7 Dicas para Tomar Melhores Decisões (Na Vida e Nos Negócios)

Decisões

Em “Porquê pessoas inteligentes cometem grandes erros com dinheiro?”, Gary Belsky e Tom Gilovich oferecem 7 dicas úteis para aprimorar a capacidade de tomar decisões e evitar o “decision paralysis” (algo como “paralisia ao tomar decisões”, na tradução livre). As dicas são voltadas para o campo financeiro, mas são aplicáveis em muitas outras situações da vida cotidiana. Se você também sofre desse mal, saiba que sempre há uma saída – ainda que ela envolva (ou não) – uma decisão. Pois mesmo não decidir também é uma decisão, afinal.

1. Escolha menos opções

É lógico e de certa forma também óbvio: quanto mais boas escolhas você tiver, menos provável será fazer uma escolha entre muitas – e menos satisfeito você ficará mesmo se conseguir decidir. Uma maneira de evitar grande parte dessa dor é limitar seus conjuntos de escolha.

Encontre alguém que você confia e que sabe ou está disposto a pesquisar o assunto que diz respeito a sua decisão. Em seguida, peça-lhe para oferecer três opções em que possa escolher. Gary usa essa estratégia com um de seus sobrinhos, e, invariavelmente, são dadas a ele três sólidas opções para escolher e se sentir confiante com sua escolha final – no presente e no futuro.

2. Lembre-se: decidir não decidir é uma decisão

Adiamento, delay, procrastinação. Eles podem parecer o caminho de menor resistência, mas uma abordagem passiva para a tomada de decisão pode ser tão enfática quanto qualquer outra escolha. E a palavra-chave aqui na verdade chama-se estratégia. Por exemplo se você pretende trocar de escritório, avalie as alternativas: coworking, aluguel de nova sala, home office, etc.

3. Não se esqueça dos custos de oportunidade

Imagine como você se sentiria se uma iniciativa de pró-atividade da sua parte funcionasse, mas você não aproveitasse a oportunidade. Pense em como você se sentiria se o preço daquela desejada TV subisse 10% no momento em que você precisasse de um aparelho novo. Os sentimentos imaginários de lamentar aquilo que se pode evocar podem ajudá-lo a superar a resistência da mudança na vida real.

4. Coloque-se no piloto automático

Em vez de ter que tomar uma série interminável de decisões sobre se agora é um bom momento para investir, use o valor médio do dólar. Esta é uma estratégia que envolve investir uma quantia de dinheiro em intervalos regulares em uma ação ou título ou fundo mútuo – independentemente dos mercados estarem subindo ou caindo. Desta forma, você acaba comprando menos ações quando o preço de um investimento é alto e mais quando o preço é menor.

5. Faça com que os deadlines funcionem para você

Uma boa maneira de superar a “paralisia ao tomar decisões” é definir prazos, mas uma maneira ainda melhor é dar a alguém que você confia o poder de escolher os prazos para você. Mesmo que um amigo não tenha o poder de um professor sobre você, o medo de desapontá-lo ou “queimar o filme” acaba se tornando um poderoso motivador para nos ajudar a sair da inércia.

6. Faça o papel do advogado do diabo de si mesmo

Se você está decidindo entre as opções de investimento e sente-se incapaz de escolher qual prefere, pergunte a si mesmo quais opções em hipótese alguma você escolheria. Ou então suponha que já possui todas as escolhas. Agora a sua decisão torna-se qual delas vender – qual você definitivamente não deseja para si. Isso é muito simples. A parte mais difícil é reconhecer que a sua decisão é dificultada pela forma como você está vendo o problema.

7. Se você não é um expert, consulte um!

Quando estamos indiferentes a uma situação, estamos melhor posicionados para avaliar racionalmente o assunto em questão e, ao menos em parte, conseguimos remover alguns dos preconceitos da equação. Mas, quando estamos por fora, é mais uma razão para recorrer a experts de sua confiança para clarear os pensamentos.

Fonte: INC.com

Coworking Offices

Recent Posts

Aluguel de escritórios em alta

Aluguel de escritórios, locação de escritórios, vila olímpia, coworking vila olímpia

1 semana ago

Coworking revoluciona a forma de trabalho

Como o coworking está revolucionando a forma como trabalhamos Nos últimos anos, temos testemunhado uma…

7 meses ago

Tecnologia, negócios e espaços de coworking

O futuro da tecnologia nos espaços de coworking e seus impactos nos negócios Nos últimos…

8 meses ago

Sala privativa e trabalho híbrido

Afinal, uma sala privativa é o mínimo necessário para que uma empresa saia do home…

10 meses ago

Conteúdo digital: potencionalize o alcance

Um conteúdo digital excepcional é apenas metade da batalha. A outra metade consiste em maximizar…

10 meses ago

Escritórios vazios, pechincha para milionários

Escritórios vazios, em New York, tem atraído milionários em busca imóveis com preços atrativos. O…

11 meses ago

This website uses cookies.