Categories: CoworkingInovação

Como Melhorar a Eficácia no Processo de Inovação

Ninguém é capaz de ficar parado em um ambiente de negócios que se move rapidamente. Como empreendedor ou líder empresarial, você certamente tem buscado maneiras de inovar. “Uma inovação é algo original, novo e importante – em qualquer campo – que se quebra em (ou obtém uma posição) em um mercado ou sociedade”. Nesta definição de Frankelius, estudioso do tema, as palavras “original, novo e importante” são vitais.

Quando há uma necessidade de se chegar com algo novo, as pessoas geralmente começam por organizar um brainstorming. Ironicamente, nem sempre algo inovador se materializa nessas ocasiões. E é por isso que o brainstorming tem conotações negativas para muitas empresas. É porque ele trata-se do mesmo grupo de colegas que costumam ficar juntos sem qualquer preparação para o brainstorm. Você pode pensar que o problema é a sua incapacidade de gerar novas ideias. Mas você estaria enganado.

O problema é a incapacidade de abandonar velhas ideias! Há uma citação do empresário norte-americano Dee Hock, em que diz: “O problema nunca é como obter pensamentos novos e inovadores pipocando na mente, mas como expulsar os mais obsoletos. Cada mente é um edifício cheio de mobiliário arcaico. Limpe um canto da sua mente e a criatividade irá preenchê-la instantaneamente. Depois de conseguir expulsar velhos padrões da sua mente, novas ideias irão se instalar automaticamente”.

A inovação é difícil de dominar. É realmente um ato de equilíbrio. E se resume em:

Encontrar o equilíbrio certo entre os negócios de hoje e os negócios de amanhã;
Encontrar o equilíbrio certo entre a criatividade e a realidade empresarial;
Encontrar o equilíbrio certo entre o ‘fora da caixa’ e ‘dentro da caixa’;
Encontrar o equilíbrio certo entre o pensamento inovador e viabilidade;
Encontrar o equilíbrio certo entre os interesses dos consumidores e os interesses da empresa;
Encontrar o equilíbrio certo entre quebrar as regras e ajustar padrões existentes;
Encontrar o equilíbrio certo entre riscos e benefícios;

Pesquisas mostram que apenas um em cada sete projetos oficiais de inovação alcançam o sucesso no mercado. Apesar de um grande número de pessoas que trabalha com inovação afirmar que devemos abraçar o fracasso, o ideal é melhorar a taxa de eficácia na inovação. A missão de Gijs van Wulfen nos últimos 10 anos tem sido a de estruturar o início caótico da inovação com base em uma metodologia que torna menos complexo dominar essa arte. Wulfen acredita que começar a inovação de uma forma melhor estruturada é capaz de melhorar os resultados ao final do pipeline.

A metodologia para o início do processo de inovação é chamada de FORTH – sigla em inglês correspondente a cada uma das 5 etapas: iniciar “a todo vapor”, observar e aprender, levantar ideias, testá-las e aplicá-las. O FORTH foi desenvolvido na prática e é utilizado com sucesso na Europa por mais de 30 organizações, tanto em mercados B2B como B2C e em setores sem fins lucrativos. Os resultados desta expedição pela inovação são conceitos inovadores, que se encaixam na realidade “dentro da caixa” de uma organização, caso contrário, nada iria acontecer. É por isso que os negócios se iniciam na forma de “mini” cases de novos negócios. Na prática, o candidato leva cerca de 15 semanas após o pontapé inicial do projeto para retornar com 3 a 5 novos mini cases de negócios. Com esta abordagem estruturada é possível melhorar a eficácia na inovação. Gijs van Wulfen compartilha 20 listas de verificação sobre a metodologia. Mãos à obra e boa diversão!

Fonte: LinkedIn Articles

 

Coworking Offices

Recent Posts

Aluguel de escritórios em alta

Aluguel de escritórios, locação de escritórios, vila olímpia, coworking vila olímpia

1 semana ago

Coworking revoluciona a forma de trabalho

Como o coworking está revolucionando a forma como trabalhamos Nos últimos anos, temos testemunhado uma…

7 meses ago

Tecnologia, negócios e espaços de coworking

O futuro da tecnologia nos espaços de coworking e seus impactos nos negócios Nos últimos…

8 meses ago

Sala privativa e trabalho híbrido

Afinal, uma sala privativa é o mínimo necessário para que uma empresa saia do home…

10 meses ago

Conteúdo digital: potencionalize o alcance

Um conteúdo digital excepcional é apenas metade da batalha. A outra metade consiste em maximizar…

10 meses ago

Escritórios vazios, pechincha para milionários

Escritórios vazios, em New York, tem atraído milionários em busca imóveis com preços atrativos. O…

11 meses ago

This website uses cookies.