10 Passos para a Redução de Custos Usando a Tecnologia em Tempos de Crise

Carlos Eduardo Cervelatti trabalhou duro como estagiário na área financeira de diversas empresas até chegar a gerente comercial na Finnet, em 2005. O esforço valeu a pena e lhe rendeu o posto de diretor comercial da empresa, onde exerce, entre outras funções, a elaboração de metas, estratégias e análise de relatórios de resultados e proposição de soluções de crescimento para a empresa. Neste artigo, Cervelatti comenta 10 passos que as empresas podem seguir a fim de reduzir custos usando a tecnologia em tempos de crise:

Conscientizar os colaboradores

O pontapé inicial para redução de custos é a conscientização dos colaboradores sobre a importância e necessidade dessa ação, pois há uma resistência natural às mudanças ou receio do posto de trabalho ser substituído por uma nova tecnologia. Uma ação que quebra esse paradigma é a conscientização dos colaboradores de que a melhoria dos processos visa aumentar os resultados da companhia e, consequentemente, tornar-se uma empresa sólida, sustentável e perene, gerando assim maiores oportunidades de ascensão de suas carreiras profissionais.

Conhecer de fato os processos da empresa

Não há o que reduzir sem antes ter a real visibilidade dos processos atuais da empresa. Somente após esse “choque de realidade” pode ser traçado um plano de ação assertivo. É necessário mapear os processos e diagnosticar o envolvimento de trabalho manual, perdas, tempo desperdiçado, multas por quebra de SLA – do inglês Service Level Agreement que em português significa Acordo de Nível de Serviço – e outros fatores que impactam no resultado da empresa.

Buscar o parceiro de TI e implantar soluções tecnológicas que otimizam processos e reduzam custos

Há 13 anos, a empresa de gestão tecnológica de processos Finnet trabalha com ferramentas e softwares exclusivos com o objetivo de reduzir custos e facilitar todo processo de gestão financeira, de forma inteligente e simples. Para isso, compõe seu time profissionais de alta qualidade, expertise e reconhecimento de mercado, para realizar projetos que possam auxiliar no dia a dia do negócio, integrar sistemas inovadores e seguros e alcançar a otimização de processos e redução de custos de acordo com a necessidade de seus clientes.

Implementar a conectividade com clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores

A conectividade proporciona agilidade, segurança e menos burocracia com toda a cadeia de relacionamento do cliente. É uma ação que facilita a rotina entre stakeholders, aumentado a produtividade. A conectividade pode se concentrar no trabalho especializado de tráfego de arquivos com possibilidade de customização como, por exemplo, o serviço de conversão de layouts, geração de relatórios e emissões de comprovantes, permitindo que empresas, fornecedores, clientes e colaboradores troquem mensagens ou arquivos padronizados sempre de forma integrada e segura. Além da segurança que o serviço fornece, as empresas ganham em rapidez e redução de custos operacionais na execução de tarefas diárias.

Desenvolvimento de softwares e soluções de acordo com a necessidade do cliente

A flexibilidade é fundamental para apresentar soluções que se adaptem a todos os tipos de empresa, sendo construídas de acordo com seus objetivos e necessidades. A facilidade é focada na experiência do usuário, para sempre entregar soluções de alta qualidade e aderência ao negócio. Essa integração de inteligências só é possível graças ao know-how adquirido ao longo dos anos e por contar com os melhores especialistas na área.

Terceirizar serviços que não fazem parte do core business da empresa

A Terceirização de Processos Empresariais – conhecida como BPO, de Business Process Outsourcing – é cada vez mais comum dentro das organizações. O objetivo é promover uma economia significativa para a empresa e tornar-se uma alavanca para o crescimento em um mercado tão competitivo, onde é necessário se adaptar constantemente sem nunca perder de vista oportunidades de redução de custos.

O BPO oferece soluções personalizadas e direcionadas à terceirização dos processos automatizados, semi automatizado e manuais, além da possibilidade de terceirizar operações como call center, telemarketing, atendimento, back-office entre outros. Todos os processos de negócios que normalmente não fazem parte do core business da sua empresa podem ser resolvidos através do Business Process Outsourcing.

Otimizar o gerenciamento financeiro da empresa

Com o objetivo de guiar a sua empresa desde a geração de documentos eletrônicos até a respectiva entrega, gerenciamento de processos e gestão financeira, é possível integrar esses sistemas a um ERP. O gerenciamento financeiro compreende produtos financeiros de Pagamentos, Cobrança, arrecadação de contas e conciliação de extratos de diversos bancos com a redução de custos administrativos.

Gerir a cadeia de fornecedores

É possível também otimizar este processo para que a rotina de contas a pagar fique mais rápida, fácil e menos onerosa. Dessa maneira há o gerenciamento do processo de prestação de contas, de uma forma simples e prática, possibilitando o controle do ciclo de pagamentos junto ao banco, emissão dos comprovantes de pagamentos e criação de relatórios gerenciais.

Melhorar os resultados no Contas à Receber

A empresa de gestão tecnológica Finnet, por exemplo, possui um produto que facilita o processo de cobrança das empresas. Através do sistema é possível visualizar e imprimir todos os boletos disponíveis para pagamento, antes mesmo do recebimento do boleto físico. Além disso, permite a personalização da cobrança, realizando automaticamente a atualização dos valores, em caso de descontos ou abatimentos e incidência de juros e multa.

Dessa maneira é possível visualizar todos os boletos disponíveis e conseguir identificar os que já foram acessados pelos clientes. Além de admitir o envio de boletos por email ou à gráfica para impressão, atendendo a necessidade de cada empresa, e fazer o acompanhamento da carteira de cobrança.

Otimizar o gerenciamento de documentos fiscais

O gerenciamento de documentos fiscais (NFe, GNRE e MDe) garante a segurança em custódia e gestão de documentos eletrônicos, emitidos ou recebidos, permitindo ainda impressão, consulta, download dos documentos e envio de email para os envolvidos nos processos de transportes da empresa.

Coworking Offices

Recent Posts

Aluguel de escritórios em alta

Aluguel de escritórios, locação de escritórios, vila olímpia, coworking vila olímpia

4 dias ago

Coworking revoluciona a forma de trabalho

Como o coworking está revolucionando a forma como trabalhamos Nos últimos anos, temos testemunhado uma…

7 meses ago

Tecnologia, negócios e espaços de coworking

O futuro da tecnologia nos espaços de coworking e seus impactos nos negócios Nos últimos…

8 meses ago

Sala privativa e trabalho híbrido

Afinal, uma sala privativa é o mínimo necessário para que uma empresa saia do home…

10 meses ago

Conteúdo digital: potencionalize o alcance

Um conteúdo digital excepcional é apenas metade da batalha. A outra metade consiste em maximizar…

10 meses ago

Escritórios vazios, pechincha para milionários

Escritórios vazios, em New York, tem atraído milionários em busca imóveis com preços atrativos. O…

11 meses ago

This website uses cookies.