Metas SMART: dicas simples para começar 2013 com o pé direito

Metas SMART: dicas simples para começar 2013 com o pé direito

Ainda que a gente perceba, ou não, quando decidimos fazer algo estamos automaticamente nos auto definindo uma meta. Metas podem ser definidas para a menor ou maior das tarefas. Por exemplo, algo tão simples como tomar a decisão de vestir os sapatos e ir até a padaria antes de começar a novela é definir uma meta. No entanto, se não estivermos conscientemente acostumados a definir metas próprias, uma boa maneira de começar a fazê-las é utilizar o sistema SMART. Definir metas SMART ajuda a entender melhor o que desejamos obter de cada atividade do nosso dia-a-dia e como planejar o trabalho ou um projeto para que possamos fazer o melhor uso do nosso tempo.

O que é uma meta SMART?

SMART é o acrônimo (do inglês) para:

Específico [Specific] – Para que a meta seja eficaz, precisa ser específica. Devemos detalhar exatamente o que desejamos alcançar. Não adianta simplesmente afirmar para si mesmo “eu quero ser melhor”. Isso não especifica no que desejamos ser melhores, como mediremos se nos tornamos melhores ou não, quanto tempo esperamos levar para sermos melhores… eis o problema. Por outro lado, afirmar que o objetivo é ser um milionário até chegar aos 50 anos é algo muito específico. Descreve o que se deseja alcançar, quando se deseja alcançar e visa um resultado muito claro a se atingir.

Mensurável [Measurable] – Ser capaz de medir o progresso é vital para alcançarmos nossos objetivos. De que maneira saberemos onde nos encontramos agora, até onde desejamos ir e quando realmente chegaremos lá? Tomando o exemplo acima, podemos notar várias áreas que podem ser medidas:
– Sua idade atual
– Quanto tempo levará até chegar aos 50
– Como estão suas finanças atualmente
– Qual o caminho a percorrer para alcançar o status de milionário

Como seguimos um roteiro conforme o planejado, somos capazes de avaliar se as ações que tomamos foram passos positivos para o objetivo final e qual o caminho que ainda temos a percorrer para atingi-lo.

Possível [Achievable] – “Quero me tornar um milionário aos 50 anos” é um objetivo específico e é mensurável, mas é algo possível de acontecer? Se o interessado tiver apenas 20 anos de idade, é uma meta muito possível se encarada com muito trabalho e planejamento. No entanto, se faltar apenas uma semana para completar o aniversário de 50 anos, a pessoa em questão provavelmente precisará de um verdadeiro milagre – ou ganhar na loteria – para alcançar seu objetivo.

Real [Realistic] – A verificação da realidade é algo intimamente relacionado com a probabilidade da meta ser viável de acontecer. Ou seja, o que é preciso para determinar se se o que desejamos atingir é realmente possível. Veja este exemplo extremo – uma pessoa tem 80 anos de idade e quer voar para o espaço. Na realidade, se ela tiver os milhões necessários para pagar a passagem, poderia reservar o assento mais confortável para fazer a viagem. No entanto, mesmo se tivesse o dinheiro, seria realista pensar que uma pessoa de 80 anos passaria pelo rigoroso treinamento físico necessário para viajar ao espaço? A resposta é não, provavelmente, tornando esta
meta irreal.

Prazo [Timely] – Prazos são muito importantes! Devemos definir prazos para cada objetivo que desejamos alcançar. Eles nos fornecem datas específicas para trabalharmos em torno de um projeto. Logo, se decidir que deseja ser um milionário até os 50 anos e atualmente possuir 20 anos, saberá exatamente quanto tempo terá para atingir sua meta e poderá planejar uma maneira eficaz de alcançá-la. Quando não definimos prazos para a realização das nossas metas, caímos no perigo de nos tornarmos vítimas da
procrastinação e não concluir nada daquilo que planejamos.

As metas funcionam como uma espécie de motivação para nós. Quando são pensadas e planejadas corretamente, elas fornecem passos bastante realistas do objetivo a atingir. Alcançar nossos objetivos com o sentimento de satisfação é algo maravilhoso. Portanto aproveite este início de ano para pensar, planejar e definir suas metas SMART para 2013.

Fonte: EzineArticles

Deixe uma resposta