Livros inspiradores
Adoramos as dicas de leitura de Geoffrey James, em grande parte porque, além de inspiradoras, são também bem práticas e sobretudo úteis. Escreve ele: “ao longo das últimas décadas, o valor de se fazer um MBA tem diminuído, provavelmente porque o mundo acadêmico não consegue seguir o rápido ritmo do mundo dos negócios”. Relativamente poucos empreendedores possuem MBAs, continua ele, “mas garanto a vocês que todos os empreendedores bem sucedidos já leram e apreciaram esses 7 clássicos do mundo dos negócios”:
1. “O Homem É Aquilo que Ele Pensa”, de James Allen
O que preconiza: A maioria das pessoas trabalham sob o equívoco de que a vida é o resultado do destino, sorte ou ainda “das circunstâncias”. Este livro explica que, na verdade, sua vida é o que VOCÊ FAZ DELA, e a única maneira que você tem de ser bem sucedido na vida é ser bem sucedido em sua mente primeiro. Confuso? Simples? Segundo ele, este é o fundamento de uma carreira de sucesso nos negócios. (É também um dos 10 melhores livros motivacionais de todos os tempos).
Trecho do livro: “Um homem só começa a ser um homem quando cessa de lamentar-se e condenar-se, e começa a procurar pela justiça oculta que regula a sua vida. E, na medida em que adapta sua mente a esse elemento regulador, ele cessa de acusar os outros de serem a causa de sua própria condição, e constrói A SI PRÓPRIO com base em fortes e nobres pensamentos; cessa de lutar contra as circunstâncias, e ao mesmo tempo começa a usá-las em favor do rápido progresso pessoal, e como um meio de liberar poderes ocultos e possibilidades dentro de si mesmo”.
2. “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert T. Kiyosaki
O que preconiza: Além das noções básicas de finanças pessoais (sem as quais o sucesso é inútil), este é um dos livros que melhor explica porque criar e possuir negócios é a maneira mais confiável de obter riqueza. Ele destrói a noção absurda de que um trabalho assalariado representa a segurança financeira e mostra como pensar como um empreendedor.
Trecho do livro: “A humanidade está dividida entre ricos e pobres, entre proprietários e explorados, e abstrair-se dessa divisão fundamental e do antagonismo entre pobres e ricos significa abstrair-se de fatos fundamentais.” E quem discorda?!
3. “Quem Mexeu no Meu Queijo?”, de Spencer Johnson
O que preconiza: Inúmeros livros foram escritos sobre inovação disruptiva e como cada indivíduo e empresa deve adaptar-se a um ritmo crescente de mudança. Nenhum desses livros, porém, explicou a situação (e o que fazer a respeito) de forma sucinta e vibrante.
Trecho do livro: “Aquilo que se teme nunca é tão ruim quanto o que se possa imaginar. O medo que deixamos acumular em nossas mentes é pior do que a situação com a qual realmente nos deparamos”.
4. “O Gerente de Um Minuto”, de Kenneth Blanchard e Spencer Johnson
O que preconiza:Ainda está para existir uma definição melhor e mais simples do que significa ser um bom gerente. Este é um dos livros que contém mais sabedoria de negócio (e maneiras de como colocá-la em prática) do que uma dúzia de bibliotecas completas de livros acadêmicos ou de estudos de caso. Qualquer chefe ou aspirante a chefe deve ler este livro.
Trecho do livro:“Se você não pode me dizer o que gostaria que estivesse acontecendo, você não tem um problema ainda. Você só está reclamando. Um problema só existe se houver uma diferença entre o que está realmente acontecendo e o que você deseja que esteja acontecendo.”
5. “Como Mentir com Estatística”, de Darrell Huff
O que preconiza:Uma característica que define todos os negócios hoje em dia é o desejo de obter métricas para tudo. Métricas por si só, no entanto, são mais do que inúteis, se não forem interpretadas de forma adequada e justa. Este é um dos ótimos livros que ensinam os truques que as pessoas usam para manipular a verdade e deixar uma falsa impressão. É definitivamente um dos 10 livros mais esclarecedores que todo empresário deve ler.
Trecho do livro:“A linguagem secreta das estatísticas, tão atraente em uma cultura moldada por fatos, é empregada para sensacionalizar, inflar, confundir e simplificar demais as coisas. Os métodos estatísticos e termos estatísticos são necessários na apresentação dos dados de massa de tendências sociais e económicas, nas condições de negócio, nas ‘pesquisas de opinião ‘, no censo. Mas, sem escritores que usem as palavras com honestidade e compreensão do que reportam, e leitores que sabem o que os dados querem dizer, o resultado só pode ser um disparate semântico.”
6. “O Maior Vendedor do Mundo”, de Og Mandino
O que preconiza: Se você não pode vender suas ideias, seu produto, ou seus serviços, você nunca será bem sucedido nos negócios. Você pode ler dezenas de livros sobre vendas, e todos eles chegaram até as verdades simples comunicadas neste livro, que é definitivamente um dos 10 melhores livros de vendas de todos os tempos. Aviso: Este é um dos livros que não só vai torná-lo mais bem sucedido nos negócios. Ele vai fazer você mais bem-sucedido na vida, também.
Trecho do livro: “Vou viver este dia como se fosse o último. Este dia é tudo o que tenho e essas horas são agora a minha eternidade. Saúdo este nascer do sol com gritos de alegria como um prisioneiro que é poupado da morte. Levanto meus braços em agradecimento por este dom inestimável de viver um novo dia. Assim também meu coração baterá em gratidão, pois considero todos que cumprimentaram o nascer do sol ontem e já não estão mais aqui hoje. Sou realmente um homem de sorte e as horas de hoje são apenas um bônus, não merecido. Por que fui autorizado a viver este dia extra quando outros, muito melhores do que eu, já partiram? Será que eles cumpriram seu propósito, enquanto o meu ainda deverá ser alcançado? Seria esta outra oportunidade para me tornar o homem que sei que posso ser?”
Fonte: INC.com