Dicas para Pesquisar Como um Expert no Google

Expert no Google

O Google é parte importante das nossas vidas todos os dias: afinal, “damos um Google” de 2 a 3 vezes por dia para encontrar alguma solução para um problema ou para aprender algo novo. Segundo o site StatisticBrain, quase cerca de 5,7 bilhões de buscas foram executadas em 2014 por dia. E estamos em 2016, o que significa que atualmente as pessoas usam o buscador até mais do que dois anos atrás. A maioria das pessoas usa o Google de uma forma muito básica, sem saber há muitos truques escondidos que ajudam a economizar tempo e esforço.

Quer aprender alguns deles e se tornar um usuário avançado, um expert no Google? Vamos a eles:

#1 Palavra-chave no título


Se deseja obter um resultado específico com a palavra-chave pesquisada no título, use o termo “intitle:palavra-chave”, como na imagem abaixo:



Claro que o resultado será melhor para buscas em inglês, mas funciona para português também. Neste caso, basta trocar o “intitle” por “entitulado:palavra-chave”. 

#2 Google Newspapers


O Google possui uma coleção de jornais (newspapers), pasme, que vão do ano de 1798 a 2009. Infelizmente o buscador parou de atualizar a coleção de jornais de alguns anos para cá. Mas um expert no Google saberá como consultar os jornais antigos dessas épocas. Recurso bastante útil para estudantes de História, em geral, e curiosos, em particular. Acesse https://news.google.com/newspapers?hl=en e divirta-se.

#3 Conversor de moedas


Este é provavelmente um dos recursos mais importantes que pode ser extremamente útil para qualquer pessoa no mundo. Ao acessar a pesquisa do Google, um expert no Google pode rapidamente converter moedas sem ter que visitar qualquer outro site. Basta digitar a quantidade e o tipo de moeda que deseja converter. Por exemplo, 14 dólares para rúpia indiana confere um resultado rápido como este:

É possível converter praticamente qualquer moeda diretamente usando esse recurso. Experimente a fórmula em português também: use “14 usd para brl”, por exemplo.

#4 Livros de um autor específico


Pesquise os livros escritos por seu autor favorito. Por exemplo: “livros escritos por Monteiro Lobato”, e veja uma lista completa das obras, como na imagem abaixo:


#5 Ok Google


Tem preguiça de digitar no campo de busca? Não tem problema: basta clicar no microfone ao lado do campo de busca e fazer uma pesquisa por voz:


#6 Definição de palavras


Quer saber a definição de uma palavra? Um expert no Google escreve: “defina palavra-chave”, como na imagem abaixo:

Para uma busca com explicação do termo em inglês, use “define palavra-chave”.

#7 Comparar distâncias

Compare distâncias entre dois destinos e obtenha rapidamente o tempo estimado de chegada entre elas. Basta digitar “Distância entre São Paulo e Rio de Janeiro”, por exemplo. Este recurso também funciona bem em português, não só em inglês, como na foto abaixo:



#8 Encontrar restaurantes

Encontre restaurantes próximos a você: digite “restaurantes próximos a mim” e deleite-se com a lista de opções. Outra opção de busca com correspondência em português. Em inglês, busque como na imagem abaixo:

#9 Busca por tipo de arquivo


Se deseja obter um resultado de pesquisa para um tipo de arquivo específico, faça a busca da seguinte forma: tipo de arquivo:pdf + termo de busca. Exemplo: “tipo de arquivo:pdf Big Data” é uma pesquisa que busca por arquivos PDF sobre Big Data. Em inglês, a busca seria feita da seguinte forma: “filetype:ppt air pollution” (neste caso, pesquisa por arquivos PPT sobre poluição do ar).

#10 Tradução rápida

O tradutor do Google é a melhor ferramenta para tradução de blocos de texto. Mas, se a sua necessidade é traduzir uma ou poucas palavras, use “traduzir termo de busca para idioma desejado”, como no exemplo: “traduzir obrigado para o inglês”.

#11 Busca de sites relacionados

Deseja encontrar um site semelhante ao Facebook, por exemplo? Simples, use a expressão “related:Facebook.com” e encontrará vários sites similares a essa rede social. Aqui é importante lembrar que o algoritmo de busca de Google considerará o domínio do site relacionado, portanto é importante incluir o “.com” ou “.com.br” ao final da expressão ao fazer a busca.

#12 Horário em diferentes locais do mundo

Quer saber que horas são na Indonésia? Ou na Índia? Basta buscar por “time in nome da cidade” que o Google trará a hora exata na localidade pesquisada.

#13 Atari Breakout

Que tal matar as saudades do popular jogo do Atari? Digite “Atari Breakout” e aguarde a página carregar por completo. Diversão garantida!

#14 PacMan

Outro jogo bem conhecido do Atari é o PacMan (quem se lembra desse “doodle”?). Pois é, fez tanto sucesso que entrou para a coleção de especiais do Google. Basta digitar “Pacman doodle” e se divertir como no jogo do Atari.


#15 Encontrar locais turísticos

Visitou uma cidade, ou vai visitar, e deseja saber quais são seus locais turísticos principais? Digite “atrações de nome do local” para resultados em português, ou ainda “Location name attractions” – onde se insere o nome da localidade no lugar de “location name” – para resultados em inglês.

#16 Google em 1998

Quer saber como era a página inicial do Google quando foi lançado, em 1998? Digite “Google in 1998” no campo de busca e siga o primeiro resultado.

#17 Visualizar cache de uma página


Se um site não abre ou demora muito para abrir, você poderá visualizá-lo em cache com o seguinte termo de busca: “cache:site que deseja abrir” (obviamente inclua somente o endereço do site após “cache:”.  

#18 Estatísticas rápidas

O Google armazena muita estatística sobre empresas e países. Um expert no Google sabe buscar um número aproximado e resumido, pesquisando simplesmente por “população do Brasil” para obter um resultado rápido na tela. Use o mesmo procedimento para testar outras estatísticas gerais de interesse.

#19 inURL

Use “inurl:” para encontrar palavras ou frases nos links dos resultados da pesquisa, como na imagem abaixo:

 

#20 Pesquisa por blogs

Antigamente, o Google possuía um recurso específico de busca por blogs, que foi desativado em maio de 2011. Felizmente, ainda é possível usar o recurso se você for um expert no Google, bastando para isso acessar o link “notícias” abaixo do campo de pesquisa, e em seguida, na mesma linha, clicar na barra “ferramentas de pesquisa”, e optar por “blogs”, logo abaixo de “qualquer conteúdo”, posicionados como na imagem abaixo:



Fonte: AllTechShare

Coworking Offices

Recent Posts

Aluguel de escritórios em alta

Aluguel de escritórios, locação de escritórios, vila olímpia, coworking vila olímpia

4 dias ago

Coworking revoluciona a forma de trabalho

Como o coworking está revolucionando a forma como trabalhamos Nos últimos anos, temos testemunhado uma…

7 meses ago

Tecnologia, negócios e espaços de coworking

O futuro da tecnologia nos espaços de coworking e seus impactos nos negócios Nos últimos…

8 meses ago

Sala privativa e trabalho híbrido

Afinal, uma sala privativa é o mínimo necessário para que uma empresa saia do home…

10 meses ago

Conteúdo digital: potencionalize o alcance

Um conteúdo digital excepcional é apenas metade da batalha. A outra metade consiste em maximizar…

10 meses ago

Escritórios vazios, pechincha para milionários

Escritórios vazios, em New York, tem atraído milionários em busca imóveis com preços atrativos. O…

11 meses ago

This website uses cookies.