Todo o empreendedor deve ter em mente e em mãos um plano de negócios. Isso porque o próprio processo de desenvolvimento de seu plano em si já ajuda a entender o tipo de negócio que deseja criar e o plano de ação que precisará seguir para atingir seus objetivos.
No entanto, há apenas um momento em que TODO empreendedor desenvolve um plano de negócios. É quando eles precisam arrecadar fundos – já que praticamente todos os credores e investidores exigem um plano formal de negócios antes de iniciar qualquer conversa.
Para ajudá-lo nesta tarefa, compartilhamos neste post um modelo de plano de negócios comprovado e bastante simplificado, contendo as informações que detalham as 11 seções principais a serem incluídas no seu plano.
Pode parecer bobagem, mas não é. Lembre-se sempre de incluir uma página de rosto com suas informações de contato para que potenciais investidores possam entrar em contato com você facilmente.
Se os investidores não gostarem do seu Sumário Executivo, eles não irão adiante no documento. Portanto, essa seção é crítica.
Procure descrever de forma concisa o que a sua empresa faz e qual necessidade de mercado ela resolve. De importância crítica, descreva seus “fatores únicos de sucesso”, que são as 4-7 razões pelas quais sua empresa terá sucesso.
Mostre também suas principais projeções financeiras e a quantidade de dinheiro que você está buscando levantar aqui.
Nesta seção, procure fornecer um perfil da sua empresa. Responda a perguntas como:
– Onde você está localizado?
– Quando foi fundada a empresa?
– Formulário de requisitos legais
Discorra também sobre o estágio atual da sua empresa: que sucessos ela já almejou e alcançou?
Na seção Análise da Indústria (Industry Analysis), você detalhará o mercado em que está competindo, o tamanho que possui e quais tendências o afetam a curto, médio e longo prazo.
Aqui você identificará quem são seus clientes-alvo e suas necessidades. Seja o mais específico e honesto possível com relação à composição demográfica e psicográfica de seus clientes.
Nesta seção, identifique seus concorrentes e seus principais pontos fortes e fracos.
Importante, identifique também suas vantagens competitivas, ou seja, por que você pode ter mais sucesso que seus concorrentes diretos.
Nesta seção, você descreverá seus produtos e/ou serviços e o posicionamento de marca desejado.
Aqui é importante detalhar também seu plano de promoções, que é como você fará com que os clientes saibam que a sua empresa existe (por exemplo, anúncios em jornais, mala direta etc).
Por fim, se aplicável, discorra sobre seu plano de distribuição, que deve detalhar de onde os clientes podem comprar seus produtos e/ou serviços.
Seu plano de operações deve detalhar os principais processos operacionais que sua empresa precisa realizar diariamente para obter sucesso. Além disso, deve identificar os marcos que você precisa alcançar nos próximos 1 a 3 anos para alcançar suas metas de sucesso.
A seção Equipe de Gerenciamento dentro do plano de negócios deve provar por que o time da empresa é “eminentemente qualificado” para executar o modelo de negócios proposto no documento.
Não deixe de pontuar também as lacunas encontradas na sua equipe e quem você precisa contratar para consertá-las.
Seu plano financeiro é extremamente importante para os investidores. Identifique as maneiras pelas quais sua empresa gera receita. E destaque as principais premissas que governam suas projeções financeiras.
Se você estiver buscando financiamento, identifique quanto de investimento você precisa para iniciar e/ou administrar seus negócios e os usos principais desses fundos.
Por fim, inclua um resumo de suas projeções financeiras.
Use o Apêndice para complementar seu plano de negócios. Inclua suas projeções financeiras completas, com demonstrações de resultados projetados, balanços e demonstrações de fluxo de caixa.
Inclua detalhes adicionais, como informações sobre patentes, listas de clientes etc., que ajudem a provar aos investidores que sua empresa é uma grande oportunidade de investimento.
O uso deste modelo de plano de negócios e as informações detalhadas aqui forçam você a refletir sobre seus negócios e documentá-los de uma maneira que os investidores e outros leitores entendam completamente. Certifique-se de que você não apenas pode apresentar sua empresa bem no plano de negócios escrito, mas também pessoalmente, já que investidores e os credores vão querer olho-no-olho antes de assinar o cheque.
Fonte: Forbes.com
Aluguel de escritórios, locação de escritórios, vila olímpia, coworking vila olímpia
Como o coworking está revolucionando a forma como trabalhamos Nos últimos anos, temos testemunhado uma…
O futuro da tecnologia nos espaços de coworking e seus impactos nos negócios Nos últimos…
Afinal, uma sala privativa é o mínimo necessário para que uma empresa saia do home…
Um conteúdo digital excepcional é apenas metade da batalha. A outra metade consiste em maximizar…
Escritórios vazios, em New York, tem atraído milionários em busca imóveis com preços atrativos. O…
This website uses cookies.