6 Livros (Leitura rápida em Português!) que Valem mais que um MBA

6 Livros (Leitura rápida em Português!) que Valem mais que um MBA

Livros inspiradores

Adoramos as dicas de leitura de Geoffrey James, em grande parte porque, além de inspiradoras, são também bem práticas e sobretudo úteis. Escreve ele: “ao longo das últimas décadas, o valor de se fazer um MBA tem diminuído, provavelmente porque o mundo acadêmico não consegue seguir o rápido ritmo do mundo dos negócios”. Relativamente poucos empreendedores possuem MBAs, continua ele, “mas garanto a vocês que todos os empreendedores bem sucedidos já leram e apreciaram esses 7 clássicos do mundo dos negócios”:

1. “O Homem É Aquilo que Ele Pensa”, de James Allen

O que preconiza: A maioria das pessoas trabalham sob o equívoco de que a vida é o resultado do destino, sorte ou ainda “das circunstâncias”. Este livro explica que, na verdade, sua vida é o que VOCÊ FAZ DELA, e a única maneira que você tem de ser bem sucedido na vida é ser bem sucedido em sua mente primeiro. Confuso? Simples? Segundo ele, este é o fundamento de uma carreira de sucesso nos negócios. (É também um dos 10 melhores livros motivacionais de todos os tempos).

Trecho do livro: “Um homem só começa a ser um homem quando cessa de lamentar-se e condenar-se, e começa a procurar pela justiça oculta que regula a sua vida. E, na medida em que adapta sua mente a esse elemento regulador, ele cessa de acusar os outros de serem a causa de sua própria condição, e constrói A SI PRÓPRIO com base em fortes e nobres pensamentos; cessa de lutar contra as circunstâncias, e ao mesmo tempo começa a usá-las em favor do rápido progresso pessoal, e como um meio de liberar poderes ocultos e possibilidades dentro de si mesmo”.

2. “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert T. Kiyosaki

O que preconiza: Além das noções básicas de finanças pessoais (sem as quais o sucesso é inútil), este é um dos livros que melhor explica porque criar e possuir negócios é a maneira mais confiável de obter riqueza. Ele destrói a noção absurda de que um trabalho assalariado representa a segurança financeira e mostra como pensar como um empreendedor.

Trecho do livro: “A humanidade está dividida entre ricos e pobres, entre proprietários e explorados, e abstrair-se dessa divisão fundamental e do antagonismo entre pobres e ricos significa abstrair-se de fatos fundamentais.” E quem discorda?!

3. “Quem Mexeu no Meu Queijo?”, de Spencer Johnson

O que preconiza: Inúmeros livros foram escritos sobre inovação disruptiva e como cada indivíduo e empresa deve adaptar-se a um ritmo crescente de mudança. Nenhum desses livros, porém, explicou a situação (e o que fazer a respeito) de forma sucinta e vibrante.

Trecho do livro: “Aquilo que se teme nunca é tão ruim quanto o que se possa imaginar. O medo que deixamos acumular em nossas mentes é pior do que a situação com a qual realmente nos deparamos”.

4. “O Gerente de Um Minuto”, de Kenneth Blanchard e Spencer Johnson

O que preconiza:Ainda está para existir uma definição melhor e mais simples do que significa ser um bom gerente. Este é um dos livros que contém mais sabedoria de negócio (e maneiras de como colocá-la em prática) do que uma dúzia de bibliotecas completas de livros acadêmicos ou de estudos de caso. Qualquer chefe ou aspirante a chefe deve ler este livro.

Trecho do livro:“Se você não pode me dizer o que gostaria que estivesse acontecendo, você não tem um problema ainda. Você só está reclamando. Um problema só existe se houver uma diferença entre o que está realmente acontecendo e o que você deseja que esteja acontecendo.”

5. “Como Mentir com Estatística”, de Darrell Huff

O que preconiza:Uma característica que define todos os negócios hoje em dia é o desejo de obter métricas para tudo. Métricas por si só, no entanto, são mais do que inúteis, se não forem interpretadas de forma adequada e justa. Este é um dos ótimos livros que ensinam os truques que as pessoas usam para manipular a verdade e deixar uma falsa impressão. É definitivamente um dos 10 livros mais esclarecedores que todo empresário deve ler.

Trecho do livro:“A linguagem secreta das estatísticas, tão atraente em uma cultura moldada por fatos, é empregada para sensacionalizar, inflar, confundir e simplificar demais as coisas. Os métodos estatísticos e termos estatísticos são necessários na apresentação dos dados de massa de tendências sociais e económicas, nas condições de negócio, nas ‘pesquisas de opinião ‘, no censo. Mas, sem escritores que usem as palavras com honestidade e compreensão do que reportam, e leitores que sabem o que os dados querem dizer, o resultado só pode ser um disparate semântico.”

6. “O Maior Vendedor do Mundo”, de Og Mandino

O que preconiza: Se você não pode vender suas ideias, seu produto, ou seus serviços, você nunca será bem sucedido nos negócios. Você pode ler dezenas de livros sobre vendas, e todos eles chegaram até as verdades simples comunicadas neste livro, que é definitivamente um dos 10 melhores livros de vendas de todos os tempos. Aviso: Este é um dos livros que não só vai torná-lo mais bem sucedido nos negócios. Ele vai fazer você mais bem-sucedido na vida, também.

Trecho do livro: “Vou viver este dia como se fosse o último. Este dia é tudo o que tenho e essas horas são agora a minha eternidade. Saúdo este nascer do sol com gritos de alegria como um prisioneiro que é poupado da morte. Levanto meus braços em agradecimento por este dom inestimável de viver um novo dia. Assim também meu coração baterá em gratidão, pois considero todos que cumprimentaram o nascer do sol ontem e já não estão mais aqui hoje. Sou realmente um homem de sorte e as horas de hoje são apenas um bônus, não merecido. Por que fui autorizado a viver este dia extra quando outros, muito melhores do que eu, já partiram? Será que eles cumpriram seu propósito, enquanto o meu ainda deverá ser alcançado? Seria esta outra oportunidade para me tornar o homem que sei que posso ser?”

Fonte: INC.com

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

[index]
[index]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]