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Transmissão Ao Vivo Pelo Facebook geram Vendas

Transmissão Ao Vivo Pelo Facebook geram Vendas

Facebook Live

Facebook é uma plataforma conhecida pelo lado social. Neste artigo, você vai descobrir como 3 empresas usaram o recurso “Facebook Live” (transmissão ao vivo) para gerar vendas, e também como adaptar as táticas e aplicá-las ao seu próprio negócio.

#1 Transmissão de uma celebração histórica

A academia “Results Fitness Santa Clarita” decidiu fazer um flash mob ao vivo no Facebook para celebrar o seu 16º aniversário.

Embora o evento em si tenha parecido um tanto improvisado, foram gastos semanas de planejamento até que fosse realizado.

Veja como eles fizeram isso:

Crie expectativa com uma história

Profissionais de fitness e donos de academia, Rachel e Alwyn Cosgrove começaram a celebração compartilhando suas histórias.

Para criar uma antecipação, compartilharam um post diferente – parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4 – nos primeiros 4 dias da semana de aniversário da academia.

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Na preparação para qualquer evento, faça o que puder para torná-lo pessoal. Mas procure construir um relacionamento genuíno com seu público e eles, em contrapartida, também investirão no que você tiver a dizer quando estiver ao vivo.

Planeje o evento

Enquanto Rachel e Alwyn precisavam obter licenças da cidade (além de outros requisitos), seu planejamento pode ser tão simples como escolher uma data e planejar o evento.

Eles também iniciaram um grupo secreto no Facebook para coordenar os trabalhos. Instrutores de fitness, participantes (membros da academia), e todos os envolvidos no flash mob foram convidados para o grupo.

Isso tornou mais fácil compartilhar tarefas e outros aspectos logísticos.

Crie buzz com uma festa pré-evento ao vivo

Para aguçar seus fãs no Facebook com a grande surpresa, a Results Fitness transmitiu a festa pré-evento. Os proprietários, funcionários e clientes foram entrevistados ao vivo.

Os bastidores de uma festa pré-evento podem ajudar a gerar expectativa para um evento surpresa.

Transmissão ao vivo

O flash mob foi transmitido ao vivo por 9 minutos e obteve 360 visualizações.

Com uma performance ao vivo como essa, a interação através de comentários é menos provável.

No entanto, você assegura o envolvimento com seu público através de visualizações posteriores.

Publique os destaques

Rachel e Alwyn criaram um carrossel de destaque de 3 minutos com o material do flash mob e o subiu na página após o evento. Foram 400 visualizações no dia da publicação.

Não importa se você irá publicar um carrossel, um clipe, ou o evento em sua totalidade, mas pense em fazer algum tipo de follow-up: agradeça a todos aqueles que participaram e compartilharam sua celebração.

Resultados

Por conta do flash mob e de toda a interação do Facebook relacionada, houve um aumento do número de fãs do Results Fitness.

As pessoas adoraram a diversão e desejaram tornar-se parte da cultura da academia (daí também a importância de compartilhar verdadeiramente sua cultura e valores para o mundo).

#2: Transmissão de uma venda online em tempo real

 

The Funky Fairy é uma loja online com sede no Reino Unido que vende presentes personalizados e com bordados para crianças.

Sua dona, Vicki Stewart, decidiu fazer uma venda via Facebook Live para liquidar os itens personalizados com nomes das crianças em seu estoque.

Veja como ela fez isso:

Planeje-se e faça uma venda

The Funky Fairy fez três vendas ao longo de quatro dias. Cada uma delas foi por via Facebook Live e durou cerca de 20 minutos.

A primeira venda correu muito bem, Vicki fez uma segunda (a primeira e a segunda tiveram cerca de 7.000 visualizações) e em seguida fez uma terceira (que rendeu cerca de 10.000 visitas).

Durante a transmissão ao vivo, Vicki mostrou os nomes e os itens de venda disponíveis e as pessoas então comentavam para solicitar os nomes que desejavam.

Se os clientes quisessem um item que não estava à venda, eram então direcionados para uma página onde podiam fazer seus pedidos.

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Para tirar o melhor proveito da situação, faça uma venda no Facebook Live por tempo limitado ou venda limitada por estoque ou série.

Se o mote da venda é o verão, o final de semana, ou uma liquidação, sempre ofereça um propósito digno de confiança.

Por outro lado, se você é um consultor sem estoque físico e deseja conquistar um certo tipo de cliente para sua lista, ofereça um número limitado de itens para “degustação” para esses prospects.

Outra opção é limitar a venda apenas para as pessoas que estão comentando durante a transmissão ao vivo.

Você pode então oferecer uma oferta diferente para aqueles que forem assistir o replay da transmissão.

Envolva-se com os espectadores

Tanto quanto possível, interaja e responda aos comentários enquanto você estiver ao vivo. Se isso não for uma opção, comente após a transmissão e principalmente se certifique que tenha respondido e atendido a todas as necessidades do seu público.

Para evitar exageros ou repetições, a melhor solução é ter um moderador para ajudá-lo. O moderador não precisa nem mesmo estar com você.

Peça a um membro da sua equipe para responder aos comentários durante sua transmissão ao vivo, e depois tome nota das observações que precisam da sua imediata atenção.

Adicione um “temperinho” de bastidores

Vicki deu um “plus” à transmissão, mostrando um produto sendo criado ao vivo naquele mesmo instante em que era transmitido ao público.

Isso faz com que potenciais clientes tenham outra impressão sobre o processo de criação, de uma forma tal que poderão investir ainda mais no produto que estavam pensando em comprar.

Faça uma demonstração ou mostre seu espaço de trabalho, e convide os espectadores para interagir.

Isso aumentará o entusiasmo e a lealdade com a sua marca, e consequentemente as chances de uma conversão em vendas.

Repost

Se o Facebook Live correr bem, faça o respost do vídeo para que as pessoas possam ver o que perderam.

Além disso, durante a transmissão ao vivo, deixe que as pessoas saibam sobre o seu próximo vídeo ao vivo (você pode até mesmo torná-lo um evento semanal ou mensal), para que seja mais provável que seu público entre em sintonia com você.

Trabalhe a expectativa sobre o que você irá oferecer em seguida.

Resultado: A resposta a vendas da The Funky Fairy foi tão satisfatória que Vicki teve que expandir sua equipe.

#3: Controle de qualidade exclusivo

Liz Melville é uma coach de negócios online e profissional de marketing especializada em Facebook criadora do grupo “Busi-Moms” (do inglês abreviado: “mães ocupadas”).

O grupo, fechado, serve como um suporte para mães que são “do lar” e trabalham fora e por isso enfrentam dificuldades em levar a “vida dupla”.

Liz fornece à sua comunidade dicas de mídia social, orientação e coaching. A cada duas semanas, ela faz uma transmissão ao vivo via Facebook.

Comece um grupo

O processo de Liz é fácil de replicar. Ela é muito clara sobre a sua missão e ela só aceita membros pertinentes ao tema proposto em seu grupo.

Mesmo sendo um grupo pequeno, os membros são muito ativos. Com isso, Liz obtém 100% de alcance em seu público alvo.

Se você não tiver um grupo no Facebook, comece um e torne-o um refúgio seguro para seu público.

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Embora o alcance via grupo seja melhor, você também pode fazer transmissões ao vivo através de páginas de negócios do Facebook (a maioria das empresas nos Estados Unidos fazem isso), bem como dentro de eventos para um grupo ou uma página.

Então, se você tiver uma página de negócios ativa, também pode tentar fazer isso lá.

Crie uma comunidade

Liz começou a comunidade Busi-Mums em setembro de 2015, que começou a crescer organicamente dentro de seu nicho a partir de novembro de 2015.

Ou seja: sim, em se tratando de social media, é preciso ter tempo e principalmente paciência para as coisas aconteceram organicamente.

Ela geralmente publica um mix de conteúdo, mas respeita um padrão, com base em temas regulares:

  • o “mantra de segunda-feira” (para inspirar os membros para a semana que se inicia),
  • o “diga ao mundo”, às terças (que promove ofertas, páginas etc),
  • o “momentos de sabedoria”, às quartas, (onde compartilha dicas, truques e conselhos),
  • e a “sexta-feira fabulosa” (onde compartilha os sucessos da semana).

Liz também compartilha dicas sobre:

  • como executar um negócio online,
  • usar o Facebook,
  • criar citações em imagens,
  • como fazer vídeos e transmissões ao vivo, e muito mais.

Não crie um grupo e comece suas transmissões ao vivo imediatamente. Antes tome o cuidado de compartilhar dicas e imagens motivacionais em linha com o propósito do grupo.

Procure incentivar também os membros a se apresentarem e conhecerem uns aos outros.

Promova seu evento ao vivo, faça perguntas e as responda no ar

Liz promove suas transmissões ao vivo no Facebook com antecedência compartilhando um post no grupo.

Ela também o promove em sua página de negócios do Facebook (com um link para se tornar membro do grupo) e em sua lista de e-mail.

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Além de responder a perguntas feitas durante transmissão, Liz também faz a curadoria das perguntas com antecedência.

Ela convida a comunidade a postar perguntas com antecedência no post que serve de anúncio à trasmissão.

Quando criar um evento para sua transmissão, lembre de postar um tópico para que as pessoas façam perguntas para que você possa responder quando estiver no ar.

Também interaja e responda aos comentários da melhor maneira possível.

Lembre de incluir um call to action

Liz sempre inclui um ~leve~ call to action voltado à conversão em seus serviços durante as transmissões de vídeo ao vivo.

Ela sugere, por exemplo, que os espectadores reservem uma sessão de coaching com ela para rever seus negócios online, e fornece um link via encurtador de URL (Bitly por exemplo) de acesso a sua agenda online.

Várias vezes ao longo da sua transmissão, permita que os clientes saibam como chegar até você (ou que possam agendar uma reunião) se o que você tem a oferecer se relaciona a prestação de serviços.

Resultado: Ao compartilhar sua personalidade e conhecimento via Facebook Live no grupo criado por ela mesma, Liz tem obtido vários novos clientes.

Conclusão

Transmissões ao vivo via Facebook podem parecer intimidadoras, mas há uma solução fácil para tirar o melhor proveito delas.

Crie uma sequência de passos, do plano e promoção à interação e acompanhamento das suas ações.

Quando você visualiza um propósito que resultará na expansão do seu negócio, da base de clientes e dos lucros, as transmissões ao vivo pelo Facebook são muito mais fáceis de lidar.

Fonte: Social Media Examiner

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Laura Lopes

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