3 maneiras de usar o Google Analytics para impulsionar a audiência nas mídias sociais

3 maneiras de usar o Google Analytics para impulsionar a audiência nas mídias sociais

A sua empresa usa várias plataformas de mídia social? Deseja saber onde pode fazer melhorias? Com o Google Analytics, é possível descobrir dados valiosos sobre a sua audiência e determinar quais canais de mídia social direcionam mais tráfego para o seu site.

Neste artigo, você vai descobrir como usar o Google Analytics para avaliar a eficácia do seu marketing de mídia social e impulsionar a audiência nas redes.

Por que o Google Analytics importa para as mídias sociais

Compreender o poder do Google Analytics é importante para os profissionais de marketing porque a maioria das empresas usa as mídias sociais para impulsionar vendas e consciência de conhecimento.

Não importa o tamanho da empresa, o Google Analytics fornece informações cruciais sobre as atividades do site. A melhor parte é que é grátis e fácil de configurar. Em apenas alguns passos, você pode começar a controlar uma grande variedade de conjuntos de dados.

Se você é novo na plataforma, no entanto, a interface pode parecer um pouco poluída, porém cada seção fornece dados significativos para a análise de marketing. Algumas, evidentemente, são mais relevantes do que outras para medir a eficácia dos esforços em mídias sociais.

Por isso, ter um objetivo em mente ajudará a decidir quais dados no Google Analytics merecem maior atenção. Para avaliar a eficácia do seu marketing de mídia social, comece prestando atenção nas seções “Público-alvo” e “Aquisição”.

publico-alvo-e-aquisicao


Ao focar nessas áreas, você será capaz de avaliar com precisão 3 aspectos críticos do seu marketing de mídia social:

  1. Se está apostando mais tempo no canal de mídia social ideal para seu negócio
  2. O tom e a eficácia das suas mensagens nas redes sociais
  3. Se o seu foco nas mídias sociais está em consonância com os visitantes do seu site

Procure compreender a visão geral do seu público-alvo

A seção “Público-Alvo” fornece uma série de informações sobre as pessoas que visitam o site, como idade, sexo, localização, interesses, navegadores e dispositivos móveis. Fornece também dados sobre como as pessoas chegaram até o seu site. É assim que você poderá avaliar o tráfego de referência via mídias sociais (isto é, quais plataformas de mídia social dirigem mais tráfego para o seu site).

As principais áreas para se concentrar na seção “Público-Alvo” são “Informações demográficas” e “Geográfico”.

geografico

Para obter insights sobre sua audiência online, observe “Idade” e “Sexo” em “Informações demográficas”, e “Localização” em “Geográfico”. Esses insights podem ajudá-lo a criar conteúdo para as plataformas onde seu público passa a maior parte do tempo, por exemplo.

Observe a idade

Conhecer a média de idade do seu público ajuda a escolher quais canais de mídia social priorizar. A idade é um dos melhores indicadores de onde seu público passa a maior parte do tempo. Por exemplo, de acordo com a comScore, o Snapchat é o canal social mais popular para usuários de idades entre 18-24 nos Estados Unidos (no Brasil, o foco tem sido maciçamente o Facebook, ao menos por enquanto).

idade

Analisar a idade do seu público também ajuda a descobrir novas oportunidades de conteúdo e permite descobrir quais são as plataformas sociais preferidas.

Analise as separações por gênero

O gênero da sua audiência também desempenha um grande papel na forma como eles se comunicam e interagem online. Para encontrar as porcentagens de visitantes masculinos e femininos do seu site, selecione “Sexo” logo abaixo de “Informações demográficas”.

genero

Saber se a maioria dos visitantes do seu site é masculino ou feminino vai ajudá-lo a encontrar o tom adequado para usar em suas mensagens. Você deseja comunicar-se com seu público de uma forma que a sua mensagem possa repercutir entre ambos os sexos. Depois de saber a idade e o gênero, você poderá aprimorar o conteúdo para melhor se conectar com eles.

Visualize dados de localização

Avaliar os dados na seção “Localização” pode ajudá-lo a refinar sua segmentação geográfica, poupando tempo e dinheiro em campanhas publicitárias pagas. Você pode descobrir os países, estados e cidades onde os visitantes do site estão localizados.

Para acessar os dados de localização, clique em “Localização” abaixo de “Geográfico” e defina o intervalo de tempo na parte superior do painel de visualização.

Em seguida, role a tela para visualizar os resultados por país. Clique em Brasil para visualizar quais estados conduzem o maior tráfego. Dentro de cada estado, veja quais cidades conduzem o maior tráfego.

Observar quais estados conduzem maior tráfego é extremamente importante quando da exibição de anúncios em mídias sociais. Sem analisar de quais estados e cidades vêm seus visitantes, você certamente perderá oportunidades de estreitar sua segmentação para alcançar as pessoas mais próximas geograficamente ao seu negócio.

Descubra quais plataformas de mídia social geram mais tráfego

A seção “Aquisição” no Google Analytics mostra como as pessoas chegaram ao seu site. Se seu objetivo é observar qual mídia social impulsiona o maior tráfego, clique na opção “Social”.

Para analisar o poder das mídias sociais como referências de tráfego, clique em “Todo o tráfego” e depois em “Canais”.

canais0

Na parte superior da tela, especifique o período de tempo que deseja analisar. Em seguida, role a tela para ver os resultados. Clique em “Social” para ver os resultados para cada canal de mídia social. O canal listado no topo é o que impulsiona a maior parte do tráfego.

canais

Observar as referências de tráfego ajuda a avaliar a eficácia de suas táticas atuais de mídia social. Esses dados revelam qual plataforma desempenha o papel mais importante na condução de pessoas para o seu site.

Ajuste suas táticas para plataformas específicas

Após analisar os dados demográficos do público e identificar as principais fontes de referência, use essas informações para decidir em quais plataformas focar e ajustar a sua estratégia de marketing, conforme necessário. Não tenha medo de testar novas táticas e priorizar novas plataformas.

Por exemplo, você pode descobrir que links com imagens levam a mais cliques. Se quiser aumentar seu tráfego de referência no Twitter, compartilhe uma imagem com cada link que publicar nessa rede social durante um mês. Verifique então seu analytics no final do período para ver se essa tática gerou mais cliques no Twitter.

É importante notar que você não deve mudar sua estratégia de mídia social inteira de uma vez. Para medir o poder de cada plataforma, é melhor se concentrar em uma plataforma por mês de cada vez. Depois de implementar uma nova abordagem por um mês, verifique o tráfego dos canais sociais para ver se suas táticas para esse canal surtiram efeito na lista de referências.

A mídia social é uma ferramenta poderosa para atrair público, criar conscientização de marca e se conectar com clientes e prospects. No entanto, se seus esforços não estão levando a seus objetivos de negócio, você não está recebendo um bom retorno sobre seu investimento.

Fonte: SocialMediaExaminer

Deixe uma resposta