Coworking

Afinal, porque seus contatos de negócios ignoram seus e-mails?

Contatos de negócios e carreiras

A força de uma empresa e de uma carreira é dependente das relações que foram conquistadas ao longo dos anos. Mesmo assim, a maioria das pessoas deixa os contatos importantes saírem do radar, muitas vezes por anos a fio.

Mas eis que algo acontece e “de repente” volta com força o desejo de retomar contato com alguém que foi negligenciado no passado porque – vamos aos fatos – havia melhores coisas a se fazer do que manter o relacionamento vivo e atualizado.

O escritor e consultor de carreira e negócios Geoffrey James frequentemente se depara com situações desse tipo em e-mails que recebe de seus leitores e clientes. E também faz críticas construtivas a fim de ajudar as pessoas a evitar esse tipo de situação tão desagradável para ambos os lados. Como exemplo, Geoffrey cita um tipo de comunicação por e-mail bastante comum nestes casos:

Assunto: Quanto tempo!

Ei, Fulano de Tal,

Espero que você esteja bem!

Comecei a vender cupcakes e adoraria explicar por que nossos cupcakes são os melhores do mundo! Como podemos marcar um horário em sua agenda? Você pode entrar em contato comigo pelo 888-555-1234 ou acessar nosso site: www.cupcakes.com.

Espero que possamos nos encontrar em breve!

Atenciosamente,

Fulano de Tal
Cupcakes
[endereço]
[site]

E-mail

Um e-mail como esse quase nunca obteria uma resposta, principalmente porque a mensagem oculta é: “a única razão pela qual estou contatando você é porque quero algo de você.” Inobstante, algumas outras razões para que esses e-mails não sejam respondidos incluiriam:

  • O e-mail diz respeito ao remetente e apenas ao que o remetente deseja, o que é irrelevante para o destinatário.
  • O tom da falsa simpatia é insultante e até um pouco repugnante. O desfecho fulminante é o “sinceramente” do final, obviamente automático da mensagem.
  • O pedido para marcar um horário na agenda e, portanto, a perda de tempo da outra pessoa (e também de dinheiro) é completamente fora de contexto.
  • O “Assunto” é irrelevante para o destinatário e ainda o faz recordar que o remetente negligenciou manter o relacionamento.
  • O e-mail comete o erro comum de ter muitas chamadas para ação, o que tende a reduzir a taxa de resposta (muitas escolhas).
  • A sentença final não é apenas egocêntrica, mas presunçosa. Depois desta exibição desavergonhada de “eu eu eu”, porque alguém iria querer responder?


Ainda que os pontos acima sejam suficientemente didáticos sobre o que não se deve fazer ao longo da sua carreira, Geoffrey James reporta que são muito melhores do que a média.

Muitos desses e-mails contêm listas de desejos, jargões e spams que levam o destinatário a apertar a tecla delete imediatamente sem nem ler até o fim.

Mas, nem tudo está perdido: Geoffrey sinaliza que é relativamente fácil restabelecer a comunicação com um contato comercial negligenciado.

O segredo, diz ele, é 1) não falar de si mesmo; 2) colocar de lado a sua própria agenda; e 3) manter-se curioso sobre o outro.

Fonte: INC.com

Coworking Offices

Recent Posts

Aluguel de escritórios em alta

Aluguel de escritórios, locação de escritórios, vila olímpia, coworking vila olímpia

4 dias ago

Coworking revoluciona a forma de trabalho

Como o coworking está revolucionando a forma como trabalhamos Nos últimos anos, temos testemunhado uma…

7 meses ago

Tecnologia, negócios e espaços de coworking

O futuro da tecnologia nos espaços de coworking e seus impactos nos negócios Nos últimos…

8 meses ago

Sala privativa e trabalho híbrido

Afinal, uma sala privativa é o mínimo necessário para que uma empresa saia do home…

10 meses ago

Conteúdo digital: potencionalize o alcance

Um conteúdo digital excepcional é apenas metade da batalha. A outra metade consiste em maximizar…

10 meses ago

Escritórios vazios, pechincha para milionários

Escritórios vazios, em New York, tem atraído milionários em busca imóveis com preços atrativos. O…

11 meses ago

This website uses cookies.