fbpx

Mito da Caverna, Platão, fraternidade, felicidade

Mito da caverna, Platao, mito, Socrates, fraternidade

O Mito da Caverna de Platão, possibilita diversas análises.

Platão foi um filósofo grego cujas as ideias ainda repercutem depois de mais de 2.300 anos. Discípulo de Sócrates, sabidamente um dos oradores mais convincentes de Atenas.

Platão escreveu “A República”, um diálogo socrático, onde está relatado o “Mito da Caverna”. Como resultado de uma experiência pessoal obtida através de um esforço pessoal, um prisioneiro liberto alcança um determinado conhecimento.

Mesmo com a possibilidade de usufruir da nova realidade, a necessidade de compartilhar, a fraternidade, levam o prisioneiro a voltar para resgatar os outros companheiros. A virtude fundamental do ser humano é a fraternidade. Ou seja, não existe felicidade solitária.

O Mito da Caverna merece muito mais reflexão que esse tosco resumo, mas permite concluir, que mesmo com as crises vividas e a viver, as pessoas ainda buscarão a proximidade. Isto é, os ermitões continuarão sendo exceções.

A Coworking Offices acredita em ambientes onde o contato entre as pessoas favorece a discussão de ideias. A Academia de Platão, nasce como local de reuniões. Problemas eram apresentados, debatidos e soluções encontradas.

A economia do compartilhamento é uma realidade. Utilizar os recursos disponíveis, que sempre serão escassos, de forma eficiente segue sendo uma máxima.

Para você conhecer melhor o Mito da Caverna, veja esse link: https://youtu.be/nFSDOZxoZFY

#cwosp

Participe da discussão

Compare listings

Comparar