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Os 10 Principais Componentes para um Site de Sucesso

1. Proponha uma missão para a sua marca

É imperativo que a construção do seu site gire em torno da missão e do que a empresa está disposta a realizar para seus clientes. A estratégia de marketing da marca deve sempre corresponder ao conteúdo do site. Antes de começar a fazer um site, devemos considerar um contexto mais amplo sobre o que desejamos alcançar com o site. A missão da marca deve estar em consonância com a mensagem e conteúdo que está sendo compartilhado no site.

2. Seja criativo no design

Sua homepage é a única chance que você terá de causar uma primeira (boa) impressão a seus potenciais clientes. Você terá que se certificar de que a sua criatividade capta a atenção do seu público-alvo; mais que isso: você deseja que seu público seja cativado pelo site de forma a explorá-lo mais a fundo e talvez até adicioná-lo aos “favoritos” (ou assinar a newsletter para receber as atualizações). Se você possui um blog atrelado ao site, certifique-se que seus posts mais recentes estejam visíveis na página inicial. Todos esses objetivos terão chances mais reais de serem concretizados com um bom design. Lembre-se: imagem não é tudo, mas é uma boa parte do todo, sobretudo para captar a atenção inicial do usuário e fazê-lo permanecer no site e explorar tudo o que você tiver para oferecer a ele.

3. Aumente o tráfego no site

Existe uma fórmula mágica para isso? Na verdade, é através da criação de conteúdo consistente e reviews revelantes que se pode catapultar um site para atingir um público mais amplo. Podemos construir um site maravilhoso e criativo na forma e na aparência, mas se o tráfego e a interação com o usuário não estiverem presentes, todo o esforço terá sido desperdiçado. Possuir links para páginas interessantes, conteúdo em destaque, ofertas promocionais e navegação clara e concisa são grandes atrativos para aumentar o tráfego no site.

4. Torne o conteúdo original e criativo

Crie uma assinatura pessoal em seu conteúdo e no blog. Este é um conceito importante para fazer com que os usuários retornem ao seu site em busca de novidades. Procure não depender tanto de replicações de links e artigos de outros sites. Estabeleça um conteúdo original e em consonância com os objetivos da marca e da empresa para que os usuários reconheçam um estilo único.

5. Conteúdo consistente

Certifique-se de que, se houver quaisquer mudanças radicais no conteúdo do site, essas mudanças precisam ser feitas de forma consistente em todas as páginas. Mantenha também a coerência com o conteúdo e o branding: afastar-se demais dos objetivos pode causar confusão nos usuários e enfraquecer sua missão e esforços.

6. Desenvolva uma forte presença nas mídias sociais

No mundo high-tech em que vivemos atualmente é fundamental criar uma grande presença nas mídias sociais. Uma marca e um negócio bem sucedido não alcançam seu pleno potencial sem que haja uma forte presença nessas plataformas. Possuir uma página no Facebook, por exemplo, é uma obrigação para qualquer negócio ou empreendimento em fase de expansão (especialmente por que mais de 70% do tráfego das mídias sociais no Brasil são gerados pelo Facebook, com uma média de mais de 30 minutos de acesso diário por usuário).

7. Monitoramento de estatísticas

Existem várias ferramentas de web analytics disponíveis para medir a demografia do tráfego que chega ao seu site. Algumas dessas ferramentas são gratuitas, como o Google Analytics, DailyStats, Webalizer e muitos outros. O monitoramento das estatísticas de tráfego é vital porque permite avaliar quais áreas do site funcionam quais precisam ser aprimoradas.

8. Navegação e compatibilidade mobile

Usuários que usam seus smartphones para navegar na Internet estão em alta como nunca antes (o crescimento chegou a mais de 100% só no ano passado, e tende a aumentar). Por essa razão, é de fundamental importância que seu site não só englobe uma versão mobile, como também se valha das melhores ferramentas para construção de sites, como a TrendyTools por exemplo, que oferece compatibilidade precisa com a maioria dos smartphones.

9. Mapa do site

Adicionar um mapa do site cria uma ótima impressão em relação ao marketing e atendimento ao cliente. Um mapa do site torna a navegação uma experiência fácil e confortável para todos os usuários. Existem sites que estão muito bem construídos, porém ainda assim é difícil encontrar o que se está procurando. Em essência, quando desenvolver seu site, não perca o foco sobre as informações mais simples que as pessoas procuram. Neste caso, um mapa do site pode reunir muitos seguidores e usuários que confiarão na sua marca (ou que darão a ela um ponto a mais por isso).

10. Inclua um campo de busca

Mais uma vez, você quer ter a certeza de que os visitantes do seu site conseguem se beneficiar do seu conteúdo de forma fácil e eficaz. Uma maneira de fazer isso é através da inclusão de um campo de busca no site. Este recurso adicional agrega uma enorme conveniência para os usuários do seu site. O objetivo de possuir um site é tornar a sua marca competitiva através do relacionamento com os clientes e da construção de uma base forte. Se os componentes descritos neste post forem contemplados no seu site, a base de clientes tenderá também a aumentar significativamente (embora também hajam outros fatores relacionados para que isso aconteça, claro), e você estará mais próximo de criar um site de sucesso.

Fonte: IceStorm.com

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