SEO: Como iniciar uma pesquisa de palavra-chave para criação de conteúdo

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Seo: Um site, um blog ou uma loja online recém criados não são rankeados imediatamente em mecanismos de busca, como o Google.

Então, qual o primeiro passo para chegar ao topo do ranking nos resultados dos buscadores?

Uma boa forma de trabalhar SEO é começar com uma pesquisa de palavras-chave: quais palavras seu público procura até encontrar seu site? E como encontrá-las? Quais ferramentas são úteis? E, quando encontrar essas palavras-chave, como determinar quais devem ser trabalhadas: as palavras-chave mais competitivas (abrangentes) ou as menos competitivas (long tail)?

Neste post vamos ilustrar com um estudo de caso como iniciar sua pesquisa de palavras-chave:

Foco nas palavras mais abrangentes ou mais específicas?


Pesquise no Google as palavras-chave mais competitivas e analise os resultados.

Se a pesquisa for feita para uma empresa com um grande orçamento de marketing, então provavelmente será necessária uma longa pesquisa para esses termos de busca.

Pergunte a si mesmo qual a probabilidade de você mesmo pesquisar pelo termo em questão. Em seguida, experimente um termo que seja menos competitivo e veja o que surge. A probabilidade mudou muito?

SEO: Palavra-chave relacionada


Ao fazer isso – partir de termos muito competitivos para outros mais específicos – você terá uma boa ideia de como seu site pode ser melhor classificado.

Por exemplo, para um site que comercializa roupas para festas, a palavra “moda” é por demais abrangente, ainda que relacionada (indiretamente) ao negócio; outras mais específicas e recomendadas neste caso seriam: “roupas para festas”, “roupas para festas em SP” (se a localização da loja for em São Paulo), “roupas festa”, “vestidos para festa”, entre outras mais diretas em relação ao conteúdo tratado no site.

Crie uma lista de palavras-chave


Nunca se concentre em apenas uma palavra-chave. Crie uma lista de palavras. Estas podem ser variações de palavras-chave diferentes, como no exemplo acima. Mas tenha o cuidado de listar apenas as palavras mais competitivas, ou seja, as que remetem diretamente ao conteúdo tratado no site, e que efetivamente sejam usadas para pesquisas nos mecanismos de busca, objetivando um SEO melhor.

Conteúdo: mantenha um blog


Manter um blog é uma ótima maneira de difundir conteúdo sobre seus produtos. Vale lembrar, no entanto, que uma palavra-chave ainda não é assunto para uma postagem no blog.

Você precisará de um ângulo ou tópico específico para a palavra-chave que gostaria de associar ao seu site nos mecanismos de busca. No exemplo acima, em se tratando de um site que comercializa roupas para trabalhar em um escritório localizado em coworking, o blog poderia versar sobre moda, estilo – que roupa usar para cada tipo de escritório coworking ( corporativo, descolado, etc)? – como escolher a melhor roupa, a cor, o estilo e assim por diante.

Google Trends é seu amigo


Se você precisar escolher entre determinadas palavras-chave que gostaria de usar, mas não sabe qual escolher, pode recorrer ao Google Trends.

Como o nome sugere, o Google oferece tendências que permitem comparar o volume de pesquisa por alguns termos. Se você quer saber se faz sentido escrever “moda festa” ou estilo de roupa para uma data comemorativa específica, o Google Trends pode lhe ajudar na resposta:

 

Pense nas chances de converter


Ao fazer sua pesquisa de palavras-chave, já tenha em mente quais são as chances de converter quem fizer a busca por aquele palavra-chave específica.

Por exemplo: se as pessoas procuram especificamente por  alugar um “coworking vila olímpia” elas estarão mais propensas a alugar um escritório mobiliado em um coworking vila olímpia do que um escritório individual.

Isso porque quem busca por um “coworking vila olímpia” já sabe o que deseja, já tomou uma decisão do local. Encontrando opções de salas e escritórios coworking no site “coworking vila olímpia”, elas estarão mais propensas a alugar do que pesquisar em outra fonte.

A pesquisa de palavra-chave é um primeiro passo muito importante em SEO. Depois disso, é preciso começar a produzir muito conteúdo. Mas, lembre-se: manter um blog para isso não resultará em classificações mais elevadas instantaneamente, pois esse é um trabalho demorado e que leva tempo (e muita paciência!) para trazer resultados orgânicos.

Toda estratégia de SEO é a longo prazo, mas os resultados podem ser pra lá de compensadores!

Fonte: Yoast

#cwosp[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Coworking Offices

Recent Posts

Aluguel de escritórios em alta

Aluguel de escritórios, locação de escritórios, vila olímpia, coworking vila olímpia

2 semanas ago

Coworking revoluciona a forma de trabalho

Como o coworking está revolucionando a forma como trabalhamos Nos últimos anos, temos testemunhado uma…

7 meses ago

Tecnologia, negócios e espaços de coworking

O futuro da tecnologia nos espaços de coworking e seus impactos nos negócios Nos últimos…

8 meses ago

Sala privativa e trabalho híbrido

Afinal, uma sala privativa é o mínimo necessário para que uma empresa saia do home…

10 meses ago

Conteúdo digital: potencionalize o alcance

Um conteúdo digital excepcional é apenas metade da batalha. A outra metade consiste em maximizar…

10 meses ago

Escritórios vazios, pechincha para milionários

Escritórios vazios, em New York, tem atraído milionários em busca imóveis com preços atrativos. O…

11 meses ago

This website uses cookies.