Liderança: As Habilidades mais Requeridas dos Líderes

Liderança: Habilidades necessárias

Murray Newlands, editor da Inc.com, recentemente participou da reunião de definição de previsões e metas para uma empresa de aplicativo mobile em 2015. Conta ele: “observando a sala cheia de executivos muito inteligentes, não poderia deixar de considerar qual conjunto de habilidades essa empresa exigiria na gestão e equipe de liderança para se mover na direção correta”. Mais tarde naquele dia, durante uma conversa informal fora da sala de conferência, me pediram para compartilhar minhas conclusões sobre as melhores habilidades de liderança necessárias para alcançar suas metas em 2015. Seriam elas:

Avaliar questões complexas

Descobrir a hora de trabalhar com a equipe designada para avaliar o problema. Não montar a equipe para a missão impossível – sem informações de backup ou de suporte de dados. Defina um tempo adequado para promover sessões eficientes de resolução de problemas. É importante estar presente, pessoalmente, porque isso irá impactar drasticamente na eficácia da equipe. Não hesite em fazer uso de um quadro branco.

Comunicar-se claramente

Haverá um grande impulso na produtividade na medida em que esteja claro para os membros da equipe o que eles têm que fazer e o que se espera deles. Além disso, é muito importante incorporar outros elementos para uma comunicação concreta, concisa, coerente, correta, cortês e completa. Esses elementos são necessários para garantir uma comunicação diária bem sucedida em torno do negócio, particularmente durante a implementação de um novo projeto, um programa ou uma mudança.
De acordo com Peter Drucker, a coisa mais importante sobre a comunicação inclui atentar para o que NÃO é dito.

Demonstrar honestidade e alta integridade

Precisa dizer mais? Sim, infelizmente! Demonstrar alta integridade, profissionalismo e honestidade vão ajudar não apenas a construir respeito e confiança em torno de você como liderança, mas ajudará também a fazer a coisa certa, apesar das consequências. Além disso, a demonstração de total responsabilidade e consistência em suas ações definirão o cenário para que outros sigam a sua liderança. De acordo com Oprah Winfrey, a verdadeira integridade diz respeito a fazer coisa certa, tendo conhecimento de que ninguém vai saber se você fez isso ou não. Ou seja, é também um atributo de confiança.

Ser orientado a resultados

Através da promoção daquele “uau” para atingir o objetivo final ou a meta! Como? Identificando as metas únicas que são um desafio, ainda que mensuráveis e atingíveis. Seria impossível alcançá-las sem o envolvimento da equipe, dos processos e da definição de objetivos, bem como de um ambiente de trabalho extremamente favorável, gratificante e focado. De acordo com Peter Drucker, a liderança eficaz é definida por resultados, e não atributos, como ser um bom orador ou admirado pelos colegas de trabalho.

Inspirar outras pessoas

Inspirar via comportamento baseado em valores. Isso pode ser conseguido através de uma comunicação intencional, poderosa, significativa e apaixonada. Além disso, é importante demonstrar habilidades de escuta excepcionais. Compreender o contexto maior da coisa, além da sua missão e da visão da empresa são fatores críticos para manter equipes inspiradoras e funcionários. Mas, é impossível fazê-lo sem incluir a equipe e a confiança em uma liderança. De acordo com Vince Lombardi (primeiro treinador campeão do Super Bowl), a liderança é baseada em uma qualidade espiritual e no poder de inspirar pessoas.

Motivar outras pessoas

É possível ter liderança, sem a necessidade de “super poderes”! A magia de encorajar, ouvir, bem como fazer a simples pergunta “Como posso ajudar?” pode motivar muito mais do que você imagina. Todo mundo em sua equipe é motivada por algo, embora não seja um chaveiro, caneca de café ou camiseta com o logotipo da empresa. Quanto mais você entender o que é esse “algo”, isso o levará a chegar ao melhor plano de incentivos para reconhecer seus funcionários e equipe. E quanto mais motivada a equipe no final, mais rapidamente ela deve atingir um objetivo global e objetivo.

Resolver problemas e remover obstáculos

Se você está no comando, na liderança, aja como tal! Elimine os obstáculos que impedem que os membros da sua equipe de avançar e resolver o problema. Qual seria o problema? Como poderia ser evitado no futuro? Entender e compartilhar o problema de forma concisa permitirá resolvê-lo o mais rápido possível. Restringir a duas ou três opções irá ajudar a encontrar a melhor solução baseada em tempo, budget, recursos necessários etc.

Fonte: INC.com

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