24h

Todos os dias

Rua Tenerife, 31 - 4º Andar

Vila Olímpia - São Paulo

(11) 3044-0710 / 3847-8920

contato@cwosp.com.br

Comparar listagens

Como se proteger e se prevenir de possíveis perdas de dados

Como se proteger e se prevenir de possíveis perdas de dados

Questão de segurança: aprenda a se prevenir de perdas de dados!

Em tempos de Big Data, primar pela segurança dos dados é fundamental. Além da segurança, prevenir perdas de dados também é um fator crucial. Se seu negócio perde certos tipos de dados, isso pode acarretar um desastre, já que a perda pode conter informações de clientes ou funcionários. Você pode perder dados por alguma razão, mas há também o risco, muito mais perigoso evidentemente, de que sejam roubados, e então alguém poderá ter acesso a informações confidenciais da empresa. Felizmente, existem algumas alternativas para proteger seu negócio da perda de dados:

Elimine dados sensíveis

É importante livrar-se de dados sensíveis quando os mesmos não se fazem mais necessários. Informações contidas nesses dados poderiam cair em mãos erradas, e serem prejudiciais para o seu negócio. Destrua todos os documentos que contêm informações confidenciais antes de reciclá-los e certifique-se também de remover todos os dados de todos os dispositivos eletrônicos, incluindo computadores, tablets, smartphones e dispositivos de armazenamento externos.

Use proteção de senha

Os hackers estão sempre em busca de senhas, então é necessário se manter vigilante também nesse quesito. Certifique-se de proteger todos os computadores da sua empresa, incluindo laptops e smartphones, e proteger a senha da rede e das contas. Torne obrigatório para os funcionários alterar senhas padrão para senhas mais “fortes”, que são mais complexas e possuem uma boa variedade de caracteres, incluindo números, letras e até sinais.

Use proteção contra malware

Sempre haverá spyware e vírus, então proteger os computadores da empresa dessas ameaças também é fundamental. Você precisará instalar um software que proteja contra malwares, que podem ser instalados em computadores sem o seu conhecimento. Para tanto, basta uma pessoa usar um dispositivo que tenha malware para infectar sua rede e, em seguida, todas as informações da sua empresa ficarão expostas para essa pessoa.

Use ferramentas de proteção de dados

É importante aproveitar ferramentas de proteção de dados que mantenham informações confidenciais longe das mãos erradas. Essas ferramentas incluem soluções de recuperação de desastres em nuvem, firewalls, redes privadas virtuais, software antivírus etc, e irão percorrer um longo caminho na proteção de dados comerciais sensíveis, que geralmente incluem dados pessoais sobre funcionários e clientes.

Use criptografia de dados


Qualquer dispositivo usado para o seu negócio deve ser protegido com criptografia de dados. Isso inclui computadores, laptops, smartphones, tablets e até mesmo aplicativos que os funcionários usam conectados à rede. Existem diferentes maneiras de criptografar dados, incluindo a criptografia de chave pública
e o Transport Layer Security. Quando os dados são criptografados, as únicas pessoas que podem acessá-lo são aquelas às quais foi dada autorização específica para fazê-lo.

Crie níveis de acesso

A equipe de TI deve definir níveis de acesso para os funcionários quando estes acessarem dados dentro da rede. Certifique-se de que uma boa política de confidencialidade esteja em vigor para os funcionários. Isso restringirá o uso de dados da empresa e evitará o compartilhamento com terceiros. Eles devem assinar o acordo ao iniciarem no emprego, e devem ser informados das consequências em caso de quebra de regras.

Prevenir de perdas de dados: faça backups regulares

É sempre importante criar um plano de backup para prevenir de perdas de dados confidenciais que comprometam seu negócio. Você deve sempre ter um backup de todos os seus dados armazenados em um local seguro e que seja separado da sua rede. Em muitos casos, os arquivos de backup são armazenados em locais variados, para o caso de assaltos, desastres naturais etc. Você também deve atualizar os dados com frequência, e realizar testes de vez em quando para se certificar de que as informações estejam em segurança, legíveis e imunes a perdas de dados

Fonte: Lifehack.org

img

Laura Lopes

    Posts relacionados

    15 dicas sobre como se manter motivado para realizar seus sonhos

    É fácil cair no hábito da procrastinação ou se distrair com assuntos triviais e sem...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Como levar o dia-a-dia de uma forma mais positiva

    A pressa diária e os desafios que a vida apresenta pode tornar o dia de qualquer...

    Continue lendo
    por Nucleo P - Soluções Digitais

    Como programar a mente para eliminar os maus hábitos

    Maus hábitos tornaram-se tão arraigados no comportamento cotidiano das pessoas que, no final do...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Uma ideia sobre “Como se proteger e se prevenir de possíveis perdas de dados”

    • Máquinas e inteligência artificial melhoraram trabalho | Coworking Offices

      1 de novembro de 2017 a 15:33

      […] nenhuma reclamação (afinal, não é mais um humano executando a tarefa, mas máquinas fazendo o trabalho pelo ser humano). Com o crescente uso do machine learning e da inteligência artificial no serviço […]

      Responda

    Participe da discussão