9 Indicações de Livros sobre Empreendedorismo e Negócios

Um livro de empreendedorismo e negócios precisa ser prático e mais direto ao ponto. Então se você estiver em busca de novos conhecimentos e reflexões na área, aproveite as dicas de livros abaixo (alguns deles com título em português):

1. “Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space and Make Competition Irrelevant”

Por W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Título em português: “A Estratégia do Oceano Azul

“’A Estratégia do Oceano Azul’ é um livro de negócios que vai na contramão dos livros da área e o único que li de orelha a orelha”, diz Carey Smith, fundador da Big Ass Solutions, uma empresa de 125 milhões dólares. Os autores enfatizam a busca por espaço no mercado sem que a concorrência se faça necessária para, então, se posicionar à frente dela. A oportunidade está sempre no inexplorado. Em outras palavras: se a inovação e a disruptura do modelo de negócio estiverem em seu radar, este livro é para você.

2. “Start With Why”, por Simon Sinek

Título em português: “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação”

Todas as empresas existem para fazer dinheiro. O que separa a sua de todas as outras? Por que ela existe – o que é a sua finalidade inspiradora – para além da rentabilidade? O livro de Sinek pode ajudá-lo a formular essas perguntas e articular as respostas. “O maior aprenzido do livro é, como diz Sinek, que as pessoas não compram o que você faz, mas por que você faz isso algo”, diz Zach Kaplan, CEO da Inventables, uma startup com sede em Chicago que fornece software e suprimentos para designers. “Seu livro e sua palestra no TED sobre o mesmo tema me fez pensar muito sobre a missão da Inventables”.

3. “The First Mile”, por Scott D. Anthony

Seja uma startup ou uma empresa madura, a força vital de um negócio vem do processo de transformar ideias em ação. O livro de Anthony, que será lançado agora em maio nos EUA, é uma verdadeira cartilha sobre como fazê-lo, por um perito em inovação que trabalhou lado a lado com o lendário Clayton Christensen. (Christensen foi quem cunhou o termo “inovação disruptiva” e é um evangelista das teorias de Peter Drucker sobre a articulação de qual tipo de “trabalho” os clientes pagam para que a empresa execute).

4. “The Innovator’s Extinction”, por David Ulmer

Uma nota de rodapé em “The First Mile” o chama de “um livro divertido e um pouco subversivo”. Anthony adverte os leitores de uma forma mais atraente: “Alguns dos conselhos neste livro devem ser seguidos com cautela, mas Ulmer carrega as cicatrizes de ter impulsionado a inovação dentro de várias grandes empresas, e muitas de suas observações foram realmente acertadas”.

5. “Lincoln the Unknown”, por Dale Carnegie

Todo mundo conhece o clássico “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie. Mas poucas pessoas conhecem essa raridade, que ele escreveu 4 anos antes. Em uma época onde as habilidades das pessoas ao redor do ex-presidente norte-americano Lincoln já eram valorizadas, este livro fornece insights ainda mais profundos sobre um dos maiores líderes de todos os tempos.

6. “Five Frogs on a Log”, por Mark L. Feldman e Michael F. Spratt

Título em português: “Cinco Sapos em um Tronco”

Se fusões e aquisições são parte do seu futuro, este livro vai ajudá-lo a se preparar. Para Brian Twibell, CEO da RedVision, uma empresa de títulos imobiliários avaliada em US$ 51 milhões com sede em Nova Jersey, nos EUA, “Five Frogs” é uma verdadeira bíblia. O livro o ajudou a concretizar 4 aquisições da RedVision, levando-o a fazer a empresa crescer de 72 para 517 funcionários em apenas 6 anos.

7. “The Circle”, por Dave Eggers

Este é um romance cujo enredo não vai intrigar o leitor, os personagens (talvez intencionalmente) também não vão inspirá-lo. Onde o livro de Eggers merece atenção é pelas suas ideias sobre o trabalho contemporâneo: especificamente, a forma como as culturas das empresas e tecnologias sociais podem levar ao vício em trabalho, a uma indefinição das fronteiras entre público e privado, e a uma auto-absorção ofuscante em nome do zelo corporativo.

8. “Moments of Impact: How to Design Strategic Conversations That Accelerate Change”

Por Chris Ertel e Lisa Kay Solomon

Qualquer livro sobre como conduzir melhores reuniões merece atenção. Ertel e Kay torna essa tarefa mais fácil, com ferramentas atuais e checklists que se provarão rápido e prático para líderes e equipes.

9. “Ask Not”, por Thurston Clarke

Todo líder tem como missão primordial fazer palestras. O ideal é que essas conversas envolvam e inspirem as pessoas. O livro de Clarke apresenta uma anatomia incisiva do discurso de posse de John F. Kennedy. Mesmo que você já esteja muito acostumado a falar em público, neste livro encontrará dicas práticas sobre como se sair melhor em palestras pela experiência de JFK, expert nessa arte.

Fonte: INC.com

Coworking Offices

Recent Posts

Aluguel de escritórios em alta

Aluguel de escritórios, locação de escritórios, vila olímpia, coworking vila olímpia

1 semana ago

Coworking revoluciona a forma de trabalho

Como o coworking está revolucionando a forma como trabalhamos Nos últimos anos, temos testemunhado uma…

7 meses ago

Tecnologia, negócios e espaços de coworking

O futuro da tecnologia nos espaços de coworking e seus impactos nos negócios Nos últimos…

8 meses ago

Sala privativa e trabalho híbrido

Afinal, uma sala privativa é o mínimo necessário para que uma empresa saia do home…

10 meses ago

Conteúdo digital: potencionalize o alcance

Um conteúdo digital excepcional é apenas metade da batalha. A outra metade consiste em maximizar…

10 meses ago

Escritórios vazios, pechincha para milionários

Escritórios vazios, em New York, tem atraído milionários em busca imóveis com preços atrativos. O…

11 meses ago

This website uses cookies.