isso não for possível, faça uma caminhada, ouça música, leia algo inspirador. Faça alguma coisa – qualquer coisa – que crie uma ruptura mental do infortúnio pelo qual tenha acabado de passar.

Não fazer isso é como não se lavar ou trocar de roupa depois de se sujar na lama. Se você não tiver cuidado, a negatividade pode e vai ficar com você. Na verdade, essa é a razão pela qual as pessoas negativas são negativas. É um comportamento aprendido. Afinal, a maioria das crianças são naturalmente otimistas.

Fonte: INC.com

img

Laura Lopes

    Posts relacionados

    Como levar o dia-a-dia de uma forma mais positiva

    A pressa diária e os desafios que a vida apresenta pode tornar o dia de qualquer...

    Continue lendo
    por Nucleo P - Soluções Digitais

    Como programar a mente para eliminar os maus hábitos

    Maus hábitos tornaram-se tão arraigados no comportamento cotidiano das pessoas que, no final do...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Como tornar-se mais criativo exercitando o cérebro 10 minutos por dia

    Por Brian Lee Eu tinha cerca de 6 anos de idade na época, e desenhei uma foto sobre mim e meus...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Uma ideia sobre “Formas Simples de Lidar com Pessoas Negativas”

    • Gestão de risco para quem assume riscos | Coworking Offices

      14 de novembro de 2017 a 15:35

      […] “Por que não se concentrar no que está acontecendo agora?” ou “por que ser tão pessimista?” provavelmente serão os argumentos que você irá ouvir muito. É por isso que, mesmo […]

      Responda

    Participe da discussão