Problemas de Usabilidade em Dispositivos Móveis: Dicas para Melhorar a SEO

Embora o uso da Internet em dispositivos móveis já ultrapasse os PCs, muitas empresas e marcas ainda falham em aproveitar a crescente necessidade por sites móveis amigáveis. Em janeiro, o Google começou a enviar notificações em suas ferramentas para webmasters informando-os da necessidade de corrigir problemas de usabilidade em dispositivos móveis ou eles passariam a não ser exibidos nos resultados de busca dos aparelhos. Ou seja, quanto mais cedo você puder identificar e corrigir problemas de usabilidade, melhor.

Porque isso impacta na SEO?

Para quem executa SEO ou sabe sobre SEO, geralmente a conversa sobre como melhorar o ranking de um site é focada em torno da geração de conteúdo exclusivo ou da aquisição de links valiosos. Enquanto esses são os dois grandes fatores na determinação de como um site pode ser visto, muitas vezes a experiência do usuário acaba esquecida.

Em última análise, o SEO trata basicamente de mostrar que seu site deve ser confiável e, na medida em que isso é determinado, em parte, pela forma como os visitantes reagem quando visitam seu site, a experiência do usuário é extremamente importante em todo o processo. O Google deseja fornecer à sua base de usuários a melhor experiência de busca possível, para que seus usuários continuem usando seu motor de busca. Devido a isso, o Google tende a “premiar” sites com classificações mais elevadas, que e oferecem uma grande experiência para o usuário.

Identificando problemas de usabilidade em dispositivos móveis

O primeiro lugar onde verificar problemas de usabilidade em dispositivos móveis é no recurso Webmaster Tools Mobile Usability. Essa seção apresenta diferentes problemas que o Google identificou, juntamente com gráficos que exibem o progresso ocorrido ao longo do tempo. O recurso abrange várias questões: conteúdos em Flash, fontes minúsculas, janelas de exibição com largura fixa, conteúdo não dimensionado para a janela de exibição, e links/botões clicáveis muito próximos uns dos outros. É possível acessar o relatório de usabilidade móvel ao fazer o login na conta Webmaster.

O segundo lugar que você pode visitar é a PageSpeed Insights Load Tool. Como você pode imaginar, esta ferramenta se concentra no tempo de carregamento de seu site em um dispositivo móvel, algo extremamente relevante para a SEO e para a Usabilidade, mas o interessante sobre essa ferramenta é que ela irá dizer o que especificamente causa lentitão no seu site e, em seguida, o que fazer para corrigir o problema. Acesse a ferramenta aqui.

Algumas dicas para corrigir problemas de Usabilidade em dispositivos móveis

Seu primeiro passo é, naturalmente, verificar as ferramentas mencionadas acima para ter alguma ideia por onde começar, mas depois vem a hora de fazer as alterações propriamente ditas. Algumas dicas são:

– Comece encontrando as páginas problemáticas. Faça o login no Google Webmaster Tools e clique em Search Traffic–Mobile Usability na barra de navegação à esquerda. Essa opção irá fornecer uma varredura dos erros de Usabilidade e de todas as páginas que possuem erros específicos.

– Aprenda o máximo que puder sobre design amigável a dispositivos móveis. Agora que você possui uma lista de todas as páginas e erros que estão ocorrendo, pode elaborar um plano e começar a trabalhar para corrigi-los. Embora existam muitos lugares diferentes para aprender sobre design mobile-friendly, o Google oferece um recurso maravilhoso de Web Fundamentals. Este guia detalhará as melhores práticas sobre como corrigir problemas de usabilidade que estejam ocorrendo. Com mais de 114 seções, o guia cobre tudo, desde princípios gerais, a layouts, design, desempenho e muito mais.

– Testar e corrigir. Agora que você está familiarizado com as melhores práticas, deve possuir também munição suficiente para começar a corrigir os problemas. Comece alterando as páginas ou  template de site para melhorar a Usabilidade, tanto quanto for possível. Depois de cada melhoria, refaça o teste para cada página com a ferramenta Google Insights PageSpeed para identificar a melhoria na pontuação do site. Cada pequena atualização que for feita para melhorar a pontuação geral vai ajudar a melhorar a visibilidade nos resultados de busca em dispositivos móveis.

O volume de pesquisa em dispositivos móveis tende a continuar a aumentar na medida em que mais e mais consumidores se sentir confortáveis usando seus aparelhos pessoais para pesquisar produtos e serviços. Quanto mais rápido você for capaz de se adaptar e trabalhar no sentido de proporcionar uma melhor experiência para os consumidores, mais rápido seu site irá aparecer para eles.


Fonte: INC.com

 

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