Infraestrutura de Escritórios Coworking

Infraestrutura de Escritórios Coworking

Infraestrutura

Uma infraestrutura com qualidade deve ser dimensionada para suportar  a utilização pretendida para um espaço de escritório pensando na operação prevista, como disponibilidade,  acesso, número de colaboradores, opções de internet, etc

Escritório em coworking

O coworking é uma tendência em crescimento, permitindo o compartilhamento da infraestrutura de escritório, com economia de custos e investimentos.

Porém, é a infraestrutura planejada que irá possibilitar atender aos clientes com eficiência e qualidade nos serviços, e deveria ser um fator determinante antes que um contrato fosse assinado.

O problema é que parte da infraestrutura está “escondida’, e precisamos saber o que perguntar ou observar.

A lista abaixo pretende ajudar você quando estiver selecionando seu escritório ideal.

Parte Externa: Bairro e Edifício

  • Localização afeta clientes tanto para você visitá-los quanto para ser visitado
  • Localização afeta colaboradores que precisam de um local com serviços e acesso facilitado
  • Localização afeta a imagem que você quer projetar para seu negócio
  • Edifício comercial x casa adaptada: projetado para uma finalidade é melhor que adaptado
  • Considere se possível edifícios com padrão Triplo A  (ar condicionado central, heliponto, auditório, bicicletário, lajes com mais de 300 m2, bom acabamento e sempre a localização)
  • Segurança para sua operação e colaboradores:
    • Ausência de pontos de atração (bancos, caixas eletrônicos)
    • Laudo AVCB ( Corpo de Bombeiros)
    • Instalações elétricas adequadas, estáveis e balanceadas
    • Opções de operadores de internet, telefonia, etc
    • Acesso 24h, portaria central e garagem / estacionamento que atenda seus clientes
    • Segurança hídrica (poço artesiano) e elétrica (gerador)
    • Visite a escada de incêndio e verifique se está encapsulada por duas portas corta fogo ( proteção contra fumaça)

Parte Interna: Escritórios planejados

  • Apresentação do andar: nesse caso, tamanho é documento
  • Recepção: horários e serviços disponíveis
  • Escritórios corporativos ou espaços alternativos: avalie impacto nos seus clientes e opte pelo mais adequado
  • Equipamentos de rede de alta confiabilidade (roteadores e switches de marcas reconhecidas)
  • Nobreak para equipamentos de rede com capacidade mínima de 60 minutos
  • Internet : rede cabeada estruturada cat6 (Giga) e Wifi (2,4 e 5 GHZ) com contingência e IP fixo
  • Mobiliário ergométrico (atenção especial nas cadeiras) com calhas para rede elétrica e dados
  • Salas de reunião equipadas  e localizadas preferencialmente próximas à recepção
  • Largura dos corredores ( ideal 1,40m por rota de escape) e espaço entre as mesas ou plataformas (para conforto)
  • Existe uma área / lounge  para café e convívio?
  • Existe uma copa?  É separada do escritório evitando odores com o aquecimento de alimentos?
  • Banheiros: quantidade (1 para no máximo 10 pessoas), localização separada, limpeza e qualidade dos materiais de higiene
  • Piso: dilema da limpeza (piso frio, laminado) x carpete (melhor acústica)
  • Segurança 1: cameras nas áreas comuns, controle de acesso, lockers, armários
  • Segurança:2 público variável que aluga por horas ou diárias ou somente admitem pessoas com contratos pré aprovados para períodos mensais ou maiores?

 

#cwosp

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