Pular para o conteúdo
Início » Coworking Blog » Meritocracia e Elite são peneiras da realidade

Meritocracia e Elite são peneiras da realidade

Meritocracia não é somente mais uma palavra difícil, dessas que tem origem no latim e no grego.

A meritocracia funciona como uma peneira da vida real, onde pelo esforço, estudo, boas decisões e planejamento existirá a ascendência dos melhores.

Vale para pessoas, empresas e países. Separa o o joio do trigo.

Às vezes, por períodos, o dia a dia se descola da realidade e a história ensina que, quanto maior o período de tempo, maiores as consequências.

Isso vale para os últimos anos no Brasil, onde minimamente, fundamentos econômicos como respeito ao orçamento passaram a serem subjugados, por vontade política, à crença que as “burras do erário” tudo podem e são inesgotáveis.

Vale também em outros exemplos, como os frustados planos de congelamento no Brasil e na Argentina ou na crise financeira dos subprimes nos USA em 2007 .

Para o bem e para o mal, o tempo é senhor. Grandes avanços, melhorias ou prejuízos e retrocessos precisam de tempo para produzirem seus resultados.

Meritocracia

Aparentemente a sociedade brasileira voltou a fazer contas, a descobrir que precisará trabalhar duro, persistentemente, buscando melhorias individuais e coletivas.

Um país justo busca dar oportunidades a todos, afinal ninguém sabe onde nascerá um novo Einstein, Sabin, Amador Aguiar, Jorge Paulo Lemann ou Mario Henrique Simonsen.

Discriminar inteligência por critérios de raça, situação econômica, religião ou qualquer outro que seja é uma das mais rematadas burrices que pessoas, empresas ou países podem fazer.

Oportunidade dada, será a meritocracia que fará a separação do joio do trigo.

Talento não é passaporte para o sucesso, é só um dos seus alicerces.

Quanto empresas crescem por apoio do governo, seja legítimo ou não, a solidez dependerá do talento e do trabalho bem feito, já que políticas mudam, são temporárias.

Elite para pessoas e empresas

Elite, outra palavra do latim, significa escolha.

Fazemos escolhas todos os dias.

A meritocracia é utilizada nas menores coisas.

O cidadão escolhe a melhor padaria para comprar seu pão, o posto de gasolina que irá abastecer, o supermercado no qual fará suas compras.

Escolhe ainda o bairro que irá morar e a profissão que seguirá, sempre pensando na melhor relação custo benefício.

Escolhe também em quem irá votar e inclusive, se ficará ou não no país em que está.

Pelé, Ronaldo, Messi e Neymar fazem ou fizeram parte da elite do futebol.

Existem várias elites, ocupadas por aqueles que, diuturnamente buscam fazer melhor o que sabem.

Os participantes da elite se preparam a cada dia para superar concorrentes e atingir metas traçadas. Se já estiverem no topo, concorrerão consigo mesmos.

Desejamos fortemente que o Brasil tenha elites em todos os campos do conhecimento, que tenhamos pessoas e empresas no batalhão de elite global.

Só assim estaremos preparados para alcançar o nosso potencial, pois talento distribuído nesse imenso país, com certeza temos de sobra.

#cwosp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat