Escritórios compartilhados coworking: Colaboração

Coworking – Escritórios Compartilhados

Por Alex Hillman*

Este post é a última parte de uma série de 5 posts onde exploramos os valores fundamentais do coworking: Colaboração, Transparência, Comunidade, Acessibilidade e Sustentabilidade. Esses 5 valores encontram-se reunidos no Coworking Wiki, um dos repositórios da comunidade coworking mundial disponíveis no portal coworking.com, que tem por finalidade divulgar a cultura de escritórios compartilhados nos cinco cantos do planeta. Estes valores foram preconizados em meados de 2005 pelos criadores do CitizenSpace, primeiro coworking space fundado em São Francisco, Estados Unidos, e desde então servem de inspiração para dezenas de espaços de escritórios compartilhados em todo o mundo.

No quarto post da série exploramos os valores da Comunidade no contexto do coworking. Sobre a Colaboração, assim como a comunidade, podemos avaliar como sendo um valor intrínseco do coworking. E, como lembra meu colega Derek Neighbors em um post de seu blog, não podemos fazer colaboração; temos antes que sermos um colaborador.

Acho que isto é crucial por uma série de razões – como se aplica muito bem ao meu próprio modelo mental para o conceito de Coworking. O Coworking funciona porque joga fora muitos dos maus hábitos que aprendemos e coloca o foco sobre as pessoas novamente.

A colaboração não é algo que você faz, mas o produto derivado, digamos assim, de sermos um melhor colaborador em um determinado contexto.

Confiança e contato próximo

No post sobre a comunidade como um valor fundamental do coworking, mencionamos a confiança nas comunidades. Os espaços de escritórios compartilhados permitem que haja um foco na formação da confiança e de relações mais profundas entre os coworkers porque as políticas de escritório, hierarquias e sucessões são removidas ficam de fora dessa equação.

Dando um passo adiante, os escritórios compartilhados criam oportunidades para que as pessoas interajam em um ambiente que favorece o “contato próximo”. A natureza casual de um espaço de coworking significa que as pessoas estão muitas vezes gastando mais tempo no “tete-a-tete” umas com as outras do que em um escritório convencional onde as pessoas só interagem quando precisam.

Aprendendo pelo exemplo

Os espaços de escritórios compartilhados são ótimos lugares para aprendermos a ser melhores colaboradores. Os fundadores dos melhores espaços de coworking tendem a olhar para seus membros mais como colaboradores do que como clientes – um modelo importante no sucesso da Indy Hall. Os membros que trabalham juntos – não apenas uns com os outros, mas no espaço em si – tendem possuir um vínculo mais próximo com a comunidade. Novos membros vêem isso como algo que desejam e podem ter para si, e ao longo do caminho não só aprendem a modelar bons comportamentos de outros colaboradores, como também eles próprios tornam-se novos modelos.

Aprendendo a andar de bicicleta

Aprender a andar de bicicleta é por si só uma penosa série de tentativas e erros. Embora você possa ver alguém fazer isso, é provável que você caia e rale o joelho em sua primeira tentativa. Ensinar uma pessoa a andar de bicicleta, no entanto, exige que sejamos um colaborador bem mais do que sermos um bom professor. Precisamos orientá-la, apoiá-la e ajudá-la a encontrar o “equilíbrio” próprio. A tarefa requer que o candidato confie em seu instrutor/colaborador, e que passem também um bom tempo juntos.

Os colaboradores que trabalham em espaços de escritórios compartilhados são muito semelhantes. Bons colaboradores ganham a confiança em primeiro lugar. Eles passam muito tempo juntos cara-a-cara com seus pares. Eles não instruem, mas sim orientam, apoiam e ajudam a encontrar o seu próprio caminho.

As melhores relações de colaboração representam uma via de mão dupla – cada pessoa tem a capacidade de fornecer essa experiência para o outro em algum momento no tempo em que passam juntos. E o coworking proporciona um dos melhores ambientes naturais para que isso aconteça.

Fonte: Coworking Wiki

* Escritor e co-fundador da Indy Hall, uma das mais respeitadas comunidades de coworking dos Estados Unidos.

Coworking Offices

View Comments

Recent Posts

Aluguel de escritórios em alta

Aluguel de escritórios, locação de escritórios, vila olímpia, coworking vila olímpia

2 dias ago

Coworking revoluciona a forma de trabalho

Como o coworking está revolucionando a forma como trabalhamos Nos últimos anos, temos testemunhado uma…

7 meses ago

Tecnologia, negócios e espaços de coworking

O futuro da tecnologia nos espaços de coworking e seus impactos nos negócios Nos últimos…

8 meses ago

Sala privativa e trabalho híbrido

Afinal, uma sala privativa é o mínimo necessário para que uma empresa saia do home…

9 meses ago

Conteúdo digital: potencionalize o alcance

Um conteúdo digital excepcional é apenas metade da batalha. A outra metade consiste em maximizar…

10 meses ago

Escritórios vazios, pechincha para milionários

Escritórios vazios, em New York, tem atraído milionários em busca imóveis com preços atrativos. O…

11 meses ago

This website uses cookies.