Dicas para Pesquisar Como um Expert no Google

Dicas para Pesquisar Como um Expert no Google

Expert no Google

O Google é parte importante das nossas vidas todos os dias: afinal, “damos um Google” de 2 a 3 vezes por dia para encontrar alguma solução para um problema ou para aprender algo novo. Segundo o site StatisticBrain, quase cerca de 5,7 bilhões de buscas foram executadas em 2014 por dia. E estamos em 2016, o que significa que atualmente as pessoas usam o buscador até mais do que dois anos atrás. A maioria das pessoas usa o Google de uma forma muito básica, sem saber há muitos truques escondidos que ajudam a economizar tempo e esforço.

Quer aprender alguns deles e se tornar um usuário avançado, um expert no Google? Vamos a eles:

#1 Palavra-chave no título


Se deseja obter um resultado específico com a palavra-chave pesquisada no título, use o termo “intitle:palavra-chave”, como na imagem abaixo:

intitle

Claro que o resultado será melhor para buscas em inglês, mas funciona para português também. Neste caso, basta trocar o “intitle” por “entitulado:palavra-chave”. 

#2 Google Newspapers


O Google possui uma coleção de jornais (newspapers), pasme, que vão do ano de 1798 a 2009. Infelizmente o buscador parou de atualizar a coleção de jornais de alguns anos para cá. Mas um expert no Google saberá como consultar os jornais antigos dessas épocas. Recurso bastante útil para estudantes de História, em geral, e curiosos, em particular. Acesse https://news.google.com/newspapers?hl=en e divirta-se.

#3 Conversor de moedas


Este é provavelmente um dos recursos mais importantes que pode ser extremamente útil para qualquer pessoa no mundo. Ao acessar a pesquisa do Google, um expert no Google pode rapidamente converter moedas sem ter que visitar qualquer outro site. Basta digitar a quantidade e o tipo de moeda que deseja converter. Por exemplo, 14 dólares para rúpia indiana confere um resultado rápido como este:

conversorÉ possível converter praticamente qualquer moeda diretamente usando esse recurso. Experimente a fórmula em português também: use “14 usd para brl”, por exemplo.

#4 Livros de um autor específico


Pesquise os livros escritos por seu autor favorito. Por exemplo: “livros escritos por Monteiro Lobato”, e veja uma lista completa das obras, como na imagem abaixo:

autores

#5 Ok Google


Tem preguiça de digitar no campo de busca? Não tem problema: basta clicar no microfone ao lado do campo de busca e fazer uma pesquisa por voz:

okgoogle

#6 Definição de palavras


Quer saber a definição de uma palavra? Um expert no Google escreve: “defina palavra-chave”, como na imagem abaixo:

defina

Para uma busca com explicação do termo em inglês, use “define palavra-chave”.

#7 Comparar distâncias

Compare distâncias entre dois destinos e obtenha rapidamente o tempo estimado de chegada entre elas. Basta digitar “Distância entre São Paulo e Rio de Janeiro”, por exemplo. Este recurso também funciona bem em português, não só em inglês, como na foto abaixo:

distancias

#8 Encontrar restaurantes

Encontre restaurantes próximos a você: digite “restaurantes próximos a mim” e deleite-se com a lista de opções. Outra opção de busca com correspondência em português. Em inglês, busque como na imagem abaixo:

nearme

#9 Busca por tipo de arquivo


Se deseja obter um resultado de pesquisa para um tipo de arquivo específico, faça a busca da seguinte forma: tipo de arquivo:pdf + termo de busca. Exemplo: “tipo de arquivo:pdf Big Data” é uma pesquisa que busca por arquivos PDF sobre Big Data. Em inglês, a busca seria feita da seguinte forma: “filetype:ppt air pollution” (neste caso, pesquisa por arquivos PPT sobre poluição do ar).

#10 Tradução rápida

O tradutor do Google é a melhor ferramenta para tradução de blocos de texto. Mas, se a sua necessidade é traduzir uma ou poucas palavras, use “traduzir termo de busca para idioma desejado”, como no exemplo: “traduzir obrigado para o inglês”.

#11 Busca de sites relacionados

Deseja encontrar um site semelhante ao Facebook, por exemplo? Simples, use a expressão “related:Facebook.com” e encontrará vários sites similares a essa rede social. Aqui é importante lembrar que o algoritmo de busca de Google considerará o domínio do site relacionado, portanto é importante incluir o “.com” ou “.com.br” ao final da expressão ao fazer a busca.

#12 Horário em diferentes locais do mundo

Quer saber que horas são na Indonésia? Ou na Índia? Basta buscar por “time in nome da cidade” que o Google trará a hora exata na localidade pesquisada.

#13 Atari Breakout

Que tal matar as saudades do popular jogo do Atari? Digite “Atari Breakout” e aguarde a página carregar por completo. Diversão garantida!

#14 PacMan

Outro jogo bem conhecido do Atari é o PacMan (quem se lembra desse “doodle”?). Pois é, fez tanto sucesso que entrou para a coleção de especiais do Google. Basta digitar “Pacman doodle” e se divertir como no jogo do Atari.

pacman

#15 Encontrar locais turísticos

Visitou uma cidade, ou vai visitar, e deseja saber quais são seus locais turísticos principais? Digite “atrações de nome do local” para resultados em português, ou ainda “Location name attractions” – onde se insere o nome da localidade no lugar de “location name” – para resultados em inglês.

#16 Google em 1998

Quer saber como era a página inicial do Google quando foi lançado, em 1998? Digite “Google in 1998” no campo de busca e siga o primeiro resultado.

#17 Visualizar cache de uma página


Se um site não abre ou demora muito para abrir, você poderá visualizá-lo em cache com o seguinte termo de busca: “cache:site que deseja abrir” (obviamente inclua somente o endereço do site após “cache:”.  

#18 Estatísticas rápidas

O Google armazena muita estatística sobre empresas e países. Um expert no Google sabe buscar um número aproximado e resumido, pesquisando simplesmente por “população do Brasil” para obter um resultado rápido na tela. Use o mesmo procedimento para testar outras estatísticas gerais de interesse.

#19 inURL

Use “inurl:” para encontrar palavras ou frases nos links dos resultados da pesquisa, como na imagem abaixo:

inurl

 

#20 Pesquisa por blogs

Antigamente, o Google possuía um recurso específico de busca por blogs, que foi desativado em maio de 2011. Felizmente, ainda é possível usar o recurso se você for um expert no Google, bastando para isso acessar o link “notícias” abaixo do campo de pesquisa, e em seguida, na mesma linha, clicar na barra “ferramentas de pesquisa”, e optar por “blogs”, logo abaixo de “qualquer conteúdo”, posicionados como na imagem abaixo:

blogs

Fonte: AllTechShare

Deixe uma resposta

[index]
[index]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]